Edição 65 - 23/05/2012

Visita à Secretaria Geral da Presidência da República

O Sinal se reuniu na terça-feira passada com o José Lopes Feijó, Assessor Especial da Secretaria Geral da Presidência da República para tratar de questões de interesse dos servidores do Banco Central do Brasil.

A diretoria do Sinal ressaltou a necessidade de se eliminar a distinção entre os salários dos especialistas e das demais carreiras do núcleo estratégico de Estado. Essa diferença desprestigia os servidores do Banco Central, essenciais para a estabilidade da moeda, solidez do sistema financeiro e o desenvolvimento econômico do Brasil. Não há que se falar em curso forçado de uma moeda nacional se não se garantir seu poder de compra; não há que se falar em legalidade de relações comerciais se não se fiscaliza o sistema financeiro; não há que se falar em democracia se o povo não confiar na sua moeda nem puder acreditar que seus depósitos bancários estão seguros.

Outro assunto abordado foi a necessidade de imediata nomeação dos aprovados do último concurso do BC em vigor, que expira em junho deste ano e ainda não foram chamados nem para o curso de formação. O Sinal defende que o governo aproveite a disponibilidade de aprovados para chamar mais 175 novos servidores. No mundo em crise financeira os Bancos Centrais tem crescido, mas se reduz no Brasil, enquanto outras carreiras de Estado ampliam seus quadros. Agravando a situação, a concentração de aposentadorias nos últimos e nos próximos anos impõe o desafio de contratar e preparar novos profissionais. O Sinal alega que um Banco Central minimalista era defendido antes da crise de 2008, mas não reflete o pensamento dominante hoje e muito menos representa a visão da atual administração do Brasil. Nesse sentido, foi entregue ao assessor cópia da carta recebida pela Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em 11 de maio pedindo a convocação de 175 novos servidores

A direção do Sinal também conversou com o assessor sobre a regulamentação do artigo 192 da Constituição que versa sobre o Sistema Financeiro Nacional, cuja Lei complementar é do início do regime autoritário.

Ao final, foi reforçado o convite ao ministro Gilberto Carvalho, coordenador governamental da conferência, para entrevista na edição especial da revista Por Sinal que será distribuída na Rio+20, em defesa de um sistema financeiro sustentável, onde o Sinal estará presente.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorEntidades esclarecem MP 568, de 14 de maio, que substituiu o PL 2.203 e Emenda sobre o Nível Superior para os Técnicos
Matéria seguinteQualidade de Vida no Trabalho (QVT) – Prestando Contas – I