Edição 788 – 01/06/2017

PASBC – É Grave!


Sinal-DF Informa de 01/06/2017

Na última segunda-feira, 29 de maio, o Departamento de Gestão de Pessoas (Depes) apresentou a avaliação da consultoria técnica, dos grupos de trabalho e caminhos propostos para assegurar a perenidade do PASBC.

Os relatórios da consultoria Salutis estão disponíveis no Portal BCSaúde (Área exclusiva < Documentos < Projeto PSBC), bem como a apresentação exposta pelo Depes nesta segunda-feira e os canais para envio de propostas. O login é a matrícula do BC, seguida de 00. Caso não tenha a senha, basta solicitá-la, no próprio portal – campo “nova senha”. Recomendamos a leitura principalmente da Comunicação 88/2017 e anexos.

Duas boas notícias. A primeira é o aporte do superávit da Fundação Banco Central de Previdência Privada (Centrus) ao Fundo de Assistência Pessoal (Fasp), o que dará para o programa fôlego até 2021.

A segunda é a manifestação da PGBC para que o Banco assuma a responsabilidade pelas despesas do grupo de participantes do PASBC constituído de aposentados e pensionistas CLT, que obtiveram judicialmente o direito à gratuidade do programa de saúde. Em dezembro de 2016, este grupo totalizava 369 vidas, com custo de R$31,3 milhões no período de 2011 a 2016.

A comunicação 88/2017 e anexos traz também várias propostas de gestão e reestruturação da área.

Entretanto, saltam aos olhos as propostas de alteração do modelo contributivo que são extremamente onerosas para o servidor. Mesmo a projeção mais otimista pressupõe aumentos consideráveis nas alíquotas de contribuição. O que, de fato, vai resultar em redução salarial para todos os servidores.

Muito nos preocupa que, em um cenário político e econômico bastante desanimador, sejamos sobretaxados enquanto carreiras congêneres são “bonificadas” com reajustes superiores. É de adoecer!

Nosso programa de saúde é um diferencial da nossa carreira e faz parte de nosso ‘contrato de trabalho’. Sempre foi tratado como um benefício especial pela administração do BC que, diversas vezes, o utilizou como argumento para justificar a não concessão de demandas salariais dos servidores do BC.

Esperamos, portanto, que o Presidente Ilan, a exemplo de seus pares de outros órgãos, empenhe-se, com a participação direta da Diretoria da casa, para que esse nosso benefício não venha agora representar uma redução indireta de nossa remuneração.

Um BC (+) não se constrói com Servidores (-), com Saúde (-).

Conclamamos os servidores a se envolverem com a questão do PASBC que afeta igualmente a todos. Está sendo formado em Brasília um grupo autônomo de estudos e discussões sobre o PASBC. Caso você tenha interesse em participar, procure a colega Vânia Souto (e-mail: vaniasouto@hotmail.com).

Filie-se ao Sinal! Juntos somos mais fortes!

Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília

1.499 filiados em Brasília

Edições Anteriores
Matéria anteriorGoverno promete retomar votação da reforma previdenciária
Matéria seguinte