Edição 429 - 17/03/2005

ASSEMBLÉIA HOJE, QUINTA-FEIRA

ASSEMBLÉIA

HOJE, QUINTA-FEIRA, ÀS 14H

O SINAL – Seção Regional São Paulo convoca os filiados para a Assembléia Regional a ser realizada hoje, 17/3/05, às 14h, em frente ao edifício do Banco Central.

Pauta

1. Discussão e votação das alterações propostas pela Comissão Eleitoral no CRONOGRAMA DAS ELEIÇÕES PARA O BIÊNIO 2005/2007 (vide minuta no verso deste boletim), tendo em vista a inexistência de candidaturas no prazo anteriormente aprovado, quer para o Conselho Regional quer para o Conselho Fiscal.

  1. Outros assuntos.

/////\\

DESAFIOS AO FUNCIONALISMO EM SÃO PAULO

"Todo homem tem direito de organizar sindicatos e neles ingressar para proteção de seus interesses."

(Declaração Universal dos Direitos do Homem, art. XXIII, n.4)

Terça-feira desta semana, 15/3/05, o prazo para a inscrição de chapa(s) visando à eleição do Conselho Regional do SINAL-SP foi encerrado sem que houvesse interessados. O mesmo aconteceu quanto ao Conselho Fiscal.

São Paulo está na contramão do que acontece em outras regionais – quase todas com menor número de filiados – em que foram formadas chapas com cerca de uma dezena de filiados, mostrando o aumento da participação efetiva dos colegas nos assuntos atinentes à categoria.

É lamentável que isso ocorra nesta regional que, sendo uma das maiores e localizada no pólo financeiro do País, deveria refletir essa condição também na condução do sindicato.

A razoável recomposição do nosso Plano de Cargos e Salários, cuja última parcela entrou em vigor no dia primeiro deste mês, fruto da evolução ocorrida na relação entre servidores e governo, que permitiu, pela primeira vez desde 1996, que pudéssemos negociar diversos pontos de interesse da categoria, não nos permite qualquer acomodação, pois o cenário ainda é de incertezas e apreensões.

Além das enormes dificuldades que vislumbramos para a nova campanha salarial que se inicia, grandes desafios deverão ser enfrentados com muita firmeza pelo funcionalismo do Banco Central, tanto na defesa da instituição quanto na defesa da sua entidade representativa.

As propostas governamentais relativas à reforma sindical e à autonomia do Banco Central, caso sejam implementadas, modificarão substancialmente a relação entre nós, servidores, e o Banco Central, e entre este e a sociedade brasileira.

A luta pela permanência das Centrais de Atendimento ao Público, que, pela vontade da diretoria do BC, correm o risco de se transformarem em uma central de reclamações eletrônica de baixa efetividade, é um desafio que precisamos enfrentar já, pois o tempo corre contra nós. Quem já se serviu de centrais de atendimento eletrônico de qualquer órgão, público ou privado, sabe como é insuficiente esse serviço para o usuário.

Portanto, mais do que nunca precisamos de um sindicato forte e atuante.

O atual Conselho Regional, cuja maioria de seus membros não poderá dar continuidade a este trabalho, entende que o sindicato se fortalece quando há uma renovação de seu quadro dirigente, refletindo uma melhor representação da sua base de filiados. Vem, por isso, solicitar àqueles que entendem que somente um sindicato organizado e forte reúne condições de exercer uma representação altiva, firme e digna, que formem sua(s) chapa(s). A nossa categoria só tem a ganhar com esse gesto de compromisso coletivo.

Conselho Regional do SINAL-SP

/////\\

Cronograma das eleições para o biênio 2005/2007 (MINUTA):

Inscrição de chapas ………………………. 1 a 24.3.05

Divulgação das chapas ………………….. 28.3.05

Impugnação eventual de chapa ………. 28 e 29.3.05

Homologação das chapas ………………. 30.3.05

Votação em 1º turno ………………………. 7.4.05

Divulgação dos vencedores (1º turno) 8.4.05

Votação em 2º turno (se houver) …….. 14.4.05

Posse dos eleitos ………………………….. 2.5.05

/////\\

CAMPANHA SALARIAL

No próximo dia 22/03/05, terça-feira, o presidente do SINAL Nacional, Sérgio da Luz Belsito, estará presente no encontro que o sindicato realizará com os servidores, no auditório do Banco Central em São Paulo, para discutir a pauta da Campanha Salarial.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSubiu no telhado
Matéria seguinteCAMPANHA SALARIAL – Encontro dia 22/3/05 em São Paulo