Edição 41 - 22/06/2012

SINAL-SP INFORMA nº 42, de 22/6/12: Assembleia hoje, 22.6 / Encontro nacional de qualidade de vida no serviço público / Contas do sindicato / Saiu na imprensa / Rede conveniada de desconto

 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 22 de junho de 2012 – nº 42

Filie-se ao SINAL: amplie o poder de representatividade da nossa categoria!

 

CORROSÔMETRO SALARIAL

22,92 %

(IPCA) *

de julho 2008 a maio 2012

 

* fonte: BCB – Calculadora do Cidadão > Correção de valores 

ASSEMBLEIA HOJE, DIA 22/6

Lembramos que nesta sexta-feira, dia 22/6, às 14h, no andar térreo do BC, haverá assembleia em continuidade à mobilização pelo atendimento às nossas reivindicações.

Informações sobre a assembleia de ontem, 21/6, serão dadas na próxima edição deste boletim.

Participe!

ENCONTRO NACIONAL DE QUALIDADE DE VIDA NO SERVIÇO PÚBLICO

O SINAL-SP convida para o Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público, a ser realizado, no dia 25/6, a partir das 14h, no auditório do Banco Central, 20º andar.

A programação baseia-se na apresentação das palestras de Marly Guedes, psicóloga, ex-Coordenadora de Serviço Psicossocial no Banco e conselheira do SINAL-RJ, com o tema “Indignai-vos! Criar é resistir. Resistir é criar.” e José Leite, diretor de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do Sinal Nacional, cujo assunto será “Você sabe, mesmo, o que é QVT-Qualidade de Vida No Trabalho?”. Contaremos com a participação especial do Sérgio Belsito, presidente do Sinal Nacional, que prestará informações e esclarecimentos, por exemplo, da ação dos 28,86% e da Campanha Salarial deste ano.

Confira a programação:

 

.

PAINEL TROCANDO IDEIAS

(Evento aberto à participação de toda a Comunidade BCB de São Paulo)

Programação:

1 – Abertura:

Aparecido Francisco de Sales, presidente do Sinal-SP.

2 – Palestra:

Marly Guedes, conselheira do Conselho Regional-RJ.

Indignai-vos! Criar é resistir. Resistir é criar.

(Com base em proposições contidas no livro Indignai-vos, de Stéphane Hessel, Marly afirma que o motivo da resistência é a indignação e que a indiferença é a pior das atitudes, apoiando uma insurreição pacífica).

3 – Palestra:

José Leite, diretor de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do Sinal Nacional.

Você sabe, mesmo, o que é Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)?

Dica: é mais, muito mais mesmo, do que práticas antiestresse, como ginástica laboral, yoga etc.

(Encontra-se cada vez mais evidente a centralidade, no tempo presente, do tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), de forma que a luta por esta bandeira revela-se uma das linhas de destaque da ação do Sinal, um sindicato que vem buscando atuar na vanguarda do movimento sindical contemporâneo).

4 – Participação especial:

Sérgio Belsito, presidente do Sinal Nacional.

Prestará informações e esclarecerá dúvidas a respeito, por exemplo, da ação dos 28,86% e da campanha salarial em curso.

5 – Debate.

6 – Encerramento:

Patrícia Alvim, diretora de Comunicação do Sinal-SP

7 – Sorteio de brindes.

8 – Lanche saudável.

 

Dia : 25/06/2012 – 2a-feira

Hora : 14h

Local: Auditório – 20º andar

 

.

PROMOÇÃO: SINAL-SP E SINAL NACIONAL

 

Participe desta confraternização!

CONTAS DO SINDICATO

Lembramos aos filiados que os balancetes da regional São Paulo são publicados mensalmente no sítio do Sinal na área de acesso exclusivo. O último publicado se refere ao mês de maio/2012. Ali os filiados poderão consultar também as atas do Conselho Regional e do Conselho Nacional. Os arquivos estão no formato PDF.

SAIU NA IMPRENSA

Agências reguladoras prometem aderir à greve

22/6/12

Por Bárbara Nascimento

Os trabalhadores das agências reguladoras ameaçam engrossar a paralisação do setor público federal e entrar em greve a partir do início de julho. A categoria quer a criação de uma carreira única para a regulação federal.

