Edição 14.05.2024

Perguntas e Respostas sobre a campanha “Pix Solidário RS”

Neste informativo, procuramos trazer esclarecimentos a algumas dúvidas que têm chegado ao Sinal RS a respeito da campanha “Pix Solidário RS”:

  • Qual seu objetivo?

Prestar auxílio financeiro aos servidores ativos ou aposentados, aos pensionistas e aos colaboradores terceirizados que tenham sofrido perdas materiais em razão das enchentes.

  • Qual seu período de duração?

A campanha teve início no dia 7/5 e, por enquanto, não há definição sobre data de encerramento, afinal, a situação permanece crítica.

  • Como surgiu a iniciativa, e quem a está apoiando?

A iniciativa partiu de servidores da Regional de Porto Alegre, por meio dos sindicatos e associações (Sinal, Anafe, SintBacen, ANBCB e Asbac), e Adpal/Diretoria Colegiada do BC.

  • Como efetuar a doação?

Foi criada chave Pix específica para recebimento de doações para a campanha, doacaoadpal@gmail.com, administrada pelo colega Marcos Medeiros Machado, supervisor operacional naAdpal.

  • Quem está gerenciando os recursos arrecadados?

Foi formado um grupo gestor, composto por representantes dos apoiadores da campanha. Relatórios com a prestação de contas serão divulgados para conhecimento dos colegas.

  • Como comunicar informações sobre perdas havidas por colegas ou por terceirizados?

Entrar em contato com Atílio Stochero (atilio.stochero@bcb.gov.br), gerente da Adpal, que está centralizando a coleta das informações, ou comunicar a um dos canais do Sinal RS.

  • Quantos colegas foram atingidos até o momento?

Até agora, foram identificados 9 colegas. A maioria conseguiu acolhimento na casa de parentes e amigos ou quarto em pousada, e um deles permanece em abrigo público. No total, seis tiveram suas casas inundadas.

  • Além de auxílio financeiro, o que mais está sendo proporcionado aos atingidos?

Foi disponibilizado atendimento para fins de reestabelecimento da saúde mental, através da equipe especializada de Brasília, composta por psiquiatra, psicólogos e assistentes sociais. Adicionalmente, o grupo gestor da campanha está interagindo constantemente com os colegas atingidos, acompanhando sua situação e repassando instruções fundamentais, referentes aos mutirões para emissão de documentos e ao Saque Calamidades, entre outras.

  • O Sinal RS vem prestando alguma ajuda?

O Conselho Regional integra e participa ativamente do grupo gestor desde o primeiro momento, e efetuou doação de R$ 20 mil ao fundo de auxílio, conforme divulgado em nosso Candeeiro de sexta-feira, dia 10.5.2024.

Lembramos que nossa sede, localizada na Rua dos Andradas, 943, sala 404, permanece inacessível, mas prosseguimos atendendo nossos filiados por telefone e Whatsapp (51 981.619.142) e pelos endereços eletrônicos juridicopoa@sinal.org.br, sinalpoa@sinal.org.br e sinalpoa2@sinal.org.br. (Pedimos a gentileza de enviar eventual mensagem a todos esses endereços.)

Adicionalmente, informamos aos beneficiários do Pasbc que os contatos telefônicos da Regional de Porto Alegre estão indisponíveis por tempo indeterminado, devendo ser acionada a equipe de Brasília, pelo telefone (61) 3414.3900. O atendimento em modo virtual (bcsaude.portoalegre@bcb.gov.br) não foi afetado.

Pessoas que trabalham juntas, (re)construindo juntas.

Porto Alegre – RS, 14 de maio de 2024.

Diretoria Executiva

Seção Regional de Porto Alegre

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