Edição 29 - 08/06/2009

COMUNICAÇÃO DO SINAL DF

SINAL DE ALERTA
Sinal Regional Brasília 

Informativo nº 29             08 de Junho de 2009 

COMUNICAÇÃO DO SINAL DF

O Sinal-DF inicia a organização de um processo de comunicação com os filiados em Brasília, aberto, conforme cada caso, aos servidores de todo o Banco Central e a pessoas de fora do Banco. Todo esse processo ocorrerá utilizando o computador e seus meios de comunicação, a partir do sítio do Sinal, o que levará ao estabelecimento de uma política de integração entre todas as partes envolvidas.

O processo de comunicação do Sinal-DF observará tanto a comunicação institucional do Sindicato, pertinente à Regional, e integrada à comunicação nacional, quanto a informal, horizontal, interativa e livre entre pessoas filiadas ou não, conforme cada caso.

A comunicação institucional do Sinal-DF mostrará a deliberação colegiada do Conselho Regional, ou, se disposto regimentalmente, a manifestação de integrantes do Conselho. Há instrumentos específicos para esse fim, de modo a não haver dúvida quanto a esse significado. São exemplos o Sinal de Alerta e a Revista de Convênios.

A comunicação informal, de outro lado, assegurará a livre manifestação de todos os interessados. A organização de espaços próprios em função de temas tem a finalidade de facilitar a seleção pelos interessados. A participação de dirigentes do Sinal nesses espaços com opinião representará a opinião pessoal do dirigente.  A proposta central é interatividade.

A integração entre as partes envolvidas exige uma Carta de Princípios e Procedimentos. Ela, simples e direta, demonstrará os conceitos em torno dos quais o processo de comunicação está estabelecido, as garantias de conduta dos gestores, as garantias ao usuário como autor ou leitor, de modo a assegurar a todos uma certeza das regras sob as quais se dá o acesso ao sítio do Sinal, de responsabilidade do Sinal-DF. A Carta de Princípios somente será alterada para acréscimos de responsabilidades dos gestores e para demonstração dos procedimentos de trabalho para os usuários.

O processo de comunicação estará organizado em módulos para facilitar a produção, o gerenciamento, o acesso, a seletividade de canais e a recuperação de informações e documentos. A implantação dos módulos será progressiva, a fim de permitir o máximo proveito e compreensão, interesse e crítica pelos usuários, o desenvolvimento do trabalho de informática e a produção e gerenciamento pelo Sinal-DF, em face da estrutura que a implantação dos módulos venha a requerer, tudo com adequada gestão dos custos.

A criação de uma Diretoria de Comunicação na organização do Sinal-DF e a contratação de um assessor nessa área demonstram a atenção que o Conselho Regional dá ao assunto. O desenvolvimento dos trabalhos acoplado à demanda dos filiados e dos servidores em geral mostrará os serviços a serem oferecidos e a estrutura adequada.  
 
Os módulos iniciais são:
1. Blog do Sinal-DF,
2. Boca Livre ou Rede Sinal-DF,
3. Sinal-DF e Você Respondem,
4. Sinal-DF informa,
5. Sinal-DF Convênios e Promoções,
6. Assuntos Jurídicos Externos,
7. Assuntos Econômicos,
8. Assuntos sobre Servidores Públicos Federais
9. Atendimento ao usuário:
   a. Carta de Princípios e Procedimentos,
   b. Ficha de Filiação ao Sinal,
   c. Escolha o assunto a ser comunicado por e-mail,
   d. Usuário – Exclusão,
   e. Usuário – Indicação de usuários,
   f. Estrutura da área acessada,
   g. Fale Conosco – para assuntos da administração do sítio

Essa iniciativa de ampliar o trabalho de comunicação do Sinal-DF, no âmbito interno, é mais um cumprimento da carta de compromissos eleitoral.

Numa linha paralela de trabalho, a área de comunicação do Sinal-DF, integradamente com a Presidência Nacional do Sinal e com a Diretoria Nacional de Comunicações, contribuirá para a estruturação de uma política de comunicação nacional do Sinal, de âmbito externo.

A conjuntura política e econômica cria uma oportunidade para essa iniciativa. A projeção do trabalho dos servidores do Banco Central, especialmente pela função de estado do Banco Central prioritária à função de governo, e o destaque da entidade representativa passam a constituir em fatores importantes para o processo negocial em que a entidade se inserir, quer para assuntos da pauta sindical clássica como salários e direitos, na oportunidade em que tais assuntos estiverem em evidência, quer para assuntos de natureza institucional, de que são exemplos os projetos de leis em trânsito no Congresso Nacional. Trata-se de uma política de natureza estratégica para o Sindicato. Um debate mais detalhado dessa iniciativa será aberto a todos os filiados.  

Conselho Regional de Brasília
Gestão 2009/2011

 

SINDICATO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO CENTRAL
Seção Regional Distrito Federal  (SINAL/DF)
S.C.S.  Q.01  BL. G ED. BARACAT 403/406 – Brasília -DF  Tel.: (061) 3224-3417
E-mail: sinaldf@sinal.org.br, 
Site:www.sinal.org.br

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorErramos
Matéria seguinteSINAL-RJ tem nova Executiva