Edição 0 - 05/11/2004

A importÔncia do Banco Central e do seu corpo funcional

Manifesto … na‡Æo, publicado, hoje 11/05, na Folha de SÆo Paulo

O Banco Central ‚ presen‡a constante nos notici rios, a imprensa d  amplo destaque …s reuniäes do Comitˆ de Pol¡tica Monet ria do BC, mas, ainda assim, a sociedade nÆo sabe a importƒncia dessa institui‡Æo.

Muito mais do que definir a taxa de juro b sica da economia, cabe ao BC manter a infla‡Æo sob controle, impedindo que o imposto inflacion rio volte a incidir sobre a popula‡Æo mais pobre. O BCÿregula a liquidez do sistema banc rio e tamb‚m do mercado de divisas, exercendo papel fundamental na conten‡Æo das crises do mercado financeiro. Sem a atua‡Æo competente dos funcion rios do BC, o real sofreria uma deprecia‡Æo ainda maior durante a crise de 2002.

O Banco Central ‚ respons vel tamb‚m pela administra‡Æo das nossas reservas cambiais, pela fiscaliza‡Æo e elabora‡Æo de normas do sistema financeiro, pela emissÆo e distribui‡Æo do meio circulante, pela liquida‡Æo das transa‡äes financeiras, entre tantas outras fun‡äesÿessenciais para a sobrevivˆncia da na‡Æo.

H  mais de uma d‚cada, uma campanha persistente contra o funcionalismo tenta desqualificar o trabalho dos servidores. Mas, antes de serem privilegiados, esses agentes de Estado exercem fun‡äes privilegiadas.  fundamental que sejam bem remunerados, est veis, e que pautem sua atua‡Æo por valores ‚ticos, o que implica, acima de tudo, no respeito ao patrim“nio p£blico.

No entanto, o BC nÆo tem assegurado a seus funcion rios um sal rio compat¡vel com a sua importƒncia estrat‚gica. A institui‡Æo vem perdendo quadros para outros ¢rgÆos p£blicos e para a iniciativa privada, isso depois de trein -los e muni-los de informa‡äes vitais para a estabilidade da economia brasileira.

Assegurar uma remunera‡Æo condizente para esses servidores significa, sobretudo, zelar pela riqueza da Na‡Æo, preservando a estabilidade da economia e da poupan‡a dos brasileiros. Os servidores do BC vÆo fazer, no dia 12 de maio, uma paralisa‡Æo, a n¡vel nacional, de advertˆncia ao governo, em protesto contra a sua pol¡tica salarial que os deixou de fora do reajuste anual do funcionalismo federal.

ASSEMBLIA HOJE, ·S 14 HORAS
NO SAGUÇO DA ADRJA

Edições Anteriores RSS
Matéria anterior28 de outubro: aniversário do SINAL
Matéria seguinteFASPE