Edição 46 - 27/06/2012

SINAL-SP INFORMA nº 46, de 27.6.12: Hoje, 27.6 – Reunião do GT-PASBC/SP, às 12h30, na sede do Sinal-SP; e Assembleia às 14h, no andar térreo do BC / Resultado da assembleia regional de 26.6.12 / Resultado de reunião do GT-PASBC-SP / Reuniões no prédio / Rede conveniada de descontos

 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 27 de junho de 2012 – nº 46

Filie-se ao SINAL: amplie o poder de representatividade da nossa categoria!

Nesta edição:

·    Hoje, 27/6: Reunião do GT-PASBC/SP, às 12h30, na sede do Sinal-SP; e Assembleia às 14h, no andar térreo do BC;

·    Resultado da assembleia regional de 26/6/12

·    Resultado de reunião do GT-PASBC/SP

·    Reuniões no prédio

·    Rede conveniada de descontos

 

CORROSÔMETRO SALARIAL

22,92 %

(IPCA) *

de julho 2008 a maio 2012

 

* fonte: BCB – Calculadora do Cidadão > Correção de valores 

HOJE, QUARTA-FEIRA, DIA 27/6

Às 12h30, na sede do Sinal-SP:

Reunião do Grupo de Trabalho em São Paulo sobre o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central – PASBC,  na sede do Sinal-SP: Av. Paulista, nº 1.754, 14º andar, cjs. 141 a 144.

Os interessados em participar do grupo deverão confirmar a presença pelo e-mail sinalsp@sinal.org.br ou telefone (11) 3159-0252.

As reuniões do GT, têm o apoio do Sinal-SP e ocorrem, preferencialmente, na última quarta-feira de cada mês. Ver, em quadro abaixo, o resultado da reunião ocorrida no dia 30/5/12, no prédio do BC, que tratou principalmente das emergências médicas.

[[]]

Às 14h, no andar térreo do BC:

Assembleia em continuidade à mobilização pelo atendimento às nossas reivindicações.

Na oportunidade, os servidores do BC em São Paulo serão consultados a respeito da paralisação de 24h, nesta quinta-feira, dia 28/8, decidida na assembleia de 18/6/12.

Participe!

CAMPANHA SALARIAL

RESULTADO DA ASSEMBLEIA DE 26/6/12

A Assembleia de terça-feira, 26/6/12, em São Paulo, contou com a assinatura de 90 servidores na lista de presença.

Aparecido Sales, presidente do Sinal-SP, fez referência ao artigo “O futuro dos bancos centrais”, de Jairo Saddi, publicado no jornal Valor Econômico de 28/5/12, especialmente quanto ao parágrafo que diz da existência de pressão para que os bancos centrais deixem de se ocupar apenas com a inflação e passem a se concentrar também no crescimento econômico e no desenvolvimento nacional.

Concordou com os comentários, a respeito, do colega João Otávio de Oliveira Cavalcanti, Diretor de Estudos Técnicos do SINAL-PE, segundo o qual o Banco Central brasileiro desempenha funções até mais complexas do que consta no artigo, pelo que merecemos do governo um melhor reconhecimento.

Os servidores públicos federais estão se preparando para grandes manifestações na próxima quinta-feira, dia 28/6, tanto em Brasília (concentração em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG) como em outros pontos do país. No Rio de Janeiro, por exemplo, os servidores do BC e da SUSEP farão paralisação de 24 horas e assembleia conjunta, em frente ao prédio do BC, além de outras atividades. Com exceção de Brasília e Salvador, as demais regionais do BC programaram paralisação no dia 28/6.

Com relação a Brasília, a posição do Conselho Regional do Sinal-SP, conforme afirmação de Iso Sendacz ao microfone, que estará presente na citada manifestação em frente ao MPOG, é de debater com os servidores do BC daquela localidade sobre a necessidade de paralisação no dia 28/6.

Em São Paulo, na assembleia desta quarta-feira, 27/6, às 14h, o Sinal-SP submeterá à categoria proposta de manter a paralisação de 24 horas na quinta-feira, dia 28/6, decidida na assembleia do dia 18/6 (ver o boletim Sinal-SP Informa nº 38, mesma data).

No dia 28/6, a assembleia em São Paulo será às 11h, em conjunto com outras categorias do serviço público federal, especialmente professores federais (Andes) e servidores do judiciário que, reunidos em frente ao MASP, sairão em passeata até a frente do BC. Às 16h, ainda em frente ao prédio, haverá assembleia de avaliação.

Alexandre Wehby, presidente do Sinal-RS, tomou a palavra para agradecer a moção de apoio ao respectivo Conselho Regional pela Nota de Pesar, aprovada em nossa assembleia do dia 22/6 (ver o boletim Sinal-SP Informa nº 43, mesma data). Aproveitou para dar os parabéns aos servidores da nossa regional que, com a mobilização que vêm fazendo, com assembleias diárias, colocam-se na vanguarda do movimento no BC.

RESULTADO DE REUNIÃO DO GT-PASBC/SP

No dia 30/5, às 14h, no prédio do BC, membros do GT e representantes do Sinal-SP reuniram-se com Josemilson Guilherme Bezerra, Coordenador da ADSPA/COPES-2, para tratar das emergências médicas e outras questões sobre o Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central – PASBC.

