Edição 11 - 29/02/2012

SINAL-SP INFORMA nº 11, de 29/2/12: Saiu na imprensa – FUNPRESP / Vídeo: valorização dos servidores / Rede conveniada

 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 29 de fevereiro de 2012 – nº 11

Filie-se ao SINAL: amplie o poder de representatividade da nossa categoria!

 

CORROSÔMETRO SALARIAL

20,90 %

(IPCA) *

de julho 2008 a janeiro 2012

 

* fonte: BCB – Calculadora do Cidadão > Correção de valores 

SAIU NA IMPRENSA: FUNPRESP

Plenário vota destaques sobre fundo de previdência dos servidores

29/02/2012

O Plenário vota hoje os destaques ao Projeto de Lei 1992/07, que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). O texto principal foi aprovado ontem.

Por esse novo regime, a aposentadoria complementar será oferecida apenas na modalidade de contribuição definida, na qual o participante sabe quanto pagará mensalmente, mas o benefício a receber na aposentadoria dependerá do quanto conseguir acumular e dos retornos das aplicações.

O texto permite a criação de três fundações de previdência complementar do servidor público federal para executar os planos de benefícios: uma para o Legislativo e o Tribunal de Contas da União (TCU), uma para o Executivo e outra para o Judiciário.

A matéria, aprovada por 318 votos a 134 e 2 abstenções, resultou de uma emenda assinada pelos relatores da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Rogério Carvalho (PT-SE), e de Finanças e Tributação, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). O texto também teve o apoio dos relatores na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, deputado Silvio Costa (PTB-PE), e na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o deputado Chico D’Angelo (PT-RJ).

Fonte: Agência Câmara de Notícias

[[]]

Juízes e membros do Ministério Público reclamam de nova previdência dos servidores

28/02/2012 – 22h05

Débora Zampier

Repórter da Agência Brasil

Brasília – Representantes de nove entidades que reúnem juízes e membros do Ministério Público contestaram hoje (28), por meio de nota, a criação da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). O projeto de lei que cria o fundo de previdência e coloca teto para a aposentadoria dos servidores foi aprovado nesta noite por 318 votos a 134 e 2 abstenções. Um acordo entre as lideranças deixou para amanhã (29) a análise dos destaques apresentados ao texto.

Para as entidades signatárias da nota, como a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), o projeto foi votado às pressas sem que houvesse o debate público suficiente sobre a necessidade da criação da previdência complementar. Eles acreditam que a proposta fragiliza a previdência nacional e fortalece os interesses econômicos privados.

O grupo alega que há inconsistências nas informações sobre o déficit da previdência do setor público. “Após a EC [Emenda Constitucional] 41, a arrecadação das contribuições previdenciárias dos servidores civis da União aumentaram de forma considerável, sem indicar, portanto, qualquer necessidade de nova reforma”.

O documento também ressalta que os agentes que exercem atividades em regime próprio, como magistrados e membros do Ministério Público, não têm teto de recolhimento da contribuição previdenciária e que isso leva a uma maior oneração dos vencimentos. “O Tesouro Nacional tem custo quase nenhum em termos de déficit com a magistratura e com o Ministério Público, o que não pode ser assegurado com a eventual aprovação do PL 1992”.

Eles também argumentam que a alteração na previdência de juízes e membros do MP só poderia ser feita por meio de lei complementar por iniciativa do próprio Judiciário e do chefe do Ministério Público.

Edição: Rivadavia Severo

Fonte: Agência Brasil

VÍDEO – VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES

Os sindicatos do núcleo financeiro e do ciclo de gestão (UNACON SINDICAL, SINAL, ASSECOR, SINDCVM, SINDSUSEP, AACE, AFIPEA, ANESP e SINTBACEN) produziram um vídeo sobre o fortalecimento do Estado brasileiro e a necessidade de reconhecimento dos servidores que fazem o serviço público de qualidade. Entre os participantes no vídeo, Sérgio da Luz Belsito, presidente do Sinal. Para assistir, clique aqui.

 Veja e divulgue. Nossa meta é de 100.000 acessos!

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Clique aqui para acessar a lista completa dos conveniados.

Leve sempre consigo a carteirinha do Sinal para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

Entretenimento:

Rede Cinemark – Dispomos de convites pelo preço de R$ 11,00, com prazo de validade até 31/5/12, para todos os cinemas e sessões da rede, exceto salas do Iguatemi SP, Premier Cidade Jardim e 3D. Os convites devem ser trocados por ingresso nas respectivas bilheterias. Consulte aqui a programação.

Encomende seus convites por telefone, até às 16h.

–  Siga no Twitter as últimas notícias do Sinal-SP  –

.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorDivulgação Ata CR-DF 001/2012
Matéria seguintePorto Maravilha no Caos