Demonstrativo Financeiro Mensal – Outubro de 2011
|
Sinal-DF Informa Especial de 10 de novembro de 2011
Demonstrativo Financeiro Mensal – Outubro de 2011
Prezados colegas,
Dando continuidade ao esforço para aumentar a aproximação e o diálogo com os servidores do Banco Central e ampliar a transparência, a gestão 2011-2013 do Sinal-DF apresenta o Demonstrativo Financeiro Mensal, relativo ao mês de Outubro de 2011.
O presente demonstrativo é um relatório financeiro gerencial que tem o objetivo de informar nossas disponibilidades no início do período, os ingressos havidos e as despesas realizadas no mesmo, resultando nas “Disponibilidades Finais” apresentadas. Além disso, procuramos explicar as principais alterações havidas no período em análise, seja nas receitas e/ou nas despesas, com o intuito de melhor informar os filiados sobre a gestão administrativo-financeira de nosso sindicato.
No mês em referência, algumas contas apresentaram variações significativas, que comentaremos a seguir. Dentre as receitas, mesmo tendo havido um dia útil a menos que em setembro, o rendimento de aplicações financeiras apresentou pequeno acréscimo em relação ao mês anterior.
No grupo das despesas, houve acréscimo no valor total e algumas contas apresentaram aumentos consideráveis que comentaremos a seguir. Despesas com Pessoal: o aumento está explicado pelo reajuste anual concedido aos funcionários do Sinal-DF e pelo recolhimento dos encargos sociais sobre os novos valores. Despesas Administrativas: patrocínio da peça de teatro para a divulgação da Semana da Saúde do Servidor do Banco Central. Serviços de Terceiros Especializados: devido ao novo contrato firmado para assessoria sindical e administrativa, cujo valor pago em outubro contempla tanto a fração de agosto como também o valor total do mês de setembro/2011, além da correção do valor do contrato de Assessoria Jurídica, feita com base no IPCA. Despesas com Dirigentes: devido a ajuste na rubrica de remuneração do valor que vinha sendo contabilizado na conta Programa de Saúde PASBC.
Entretanto, também houve reduções nas despesas, conforme comentaremos a seguir. Em Despesas com Instalações: essas despesas voltaram ao patamar habitual, após o gasto elevado ocorrido no mês anterior com manutenção de aparelhos de ar condicionado. Despesas de Funcionamento: voltaram à normalidade, uma vez que no mês anterior haviam sido contabilizadas as despesas com o churrasco realizado para receber os novos funcionários.
Ressaltamos que, ao final do relatório, existe link para área restrita, com acesso permitido apenas a filiados, onde podem ser consultados os demonstrativos contábeis (razão analítico – nível 6 e balancete mensal) e, ainda, o arquivo com as notas fiscais e os documentos contábeis digitalizados.
Por último, aproveitamos a oportunidade para informar que teremos grande satisfação em esclarecer quaisquer dúvidas, bem como em apreciar novas sugestões que nos forem oferecidas. Para tanto, solicitamos utilizarem a caixa corporativa do Sinal-DF: sinaldf@sinal.org.br.
Atenciosamente,
José Ricardo da Costa e Silva Gregório Alberto Saiz Lopes
|
S.C.S. Q.01 Bl. G Ed. Baracat Sala 403/406 – Brasília – DF |