Edição 58 - 13/03/2012

Prezados (as) colegas de Brasília,

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/Sinal_Informa.jpg


 

Brasília, 13 de março de 2012

Prezados (as) colegas de Brasília,

 

Hoje temos contabilizada uma perda de poder de compra de 21,44% desde nossa última negociação salarial, que definiu uma reestruturação escalonada em três etapas. Por melhor que se avalie o patamar alcançado na ocasião, a inflação apressa-se em corroê-lo e não se vê disposição do Governo em corrigir a defasagem. Várias categorias de servidores públicos começam a se mobilizar para conter essa desintegração salarial. Pela primeira vez, auditores da Receita Federal convidam os funcionários do Banco Central para uma campanha salarial conjunta. Nesse sentido, existem três temas que vimos discutindo intensamente no Conselho Nacional do Sinal, para os quais os conselheiros do Sinal-DF defendem os posicionamentos a seguir.

 

SOBRE UNIFICAÇÃO DE PAUTA SALARIAL NO ÂMBITO DO BANCO CENTRAL

Em nossa opinião, não há que se renegociar pauta entre cúpulas de entidades representantes no âmbito do BC, pois o norte da campanha já foi aprovado por 2.066 colegas desta Autarquia em Votação Eletrônica (VE) aberta a todos os servidores entre os dias 15 e 30/9/11, precedida de discussão em assembleias regionais também abertas a todos os servidores por todo o País.

Esclarecemos o nosso desejo de contar com todos os servidores, independentemente de filiação sindical, em todas as assembleias e votações eletrônicas convocadas pelo Sinal. Além disso, deixamos claro não termos óbice quanto à participação do Sinal em movimentos mais amplos de servidores públicos envolvendo as demais carreiras típicas de estado, ou mesmo em relação à participação de entidades atuantes no Bacen nesses movimentos, ainda que estas não necessariamente participem de assembleias e de votações eletrônicas convocadas pelo Sinal ou que tenham aberto querelas jurídicas contra o Sindicato.

 

SOBRE PARCERIA COM SINDIFISCO NACIONAL*

Acreditamos que uma campanha salarial em parceria com auditores da Receita Federal do Brasil (RFB) deveria: ficar restrita à intersecção dos interesses – reconhecimento mútuo da igual importância entre os trabalhos realizados pelos analistas do BC e pelos auditores da RFB; e não envolver pontos divergentes entre a pauta aprovada pelos servidores do BC e a dos auditores da RFB – nossa pauta aprovou o nível superior como critério de ingresso para o cargo de técnico. Dessa forma, campanha salarial conjunta entre Sinal e Sindifisco precisa estar sujeita a duas condições a serem levadas aos colegas auditores pelo nosso Sindicato:

1)    A parceria Sinal-Sindifisco não envolveria reivindicação de salários diferentes entre analistas do BCB e auditores da RFB. Poderíamos acatar alguma tabela proposta por aquela categoria, desde que a parceria estabeleça os mesmos valores para os analistas do Banco Central. Obviamente isso teria que ser submetido à aprovação da categoria em assembleia nacional, com Votação Eletrônica. O Sinal-DF não concorda em se trabalhar juntos para continuar ganhando menos e consolidar uma diferenciação, sob todos os aspectos, injustificável;

2)    A parceria Sinal-Sindifisco também não envolveria:

a)   tabela salarial, nem critério de ingresso para os técnicos do BC – a menos, claro, na improvável hipótese de que o Sindifisco aceite as condições estabelecidas pela categoria em nossa Votação Eletrônica;

b)   reivindicações dos analistas tributários da RFB (ex-TTN) ou dos técnicos do Banco Central.

O Sinal-DF não almeja interferência nossa sobre as divisões existentes na RFB nem aceita ingerência de lá sobre a união estabelecida aqui.

(*) Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil

 

QUANTO À MOBILIZAÇÃO

Os conselheiros do Sinal-DF entendem que temos, como Sindicato, que acompanhar as demais carreiras em campanha, que prosseguir na defesa, perante o Congresso e os negociadores do Governo, de nossas pautas e avançar da negociação de atuação conjunta com carreiras de igual importância para o Estado; e, sobretudo, que precisamos, todos os servidores da Casa, demonstrar força e determinação, com grande presença e participação nas próximas assembleias.

O Sinal-DF expressa às demais lideranças do Sindicato e aos servidores de Brasília a essencialidade de não deixarmos dúvidas quanto à nossa disposição para luta, como a melhor forma de fortalecer os representantes dos servidores na mesa de negociação. Defendemos uma assembleia forte no dia 15 de março de 2012 como o primeiro passo, onde esperamos ouvir a reflexão dos servidores de Brasília sobre essas questões.

 

Conselho Regional do Sinal-DF

Sinal-DF Links

Convênios

Jurídico

Filie-se ao Sinal

Fale Conosco

Fale com o Presidente

 

S.C.S. Q.01 Bl. G Ed. Baracat Sala 403/406 – Brasília – DF
 TEL.: (61) 3224-3417 FAX: (61)3224-8285 e-mail: sinaldf@sinal.org.br

 

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSinal realiza AGN dia 15
Matéria seguinteJUNTOS somos mais fortes!