Edição 0 - 22/04/2010

SINAL-SP INFORMA nº 5, de 22.4.10: Assembleia no dia 26.4.10 / Editais de convocação AGRO e AGRE / Centrais sindicais / Rede conveniada

 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 22 de abril de 2010 – nº 5

–  Siga no Twitter as últimas notícias do Sinal-SP  –

 

ASSEMBLEIAS NO DIA 26/4/10

Serão duas as assembléias em São Paulo, nesse dia, conforme os editais abaixo.

Na primeira, Assembleia Geral Regional Ordinária – AGRO, com início às 14h (em primeira convocação), serão apreciados os demonstrativos contábeis da Regional São Paulo relativos a 2009. O acesso aos documentos, no sítio do Sinal na Internet, está restrito aos filiados, mediante a digitação de matrícula e senha.

Na segunda, Assembleia Geral Regional Extraordinária – AGRE, a ser realizada tão logo concluída a AGRO, os filiados apreciarão a proposta de compra de imóvel na Avenida Paulista, 1754 – 14º andar, conjuntos 141 a 144 (Edifício Grande Avenida), com o objetivo de abrigar – a poucos metros do prédio do Banco Central! – a nova sede do Sinal-SP. Além disso, deverá ser apreciada também a venda do imóvel onde se encontra hoje instalado o Sinal-SP, na Rua Peixoto Gomide 211 – há um comprador firmemente interessado -, bem como a destinação do superávit operacional alcançado em 2008 exclusivamente para a aquisição da nova sede regional.

A visita de filiados ao imóvel da Avenida Paulista será possível no dia 26/4/2010, no horário das 11h às 14h. Representante do Sinal estará presente no imóvel para recepcionar os visitantes.

Para acessar as fotos do imóvel clique aqui.

[[]]

Cabe lembrar que, conforme previsto no artigo 37 § 2º do Estatuto do Sinal, as Assembleias Gerais Regionais são instaladas, em primeira convocação, com 1/3 dos filiados e, em segunda convocação, trinta minutos após a primeira, com qualquer número, deliberando por maioria simples.

SINAL – SINDICATO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS FEDERAIS AUTÁRQUICOS NOS ENTES DE FORMULAÇÃO, PROMOÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA POLÍTICA DA MOEDA E DO CRÉDITO – SEÇÃO REGIONAL DE SÃO PAULO.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL REGIONAL ORDINÁRIA

Conforme previsto no artigo 37 item I, alínea "d" do Estatuto, e artigo 100, alínea "k" do Regimento Interno do Sinal, o Presidente da Diretoria Executiva Regional do Sinal-SP convoca os filiados para a Assembleia Geral Regional Ordinária a realizar-se no dia 26 de abril de 2010, no auditório do prédio do Banco Central em São Paulo, localizado na Avenida Paulista, 1804 – 20º andar, às 14h, com vistas a apreciar e votar o balanço e o relatório de execução orçamentária de 2009.

A partir do dia 19/4/10, estarão disponíveis em nossa Sede e no portal do Sinal (www.sinal.org.br) [em Institucional > Demonstrativos Contábeis > São Paulo] o Balanço Patrimonial e o Relatório de Execução Orçamentária de 2009.

Cópia do presente Edital e informações complementares estão disponíveis na sede regional do Sindicato.

São Paulo – SP, 16 de abril de 2010.

Paulo Lino Gonçalves

Presidente da Diretoria Executiva Regional

SINAL – SINDICATO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS FEDERAIS AUTÁRQUICOS NOS ENTES DE FORMULAÇÃO, PROMOÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA POLÍTICA DA MOEDA E DO CRÉDITO – SEÇÃO REGIONAL DE SÃO PAULO.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL REGIONAL EXTRAORDINÁRIA

Conforme previsto no artigo 37, item II, alínea "b" do Estatuto, e no artigo 86, item II, alínea "b" do Regimento Interno do Sinal, o Presidente do Conselho Regional do Sinal-SP convoca os filiados para a Assembleia Geral Regional Extraordinária a realizar-se no dia 26 de abril de 2010, no auditório do prédio do Banco Central em São Paulo, localizado na Avenida Paulista, 1804 – 20º andar, tão logo encerrada, no mesmo local, a Assembleia Geral Regional Ordinária convocada para as 14h, com vistas a deliberar sobre: a) proposta de aquisição de bem imóvel – com recursos do Sinal-SP, complementados, mediante empréstimo, pelo Sinal Nacional – para abrigar a nova sede do Sinal-SP; b) proposta de venda do imóvel da atual sede do Sinal-SP; c) destinação do superávit operacional da Regional São Paulo, alcançado no exercício de 2009, para a aquisição da nova sede regional.  

Cópia do presente Edital e informações complementares estão disponíveis na sede regional do Sindicato.

São Paulo – SP, 16 de abril de 2010.

