Pesquisa de Clima Organizacional 2016
Sinal-DF Informa de 22/09/2016
A Pesquisa de Clima 2016 foi iniciada.
Este é um momento cuja importância muitas vezes nos passa despercebida.
A pesquisa é uma ferramenta utilizada pela gestão do BCB, mas sua utilidade é nem mais ampla. O diagnóstico do clima é utilizado, muitas vezes, como contraponto às demandas de servidores.
Isso ocorre porque muitas vezes há baixa adesão aos questionários, ou quem responde acaba adotando uma visão mais cor-de-rosa da realidade.
Aí surge o impasse: por que o sindicato pede por mudanças se o corpo funcional diz que está tudo bem?
Dessa forma, responder a REALIDADE na pesquisa de clima é fundamental.
A informação é fator de elevada importância em qualquer organização. Não há mais como administrarmos eficientemente sem acessar informações de modo eficaz e tempestivo.
Quanto mais confiável, oportuno e contínuo o fluxo de informações, maior a coesão interna de seus membros e a desenvoltura externa dessa mesma organização. Contudo, a comunicação, antes de ser instrumental, é humana. Necessita de respostas para se realizar e essas, se inadequadamente coletadas, dão vazão a mensagens falhas e incompletas.
Em regra, fluxos informacionais inadequados surgem, por parte do emissor, pela excessiva preocupação com a eficácia dos mecanismos de transmissão da mensagem e não, propriamente, com a reflexão e a compreensão do seu conteúdo.
Outro ponto que igualmente deturpa o fluxo informacional é a inabilidade de expressar seus verdadeiros pontos de vista. Silêncio e a transmissão de informações equivocadas, possuem consequências nefastas.
Nesse momento, realiza-se a Pesquisa sobre Clima Organizacional. A pesquisa é uma ferramenta de gestão do BCB e contribui para a definição de alguns tópicos relativos a questões do ambiente laboral.
Afinal, se desejamos credibilidade, devemos sempre dizer a verdade.
Filie-se ao Sinal! Juntos somos mais fortes!
Atenciosamente,
Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília
1.470 filiados em Brasília