Edição 11 - 04/03/2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 2011

Sinal de Alerta Interativo

Boletim nº 11 de 04/03/2011



DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 2011

 

Em alguns pensamentos, o Dia Internacional da Mulher é associado ao conflito entre homem e mulher, como se fosse um conflito de afirmação de superioridade de gênero. Nada mais impróprio, uma enorme distorção. O dia Internacional da Mulher é uma busca da valorização dos referenciais femininos e ênfase à busca por direitos.

A escolha do dia 8 de março foi uma homenagem às 90 mil mulheres russas que se manifestaram contra as políticas do Czar, em 1917 (sete meses depois eclodiria a Revolução Bolchevique). A ideia de se eleger um dia para lembrar as mulheres foi decorrência de um incêndio em uma fábrica nos Estados Unidos, durante um movimento grevista conduzido por mulheres socialistas. 

Hoje, o Dia da Mulher abrange a afirmação por direitos, de que é exemplo a busca de salário igual para trabalho igual; o respeito entre as pessoas, inclusive entre homens e mulheres, reciprocamente; e uma valorização da estética, da delicadeza e da beleza.

O Sinal-DF homenageia especialmente as mulheres do Banco Central em Brasília pela demonstração continuada de participação nos atos e fatos marcantes da vida da categoria e da vida institucional e reafirma a contínua necessidade de tratamento equanime, sem distinção de gênero nas oportunidades e no respeito.

Conselho Regional de Brasília

Gestão 2009/2011

Filie-se ao Sinal                                                                                                                         Deixe seu comentário

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorDeclaração do IR 2011/2010
Matéria seguinteEdição Especial Mulheres