O presidente do Sindicato das Agências Reguladoras (Sinagências), João Maria Medeiros, explica que o entrave está entre a diferença de remuneração entre os servidores de órgãos antigos — que viraram agências — e funcionários recentemente nomeados, aprovados em concursos realizados após o ano de 2005.

Segundo Medeiros, os novos servidores acabam ganhando mais do que os colegas que já estão no fim da carreira para realizar funções semelhantes. Na Agência Nacional do Petróleo, exemplifica o presidente, o antigo fiscal de petróleo e combustíveis energéticos trabalha ao lado do recente cargo de especialista em regulação do petróleo para realizar atividades similares.

“O sindicato entende que esse tratamento cria uma dificuldade de gestão nas agências”, afirmou Medeiros. A próxima reunião entre governo e sindicato será dia 28. Uma plenária está marcada para o dia seguinte, com objetivo de discutir a proposta. Medeiros afirma que, se nada de concreto for apresentado, a categoria vai entrar em greve por tempo indeterminado a partir de 4 de julho.

A Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento informou que uma mesa de negociação está sendo feita com todos os sindicatos que representam o funcionalismo público e novas propostas devem ser apresentadas até o fim de julho para todas as categorias.

Governo joga duro

Nesta quinta-feira (21/06) houve nova reunião entre representantes da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e representantes do Ministério do Planejamento para tratar da campanha salarial.

Apesar da manifestação que os servidores fizeram na Esplanada neste dia, nenhuma contra proposta foi apresentada e as negociações não avançaram.

Funcionários do IBGE cruzam os braços

Os servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também estão em mobilização e ameaçam uma greve nacional.

Segundo nota divulgada pelo sindicato nacional dos servidores do órgão (ASSIBGE), as unidades do Rio Grande do Sul, Piauí e Amapá entraram em greve na última segunda-feira (18/06).

Espírito Santo, Bahia, Tocantins, Pará e a unidade de pesquisa do Rio de Janeiro (Dipeq/RJ) estão em estado de greve e as unidades de Minas Gerais, Paraíba e Amazonas aguardam até o dia 25 de junho por uma proposta do governo.

Os demais estados já possuem, segundo o sindicato, assembleias marcadas para discutir a possibilidade de paralisação.

Fonte: Blog do Servidor (Correio Braziliense)

[[]]

Tesouro Nacional vota “SIM” à paralisação

21/6/12

Cerca de 150 servidores do Tesouro Nacional participaram de Assembleia Geral realizada na tarde desta quinta-feira, 21, no hall do anexo do Edifício Sede do Ministério da Fazenda, atendendo à convocação do UNACON Sindical. Em pauta, os indicativos de mobilização para a próxima semana, de paralisação na terça-feira e de não acesso aos sistemas corporativos nos dias 27 e 28 de junho. Pela Diretoria Executiva Nacional estiveram presentes Rudinei Marques, Márcia Uchôa, Filipe Leão e Daniel Lara. Também participaram os Delegados Sindicais Arivaldo Sampaio, Rossana Gonçalves e Cesário Gonzales.

O presidente deu início ao evento apresentando uma síntese das negociações salariais até o momento: “Foram 8 reuniões em 2011 e 4 reuniões em 2012. Todas elas com intuito meramente protelatório, uma vergonha, uma perda de tempo, um descaso para com o Sindicato e a nossa carreira. Além disso, as publicações recentes do Correio Braziliense e The Economist tornaram explícitas as intenções do Planalto em relação às carreiras de Estado, ou seja, eles não conseguem enxergar aquilo que todos nós já estamos sentindo no bolso, que a inflação já corroeu um quarto dos nossos salários desde o último reajuste”, afirmou.

Os indicativos de mobilização foram amplamente referendados pela plenária. O primeiro, de paralisar toda e qualquer atividade a partir das 14h do dia 26 de junho, visando demonstrar a insatisfação da categoria com o andamento das negociações, foi aprovado por 96% dos presentes no momento da votação. Já o segundo indicativo, de não acessar os sistemas corporativos nos dias 27 e 28 de junho, foi aprovado por 71% dos presentes no momento da votação.

Até sexta-feira, às 15h, a DEN totalizará o resultado e comunicará a decisão soberana da categoria. Ao final do encontro, foi reforçado o chamamento para que todos os servidores estejam presentes ao ato público das carreiras de Estado, a realizar-se no próximo dia 28 de junho, a partir das 14:00h, em frente ao Ministério do Planejamento, Bloco “K”.

