Edição 0 - 19/03/2010

SINAL-SP INFORMA nº 3, de 19/3/10: Central sindical – filiar-se ou não? / Assuntos jurídicos / Classificados / Rede conveniada

 

 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 19 de março de 2010 – nº 3

–  Siga no Twitter as últimas notícias do Sinal-SP  –

 

CENTRAL SINDICAL: FILIAR-SE OU NÃO?

O Conselho Nacional do SINAL se reúne neste fim de semana em Belo Horizonte para, entre outros assuntos, dar continuidade às discussões sobre o relacionamento com as Centrais Sindicais. Não se trata de evento para tomada de decisão sobre a filiação: conforme aprovado na XXII Assembleia Nacional Deliberativa do Sinal – AND, ocorrida na cidade de Canela (RS), em outubro de 2008, caberá essa decisão aos filiados, em votação eletrônica a ser convocada oportunamente.

Por ser um tema de caráter fundamental e estratégico para a categoria e para o maior sindicato que a representa, a participação de todos nos debates que precedem a votação eletrônica é importantíssima. O assunto demanda serenidade e disposição dos filiados do Sinal para avaliarem tanto os argumentos dos que defendem a filiação a uma central sindical quanto dos que não concordam com isso. É preciso deixar de lado os preconceitos, se informar, ouvir e, se possível, pesquisar sobre o assunto. Nesse debate sobre a filiação ou não a uma central o que está em jogo é o futuro da categoria: se ela poderá ou não ser favorecida em relação a outras categorias de servidores públicos; se ela poderá ou não ter maior influência em decisões que interessem ao conjunto dos trabalhadores; se ela poderá ou não ampliar as oportunidades de relacionamento com a sociedade. Assim, é dever de cada filiado acompanhar as discussões, ler os informativos, participar dos eventos e debater com os colegas. Afinal, são as decisões de hoje que constroem o futuro.

No momento, visando a provocar entre os filiados debates sobre o assunto, os dirigentes do Sinal procuram se inteirar do complexo e importante trabalho das centrais sindicais, mantendo contato frequente com os outros sindicatos representantes de carreiras exclusivas do Estado, quer no âmbito federal como no estadual. O momento é de diálogo e de ação!

O Sinal-SP também está empenhado nesse esforço de promover ampla divulgação sobre o tema e estimular o debate com o filiados em São Paulo. Para tanto, brevemente lançará um novo boletim para ampla manifestação de ideias, crítica e debate, denominado "Boca Livre". Nesse novo espaço os filiados poderão firmar suas opiniões sobre o tema para que, ao final do processo, ampliado o conhecimento de todos, a manifestação no voto eletrônico definitivo seja a mais consciente possível.

ASSUNTOS JURÍDICOS

Entre as novas ações judiciais propostas aos filiados, destacamos hoje a que trata do recálculo da fração patrimonial de 1/3 da Centrus.

Conforme citado no boletim Apito Brasil nº 109, de 19/10/09, trata-se de ação que pleiteia eventuais diferenças decorrentes da forma de cálculo utilizado pela Centrus para apurar o valor da fração patrimonial individual (1/3) devolvida aos ex-participantes daquela Fundação, quando da transposição desses servidores para o Regime Jurídico Único – RJU.

Como nem os todos os ex-participantes têm valor a pleitear, a primeira providência do interessado é solicitar àquela Fundação informações sobre a sua  reserva de poupança e fração patrimonial, conforme modelo de requerimento disponível no sítio do Sinal, na área exclusiva para os filiados. O requerimento à Centrus deverá ser remetido para o email adonis@centrus.org.br.

De posse das informações fornecidas pela Fundação, o interessado deverá preencher a planilha [arquivo em Excel] segundo as instruções contidas no boletim Apito Brasil nº 4, de 21/1/2010.

O Sinal-SP, por meio do telefone 3159-0252 e email sinalsp@sinal.org.br, coloca-se, desde já, à disposição dos interessados para sanar quaisquer dúvidas sobre o assunto.

[[]]

Assista na TV SINAL o vídeo de palestra sobre o assunto, ocorrida no Rio de Janeiro, em 4/3/2010, com o Diretor de Assuntos Jurídicos do Sinal, Luiz Carlos Alves Freitas e o advogado da ação, Dr. José Augusto Alckmin.

CLASSIFICADOS

O filiado aposentado Benedito Pessioni solicita indicação de profissional técnica ou auxiliar de enfermagem, do sexo feminino, com inscrição no Coren – Conselho Regional de Enfermagem, para cuidar de sua esposa. Contato: cel 6699-7027.

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Leve sempre consigo a carteirinha do Sinal para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

Instituto Marat – tratamento do tabagismo. Oferece 10% de desconto aos filiados. Segundo a empresa, o objetivo do tratamento é desativar a necessidade física da nicotina no organismo do fumante. Determinado o perfil tabagístico do fumante mediante questionário e entrevista, o tratamento consiste na colocação única de minúsculos selos aderentes no pavilhão auricular por um período inferior a um mês. Telefone: (011) 3255-5532 e 3259-3259.

[[]]

Ingressos de Cinema:

Unibanco Arteplex SP – Dispomos de convites pelo preço de R$ 10,00, com prazo de validade até 13/5/10. O convite deve ser trocado por ingresso na bilheteria dos cinemas, no Shopping Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569, 3º piso. Consulte aqui a programação.

Rede Cinemark – Dispomos de convites pelo preço de R$ 9,00, com prazo de validade até 31/5/10, para todos os cinemas e sessões da rede, exceto salas do Iguatemi SP, Premier Cidade Jardim e 3D. Os convites devem ser trocados por ingresso nas respectivas bilheterias. Consulte aqui a ajuda para a programação.

Encomende seus convites por telefone, até às 16h.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

R. Peixoto Gomide, 211 – S.Paulo SP – CEP 01409-001  /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorDireção do Sinal se reúne em BH
Matéria seguinteNÃO AO ARROCHO SALARIAL – CONTRA O PLP 549/2009 ( II )