Edição 1062 – 30/10/2019

O que vale mais: nossas comissões ou nossa carreira?


Caro colega comissionado do Banco Central, a reforma administrativa prometida pelo Governo está prestes a entrar em sua fase decisiva, com a possibilidade de “ir dormir desconhecida e amanhecer aprovada”. E, neste momento delicado para todos nós, servidores, a pergunta vai especialmente para você:

O que vale mais: nossas comissões ou nossa carreira?

Nosso Banco Central é reconhecido por sua excelência técnica, reputação que construímos com anos de eficiência, de cooperação entre equipes, de capacitação e de ótimos resultados entregues à sociedade. O que se avizinha, no entanto, promete desfazer tudo isso.

Nos últimos meses, já vimos restrita a possibilidade de capacitação por você ocupante de cargo comissionado; estamos vivendo a constrangedora restrição ao orçamento do Banco Central; além do enforcamento de nossas equipes, com a proibição de recomposição dos quadros. Agora, vem a promessa de rebaixamento da nossa carreira e enquadramento dos nossos cargos no mal ajambrado carreirão do Executivo.

Isso vai nos afetar dramaticamente. A inclusão das carreiras do BC no aventado carreirão deve, na prática, nos impedir de progredir na carreira. A entrada de novos servidores com piso salarial mais baixo e sem prerrogativas como a estabilidade trará, inequivocamente, inúmeros problemas de gestão para o Banco. Poderemos ver servidores altamente preparados deixando o Banco Central para serem alocados em outros órgãos. E, ao mesmo tempo, receber profissionais não habilitados vindos de outras áreas do governo. Pior: indicações de partidos. Sem contar o próprio fim do PASBC, ameaçado por mudanças legislativas.

Não aposte que esse cenário é um futuro distante e improvável. A Alta Administração do BCB está habituada a adotar um discurso pacificador e tranquilizador de que nada ocorrerá, de que tudo está sendo feito para que tudo saia da melhor forma possível. Acredite: tudo isso está sendo discutido exatamente agora, enquanto você lê este texto, e está a um passo de ocorrer.

A nossa única saída é nos mobilizar em torno daquilo que nos é mais caro: nossa carreira, nossas condições de trabalho e o nosso ótimo desempenho histórico, que alçou esta Casa a um patamar elevado de reconhecimento na sociedade. Mesmo que a Diretoria mostre-se empenhada em evitar que isso ocorra, precisamos deixar clara nossa preocupação, os riscos para o Banco Central e para a economia brasileira.

Caro colega comissionado, seja um líder também na sua carreira. Converse com seus colegas, com suas equipes, e mobilize-se. Converse com seus diretores e manifestem esta preocupação. Expliquem e deixem claro o custo de mudanças desse tipo para o trabalho que desenvolvemos, para a própria reputação do Banco Central. Cobrem a valorização do BC e do que fazemos. Não há como deixar para depois.

Informamos que estaremos na reunião proposta pela Associação hoje às 15h no 2S para alinhamento.

O Sinal esta buscando interlocução com o BC e o ME e chamará, em conjunto, em breve, uma assembleia para apresentação das estratégias em andamento.

Andréia Medeiros
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília

1.311 FILIADOS EM BRASÍLIA

Edições Anteriores
Matéria anteriorAniversário do Sinal
Matéria seguinteSenado aprova indicação de Fábio Kanczuk à Diretoria do BC