Edição 86 - 21/11/2011

SINAL-SP INFORMA nº 86, de 21.11.11: Assembleia dia 22.11.11 / Sinal-SP convida para exibição de documentário / Carta ao Banco Central / Rede conveniada

 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 21 de novembro de 2011 – nº 86

–  Siga no Twitter as últimas notícias do Sinal-SP  –

ASSEMBLEIA DIA 22/11

Lembramos que nesta terça-feira, dia 22/11, às 9h, no saguão do prédio do BC, andar térreo, haverá assembleia em continuidade à mobilização pelo atendimento às reivindicações da categoria.

Compareça!

SINAL-SP CONVIDA

Exibição do documentário “INSIDE JOB” no auditório do BC

Anote também na sua agenda a exibição, na próxima quinta-feira, dia 24/11/11, às 10h, no auditório do BC em São Paulo, 20º andar, do documentário Inside Job (Trabalho Interno).

Na abertura do evento, contaremos com a participação de Carlos Donizeti Macedo Maia, Chefe do DESUP.

 

   FICHA TÉCNICA

Titulo Original: Inside Job

Titulo no Brasil: Trabalho Interno

Gênero: Documentário

País de origem: EUA

Ano de lançamento: 2010

Tempo de duração: 120 minutos

Narração: Matt Damon

Direção: Charles Ferguson

 

Aproveite a oportunidade de assistir, ao lado de colegas, um filme que tem muito a dizer sobre a atual situação econômica do mundo globalizado!

CARTA AO BANCO CENTRAL DO BRASIL

Na sexta-feira passada, dia 18/11, a Gerência Administrativa em São Paulo realizou, no auditório do BC, a 5ª audiência pública, que contou com a participação do Diretor de Administração, Altamir Lopes. 

Sérgio da Luz Belsito, Presidente Nacional e Aparecido Francisco de Sales, Presidente Regional, encabeçaram a representação do Sinal no evento.

Diversas questões foram dirigidas à Mesa (composta também por David Falcão, Gerente Administrativo da ADSPA, Antonio Carlos Mendes Oliveira, Chefe do Demap, Nilvanete Ferreira da Costa, Chefe do Depes e de Juliana Mozachi Sandri Barral, Chefe Adjunta da UniBC), com especial destaque para os seguintes assuntos: assédio no ambiente de trabalho do BC (ver, a propósito, o relato no boletim Sinal-SP Informa nº 84, de 11/11/11, sobre o encontro promovido pelo Sinal-SP, no dia 7 anterior); Cobrança sobre as propostas do GT-PASBC-SP (ver os boletins Sinal-SP Informa nº 81, de 31/10/11 e nº 49, de 18/7/11), Revitalização das Regionais; Redução de Jornada para servidores com mais de 65 anos SEM condições de aposentadoria e que necessitam aguardar a expulsória; Insuficiência dos resultados do GT-Litigiosidade.

Na ocasião, como anunciado, os dirigentes do Sinal entregaram ao Diretor de Administração, ali presente, carta dirigida ao Banco Central do Brasil, nos seguintes termos:

 

SINAL/NAC-116/11  –  São Paulo (SP), 18 de novembro de 2.011.

Ao

Banco Central do Brasil

a/c de Altamir Lopes

M.D. Diretor de Administração

Prezados senhores,

O Sinal realizou recentemente em São Paulo palestras, seguidas de debate, sobre assédio no ambiente de trabalho, que contou com a presença de muitos servidores da praça.

Nesse evento foram apresentadas informações sobre a caracterização do assédio – moral e sexual – no ambiente do trabalho, com ênfase nas consequências físicas e psicológicas, entre outras, que a ocorrência desses eventos provoca no indivíduo, causando-lhe, inclusive, a diminuição da produtividade. Convém salientar que o Poder Judiciário tem se manifestado de forma contundente nos casos analisados.

Costuma-se mencionar que episódios da espécie são provocados por superiores hierárquicos – situação mais corriqueira – mas o assédio também ocorre no relacionamento em todos os níveis.

O Questionário de Atos Negativos – Revisado (NAQ-R), em anexo, apresenta 22 (vinte e duas) questões que permitem identificar com bastante eficácia as situações em que ocorre assédio.

O Sinal pretende contribuir com medidas que ajudem a prevenir e combater esse mal que se alastra não só no seio do Banco Central como também nas instituições financeiras. Para o sucesso dessa empreitada é essencial a parceria e o comprometimento da própria Administração do Banco Central.

Considerando os resultados da pesquisa sobre assédio, encomendada pelo Sinal em 2010, e as sugestões apresentadas por um dos palestrantes, propomos a construção de uma Política de Prevenção e Combate ao Assédio no Banco Central, abrangendo a criação de um Comitê que conte com a participação do Depes, Sindicato, Assistência Social, Ouvidoria e área afetada para apurar denúncias, aconselhar e encaminhar procedimentos, a serem incluídos no Manual de Serviço de Pessoal – MSP.

Sugerimos, ainda, as seguintes providências que consideramos essenciais para a efetividade dessa Política:

       I.     Conscientizar toda a população do BC sobre a questão do assédio moral, distinguindo-o de estresse no trabalho, dano moral, abuso sexual ou crime;

     II.     Divulgar intensamente a política e o funcionamento do Comitê;

   III.     Analisar os casos constatados no Banco Central;

    IV.     Buscar a colaboração, se necessária, de profissionais especializados na matéria para mapear a legislação atual sobre esses temas;

      V.     Discutir a questão do sigilo do denunciador.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

Sérgio da Luz Belsito – Presidente do SINAL,  e

Aparecido Francisco de Sales – Presidente SINAL-SP

 

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Clique aqui para acessar a lista completa dos conveniados.

Leve sempre consigo a carteirinha do Sinal para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

LOCALIZA. Maior rede de agências de aluguel de automóveis na América Latina, a empresa oferece 10% de desconto sobre diária tarifa KM livre. Além disso, você pode parcelar tudo em até 10 vezes sem juros e ainda pontuar no Programa Fidelidade Localiza. O convênio é nacional e o acesso ao respectivo código de tarifa promocional se faz em ambiente restrito aos filiados, no portal do Sinal (clique aqui). Qualquer dúvida, favor entrar em contato com Adailza, funcionária do Sinal-SP, pelo telefone (11) 3159-0252.

[[]]

Ingressos de Cinema:

Rede Cinemark – Dispomos de convites pelo preço de R$ 10,00, com prazo de validade até 30/11/11, para todos os cinemas e sessões da rede, exceto salas do Iguatemi SP, Premier Cidade Jardim e 3D. Os convites devem ser trocados por ingresso nas respectivas bilheterias. Consulte aqui a programação.

Atenção!

No almoço comemorativo realizado no dia 27/10/11, na Churrascaria Vento Haragano, foram sorteados convites para ingresso na rede Cinemark. Tendo em vista que a sua validade termina no próximo dia 30/11, solicitamos aos que foram contemplados na ocasião retirar os convites o quanto antes, na sede do Sinal.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anterior83 NOVOS COLEGAS TOMARAM POSSE NO BC
Matéria seguinteSINAL-DF COMEMORA OS 23 ANOS EM FESTA FAMÍLIA COM SEUS FILIADOS