Edição 16.12.2020

Que fazer?

Nosso efetivo é pequeno, em comparação com o de outras carreiras. Nossa atividade, todavia, goza de muito prestígio no âmbito do serviço público. Sendo poucos, tanto mais nosso sindicato necessita boa organização e esforços redobrados para seguir lutando por todos funcionários e pensionistas, nesses estranhos tempos de pandemia e de distanciamento

Em nível local (Sinal/RS), atuamos em defesa dos filiados, incluindo ativos, aposentados e pensionistas, em questões de caráter financeiro, jurídico e até pessoal, abrangendo diversos assuntos como, por exemplo, orientação administrativa, programa de saúde (PASBC) e aposentadoria, para o que contamos com o zeloso apoio de três funcionárias e do Dr. Cláudio Hiran, nosso advogado.

Em nível nacional, lutamos pela promoção de planos de carreira satisfatórios, por boas condições de trabalho e de saúde, e em várias outras questões de natureza administrativa ou jurídica, junto à administração do BC, a órgãos do Governo Federal, no Congresso, no Judiciário e com a mídia.

As questões que nos afetam ultrapassam o âmbito do BC, e por isso unimos nossos esforços aos de outras carreiras com interesses comuns. Hoje, o Sinal atua de forma destacada em entidades como o Fonasefe (Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais) e o Fonacate (Fórum Nacional de Defesa das Carreiras Típicas de Estado).

Só conseguimos atuar em tantas frentes graças à doação dos esforços de poucas dezenas de colegas.

Mas isso tem se revelado uma tarefa cada vez mais árdua. A ação dos sindicatos vem sofrendo crescentes dificuldades, em consequência de mudanças de caráter econômico, político e institucional, em grande parte advindas de anos de campanhas de descrédito e de deslegitimação contra associações que defendem causas coletivas.

Nos últimos anos foram implementadas medidas como Teto de Gastos, Reforma Trabalhista, ampliação das terceirizações e Reforma da Previdência, as quais impactaram tanto trabalhadores celetistas como estatutários.

Os prejuízos mais significativos para os funcionários do BC vieram com a Reforma da Previdência e com as majorações de descontos do PASBC, que implicaram ampliação do tempo de serviço para aposentadoria e em redução de salários, que além disso foram congelados até o final de 2021.

Não bastasse isso, vemos se aproximar de nós novas e sérias ameaças, dentre as quais se destacam as propostas de PEC Emergencial e de Reforma Administrativa.

Nessa luta desigual, não temos apoio do Governo, e tampouco do Congresso e da mídia.

Temos de contar apenas com nossas próprias forças. Podemos, em verdade, recorrer à mais potente delas, a solidariedade, ela que possibilitou a uma criatura tão frágil, o ser humano, sobreviver e prosperar.

Só a tornamos realidade, todavia, quando compartilhamos nossas esperanças, nossas consciências, nossos esforços.

Façamo-lo o quanto antes, portanto! Não temos mais tempo a perder.

Se não és filiado ao Sinal, filia-te! Tua pequena atitude terá um significado enorme, pois reforçará nossa representatividade, sustentará nossas lutas com imprescindíveis recursos, e renovará a confiança e o ânimo de todos nós!

Se já és filiado, dê um passo adiante, faça parte da próxima gestão do nosso conselho regional. Tantos já o fizeram, e hoje todos precisamos muito de tua generosidade!

Fundamentalmente, nunca esqueçamos onde reside nossa força!

Com união, com solidariedade, venceremos!

Porto Alegre – RS, 16 de dezembro de 2020.

CONSELHO REGIONAL

Diretoria Executiva Regional

Edições Anteriores
Matéria anteriorTrabalho presencial: já é hora de voltar?
Matéria seguinteRecadastre seus dados e receba o brinde de final de ano