Paulo Lino Gonçalves

Presidente da Diretoria Executiva Regional

MUNDO SINDICAL

Centrais Sindicais

Segundo a XXII Assembleia Nacional Deliberativa – AND, realizada em Canela (RS), em outubro de 2008, os filiados deverão ser convocados para decidir, por meio de votação eletrônica, se concordam ou não com a filiação do Sinal a uma Central Sindical. O assunto é complexo, polêmico e exige de todos, filiados e dirigentes do sindicato, a devida atenção.

Enquanto aguardamos o momento da decisão, o Sinal-SP abre aqui espaço para notícias com o objetivo de aprofundar o conhecimento que se tem sobre as centrais sindicais e o contexto em que inseridas. Os filiados que desejem se manifestar sobre este e outros assuntos de interesse, poderão fazê-lo por meio do recém-criado boletim Boca Livre.  

[[]]

As centrais sindicais e a relação com o Governo Federal

Seg, 13 de Abril de 2009

Os trabalhadores, representados pelas centrais, tiveram uma pauta comum, como vem se verificando nos últimos três anos. Essa unidade de ação eleva e fortalece as reivindicações dos trabalhadores, legitimadas e respaldadas pelas forças políticas com atuação no movimento sindical

Antônio Augusto de Queiroz*

O contato das centrais sindicais com o presidente da República, especialmente neste período de crise econômica, tem sido extremamente benéfico aos assalariados, tanto do setor público quanto da iniciativa privada. Graças à ação das centrais, pelo menos três retrocessos foram evitados no segundo mandato do presidente Lula.

O primeiro foi o veto à chamada Emenda 3, do projeto da Super-Receita, que transformava o trabalhador em pessoa jurídica, sem qualquer direito trabalhista. Foi um apelo das centrais pelo veto que sensibilizou o presidente.

O segundo diz respeito ao reajuste dos servidores previsto para julho próximo, que o Ministério do Planejamento estudava incluir seu adiamento no decreto de programação financeira, editado em março, mas que o presidente, ouvindo as centrais sindicais, resolveu não comprar essa briga.

O terceiro se refere à proposta do Ministério da Fazenda de reduzir o FGTS e a contribuição patronal sobre a folha das empresas que se comprometessem a preservar empregos nesses período de crise, que, igualmente, foi suspenso pelo presidente após a reação negativa das centrais sindicais.

A institucionalização desse contato entre os agentes sociais, representados pelas centrais, e o Governo, na pessoa do presidente da República, tem preservado conquistas e evitado retrocessos, o que evidencia o acerto do reconhecimento das centrais sindicais no Brasil.

Além deste aspecto institucional, outro chama à atenção, que é a unidade de ação do movimento sindical, simbolizado pelo encaminhamento comum das centrais sobre os temas de interesse dos trabalhadores.

Poucas vezes na história do País os trabalhadores, representados pelas centrais sindicais, tiveram uma pauta comum, como vem se verificando nos últimos três anos. Essa unidade de ação eleva e fortalece as reivindicações dos trabalhadores, que são legitimadas e respaldadas pelas forças políticas com atuação no movimento sindical.

São exemplos da luta unitária das centrais, a criação de novas alíquotas do imposto de renda e a correção da tabela, o aumento real do salário mínimo com a antecipação mensal do seu pagamento, a briga pela redução dos juros e do 'spread' bancários, a defesa do fim do fator previdenciário, o pedido de retirada do Congresso do projeto de terceirização, a luta pela redução da jornada sem redução de salário, a atuação para aprovação das convenções 151 e 158 da OIT, entre outras.

(*) Jornalista, analista político e diretor de Documentação do Diap

fonte: DIAP

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Leve sempre consigo a carteirinha do Sinal para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

Natural & Tasty Restaurante – Situado à Rua Haddock Lobo, 855 – Jardim América, oferece desconto de 10% no valor total da conta (serviço opcional). Aniversariantes do mês com no mínimo 6 convidados, buffet cortesia para o aniversariante, mediante apresentação de documento. Eventos com no mínimo 10 convidados (com Buffet consumido), um Buffet cortesia. Oferece descontos especiais para o Café da Manhã acima de 10 pessoas. Telefone (11) 2589-3795.

[[]]

Ingressos de Cinema:

Unibanco Arteplex SP – Dispomos de convites pelo preço de R$ 10,00, com prazo de validade até 31/7/10. O convite deve ser trocado por ingresso na bilheteria dos cinemas, no Shopping Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569, 3º piso. Consulte aqui a programação.

Rede Cinemark – Não dispomos de convites no momento.

Encomende seus convites por telefone, até às 16h.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

R. Peixoto Gomide, 211 – S.Paulo SP – CEP 01409-001  /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorLei de greve para os servidores públicos
Matéria seguinteProjeto 192 do Sinal