BOCA PAULISTA nº5 - 3.7.13

O movimento nas ruas e os servidores do BC


 

BOCA PAULISTA ELETRÔNICO

 São Paulo, 3 julho de 2013 – nº 5

.

O MOVIMENTO NAS RUAS E OS SERVIDORES DO BC

Enquanto cidadãos, a participação dos servidores públicos nesse movimento também se justifica pela necessidade que temos de oferecer melhores serviços à população.

 

O povo brasileiro vem se manifestando ruidosamente pelas ruas do país com reivindicações que visam, antes de tudo, a melhoria urgente dos serviços públicos oferecidos pelo governo, o estabelecimento de uma ordenação política mais próxima da sociedade e a moralização das instituições e de suas práticas.

O aumento no preço das passagens foi cancelado, mas a alocação dos recursos requeridos para atender a curto prazo a mobilidade urbana, a saúde, a educação e a segurança está longe de ser equacionada.

Aliando-se aos anseios populares, as centrais sindicais definiram unitariamente11/7/13, quinta-feira, como “Dia Nacional de Luta com greves e mobilizações – em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores”.

Uma pauta ampla de reivindicações foi apresentada, resguardando o direito de cada sindicato agregar causas específicas e focar seus esforços naquelas que representem necessidades coletivas dos trabalhadores.

Fim do fator previdenciário; redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salários; valorização das aposentadorias; mais investimentos em saúde e educação; transporte público de qualidade; fim do Projeto de Lei 4330/04 que amplia a terceirização; combate à inflação; recuperação das perdas do FGTS; aprovação da PEC 555/2008 que elimina a cobrança previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas são exemplos de medidas que amenizariam os problemas enfrentados pelos trabalhadores brasileiros, sejam eles públicos, civis ou militares.

Enquanto cidadãos, a participação dos servidores públicos nesse movimento também se justifica pela necessidade que temos de oferecer melhores serviços à população.

No caso dos servidores do Banco Central devemos ter sempre em mente a luta constante por um sistema financeiro voltado ao desenvolvimento sustentável do país e aos interesses da sociedade.

O SINAL apontou recentemente* uma série de ações que, além de aproximar de nossos objetivos, oferecem benefícios inegáveis à sociedade brasileira: a instalação de mais representações do BC – sem prejuízo do fortalecimento das atuais e ampliação do atendimento ao público; o estabelecimento de convênios do Órgão com instituições da sociedade civil; o acesso facilitado, no sítio do BC, às reclamações contra instituições do Sistema Financeiro, com informações sobre as providências que a Instituição vem tomando a respeito; a regulamentação do Artigo 192 da Constituição Federal.

O atendimento ao público com qualidade passa também pelo respeito do governo aos seus servidores. A regulamentação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho, da ONU), que estabelece o princípio da negociação coletiva entre trabalhadores públicos e os governos das três esferas (municipal, estadual e federal) precisa ser completada.

Motivos não têm faltado, portanto, para a adesão dos servidores públicos às manifestações.

A pauta das ruas tem tudo a ver conosco! É por esse motivo que estamos convocando assembleia para discutir o assunto. Será realizada nesta quinta-feira, dia 4/7/13, às 14h, em frente ao prédio do BC em São Paulo.

Conselho Regional do SINAL-SP

* ver o boletim Apito Brasil nº 74, de 11/6/13

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

 


 

Edições Anteriores
Matéria anteriorPARCERIAS & PROMOÇÕES
Matéria seguinteConvocação Assembleia Regional em 4.7.13, às 14h / Saiu na imprensa / Classificados / Rede conveniada