Fonte: Unacon Sindical

[[]]

Impacto de revisão salarial será pequeno, destaca Valor Econômico

Vândia Ribeiro

21/612   

A edição do jornal Valor Econômico de quinta-feira (21/6) publicou texto do jornalista Ribamar Oliveira sobre o impacto das revisões salariais para os cofres da União. A matéria, intitulada “Impacto de revisão salarial será pequeno”, aponta que a concessão de reajustes para os servidores públicos não acarretará problemas financeiros para o país.

De acordo com o jornalista, em comparação com o PIB (Produto Interno Bruto), no Governo do PT, o gasto com pessoal atingiu o seu pico em 2009, quando correspondeu a 4,74%. De lá pra cá, os números caíram, isto é, a máquina pública ficou cada vez mais barata para o Estado. Em 2010, a despesa foi reduzida para 4,66% e, no ano passado, ficou em 4,38%.

“Para este ano, a última previsão do governo é que o gasto fique em R$ 187,6 bilhões, o que corresponderia a 4,1% do PIB. Nesse período, portanto, a despesa com o pagamento de pessoal ativo e inativo cresceu menos do que o PIB, mesmo com todos os reajustes que foram concedidos nos últimos anos do Governo Lula”, destaca o texto.

Segundo a publicação, “se o governo mantiver o gasto com pessoal em 2013 no mesmo patamar deste ano, ou seja, em 4,1% do PIB, ele terá um espaço fiscal de cerca de R$ 20 bilhões para aumentos salariais dos servidores, desde que a economia cresça no próximo ano de 4% a 4,5%, como prevê o Banco Central”. Portanto, a perspectiva fiscal está longe de ser preocupante.

Ribamar também traça um panorama das manifestações dos servidores públicos na luta por reajustes salariais, ocorridas nos dois últimos anos. O jornalista alerta para o que a presidente Dilma Rousseff poderá enfrentar em função das mobilizações dos Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) e demais carreiras típicas de Estado e reforça que todos os servidores protestam contra o que chamam de congelamento dos salários, promovido pelo atual Governo.

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) entende que a análise publicada pelo jornal Valor Econômico demonstra que os formadores de opinião estão compreendendo o que os Auditores-Fiscais há muito têm dito: é mais barato e interessante para o Governo promover reajustes anuais – como previsto na Constituição – que radicalizar as negociações e chamar as categorias para o enfrentamento. Vale destacar que, apesar do discurso de crise internacional adotado pela Presidência da República, há espaço fiscal suficiente (como mostra o jornal) para promover o ajuste.

Os números comprovam que só para manter o gasto com pessoal no patamar em que está, o menor dos últimos anos, o Governo terá de reajustar os salários do funcionalismo em R$ 20 bilhões. O Sindifisco alerta que a radicalização promovida pelo Governo é altamente prejudicial à sociedade e indubitavelmente desnecessária, como se pode constatar em qualquer análise das contas públicas.

Boletim Informativo – Ano III Nº 687, 22/6/2012

Fonte: Sindifisco Nacional

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Clique aqui para acessar a lista completa dos conveniados.

Leve sempre consigo a carteirinha do Sinal para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

Confira o convênio com restaurantes e lanchonetes:

Arabesco – Cozinha Árabe

Asbac Cafeteria

Congelados Sabor e Vida

Daiky Refeiçoes

Natural e Tasty

Paola Fast Food

Pateo da Luz

Porcão e Galeria Gourmet (convênio nacional)

Restaurante Noah

Tuxpanam & Tuxpan

Vascello Bar e Restaurante

Vegetariano Appel Jardins

[[]]

Entretenimento:

Rede Cinemark – Dispomos de convites pelo preço de R$ 11,00, com prazo de validade até 31/7/12, para todos os cinemas e sessões da rede, exceto salas do Iguatemi SP, Premier Cidade Jardim e 3D. Os convites devem ser trocados por ingresso nas respectivas bilheterias. Consulte aqui a programação.

Encomende seus convites por telefone, até às 16h.

–  Siga no Twitter as últimas notícias do Sinal-SP  –

.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorREFLEXÕES SOBRE REMUNERAÇÃO E APOSENTADORIA DOS SERVIDORES DO BANCO CENTRAL
Matéria seguinteParalisação nessa 5ª.feira, 28.6.