O atendimento nas emergências médicas, disse Guilherme, esbarra em limitações institucionais por conta da necessidade de se observar, em cada situação, o protocolo específico. Quando da ocorrência de um desconforto ocular, por exemplo, o pessoal do ambulatório médico do BC não aplica nenhum tipo de colírio em paciente que procura atendimento; a recomendação é que consulte imediatamente um oftalmologista para avaliação.

Como já noticiado no boletim SINAL-SP INFORMA nº 34, de 29/5/12, no caso do servidor que recentemente precisou de atendimento de emergência no prédio, seguiu-se o protocolo exigido para situações da natureza, utilizando-se o Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, hoje melhor equipado e com estrutura adequada para atendimentos da espécie, enquanto a empresa contratada pelo PASBC, em São Paulo (Bem Emergências Médicas), apesar de bem equipada, esbarra nas limitações de contrato e abrangência.

Com exceção de Belém, Belo Horizonte e Salvador, as demais representações do Banco Central já contrataram empresas para prestar aos beneficiários do PASBC serviços de orientação médica por telefone e pronto atendimento móvel de emergência e de urgência médica*1.

Limitações

A empresa Bem Emergências Médicas (telefone 0800 124666), que cobre a grande São Paulo, atende apenas servidores da própria localidade. O atendimento em São Paulo aos que estiverem em trânsito somente se dará por empresa aliada àquela que presta serviço na regional de origem. 

Em Brasília, informou Guilherme, o contrato com a empresa que presta serviços de ambulatório médico contempla a remoção em casos de urgência e emergência. Paralelamente existe outro contrato para a existência de brigada civil de incêndio.

Em futuros contratos para São Paulo, disse ele, buscar-se-á incluir o serviço de remoção em referência para o atendimento de todas as vidas no prédio. A presença no ambulatório de médicos nas especialidades de medicina do trabalho, clínica geral e psiquiatria é outra proposta a ser considerada visando ao aperfeiçoamento do serviço.

Comunicação

Acatando sugestão dos presentes, Guilherme se comprometeu a traçar estratégias de comunicação visando a manter adequadamente informados os usuários do prédio com relação aos procedimentos que devem ser adotados nos casos de emergências médicas *2.

Viagens a serviço

Atualmente, os servidores que se encontram em viagem a serviço, fora de seu domicilio, não dispõem de seguro de saúde. Entende-se que para os servidores nessa situação, independente da localidade, a cobertura deve ser feita pelo Banco Central, não pelo PASBC.

PASBC|SP de bolso

Comentou-se sobre o cartão de bolso distribuído pelo Sinal e Asbac contendo informações relevantes para os participantes do PASBC em São Paulo. Como algumas informações encontram-se desatualizadas buscar-se-á preparar nova versão (a última foi na cor verde), a ser oportunamente anunciada.

 

*1   para ver a relação das empresas nas regionais, clique aqui.

*2   fruto já da reunião, há pouco tempo foi afixado em pontos do prédio (como nos elevadores) aviso dando conta de que 5000 é o ramal para situações de urgência e emergências médicas. 

REUNIÕES NO PRÉDIO

Visita à nova Gerente Administrativa

No dia 18/6/12, Aparecido Francisco de Sales e Iso Sendacz, dirigentes do Sinal-SP, reuniram-se com Ana Teresa Holanda de Albuquerque, nova Gerente Administrativa da ADSPA. Participaram também da reunião Durval Tavares, coordenador da ADSPA/COMAT-02 e Carlos Alberto Affei, assessor sindical.

Em pauta, assuntos de interesse da categoria e, em especial, dos usuários do prédio: emergências médicas (ver o relato acima), elevadores*, implantação de creche, cadeiras etc.

Foi uma reunião produtiva, na qual o Sinal pediu a continuidade do apoio logístico para atender com qualidade às demandas sindicais dentro do prédio do BC e recebeu de Ana Albuquerque o pedido de filiação ao sindicato!

*   fruto imediato da reunião, acatando-se sugestão nossa, foi colocado aviso nos elevadores para chamar a atenção para possível formação de degrau quando da sua parada.

 

[[]]

Visita aos servidores nos andares

Dando prosseguimento ao contato mais direto com a base, o Sinal-SP realizou ontem, 26/6, visita aos servidores do DESUC (11º andar). Em pauta, assuntos de interesse da categoria. Aproximadamente 35 pessoas participaram do encontro.

 

 

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Clique aqui para acessar a lista completa dos conveniados.

Leve sempre consigo a carteirinha do Sinal para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

Novo convênio:

Colégio Pentágono. Oferece, somente para a unidade de Alphaville, a título de bolsa de estudos, um desconto de 20% aos dependentes diretos dos filiados, válido somente para as mensalidades do período de fevereiro a dezembro do corrente ano letivo. O desconto é válido a partir da segunda parcela da anuidade e desde que não haja  atraso no pagamento da mensalidade.

[[]]

Entretenimento:

Rede Cinemark – Dispomos de convites pelo preço de R$ 11,00, com prazo de validade até 31/7/12, para todos os cinemas e sessões da rede, exceto salas do Iguatemi SP, Premier Cidade Jardim e 3D. Os convites devem ser trocados por ingresso nas respectivas bilheterias. Consulte aqui a programação.

Encomende seus convites por telefone, até às 16h.

–  Siga no Twitter as últimas notícias do Sinal-SP  –

.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorEntidades distribuem nota à imprensa sobre a paralisação
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA EXTRA, de 28.6.12: Greve hoje no BC em São Paulo!