Edição 54 - 17/07/2012

SINAL-SP INFORMA nº 54, de 17.7.12: Resultado da assembleia de 16.7.12 / Saiu na imprensa / Rede conveniada de descontos

 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 17 de julho de 2012 – nº 54

Filie-se ao SINAL: amplie o poder de representatividade da nossa categoria! Clique AQUI

.

Nesta edição:

·     Resultado da assembleia de 16/7

·     Saiu na imprensa

·     Rede conveniada de descontos

 

CORROSÔMETRO SALARIAL

23,01 %

(IPCA) *

de julho 2008 a junho 2012

 

* fonte: BCB – Calculadora do Cidadão > Correção de valores 

.

CAMPANHA SALARIAL

RESULTADO DA ASSEMBLEIA DE 16/7

A Assembleia de segunda-feira, 16/7/12, em São Paulo, contou com a assinatura de 46 servidores na lista de presença.

Aparecido Sales, presidente do Sinal-SP, na condução da assembleia, comentou a respeito da mobilização geral dos servidores e, em especial, do ato conjunto nacional que será realizado em São Paulo, na próxima quinta-feira, dia 19/7, às 14h, em frente ao Banco Central, juntamente com a nossa Assembleia Geral Nacional (AGN).

Com relação a outras carreiras, citou o texto “Auditores não trabalham com datas, só com resultados”, do Sindifisco Nacional. Na opinião daquele sindicato, os auditores devem estar preparados para uma guerra, no dia 31 de julho, data em que o governo se ‘comprometeu’ a apresentar uma proposta de negociação salarial. “Ao que tudo indica”, diz a nota, “a exemplo do que aconteceu em 2011, os representantes do Executivo devem buscar estourar o prazo para a inclusão do reajuste pleiteado pelos trabalhadores do setor público na LOA (Lei Orçamentária anual), que é o dia 31 de agosto, para, como era a primeira intenção, empurrar a negociação para 2013”.

Quanto aos servidores do Banco Central, foi lembrada a mobilização conjunta do dia 11/7, em frente à regional do Rio de Janeiro, que repercutiu na mídia*, como a matéria “Com greve no BC, mesa muda para Ambima” (ver o boletim Apito Brasil nº 89, de 16/7/12). Espera-se igual sucesso no ato que ocorrerá no dia 19/7, em São Paulo, com a participação de várias categorias, entre as quais as que compõem a União das Entidades Representativas das Carreiras de Estado. Além dos presidentes das entidades, inclusive Sérgio Belsito, do Sinal, deveremos contar com a presença de parlamentares – já confirmaram os deputados Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) e Ivan Valente (PSOL/SP) – e representantes das centrais sindicais.

Lamentou-se a mobilização ainda insuficiente dos servidores do Banco Central nesta campanha, motivada provavelmente pelas notícias de falta de empenho dos que conduzem o movimento na regional de Brasília. O Sinal Nacional precisa se posicionar a respeito, reclamaram alguns ao microfone.

Depois de muita discussão sobre o assunto, chegou-se à proposta de moção para que o Conselho Nacional do Sinal atue mais efetivamente na condução do nosso movimento em Brasília, com o objetivo de produzir efeitos positivos já no dia 26/7, data em que deverá ocorrer nova manifestação conjunta naquela localidade, programada pela mencionada União das Entidades. A proposta foi aprovada por ampla maioria, sem nenhum voto contra, com 2 abstenções.

Tendo em vista os preparativos do Sinal-SP para os eventos do dia 19/7, em São Paulo, às 14h, em frente ao prédio do BC (ato nacional das entidades e AGN), os presentes concordaram com a proposta de não realizar assembleia no dia de hoje e amanhã, 18/7.

* Para outras notícias sobre a mobilização no BC, consulte no sítio da Aipy Comunicação, que presta assessoria de imprensa ao Sinal, a coluna “Paralisação dos funcionários do BC”. Clique AQUI.

.

SAIU NA IMPRENSA

Servidores anunciam movimento de greve nas agências nacionais de regulação

16/07/2012

Da Agência Brasil

Brasília – Servidores de agências reguladoras federais anunciaram hoje (16) que estão em greve por tempo indeterminado, em protesto por reestruturação da carreira e melhores condições de trabalho. Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), também aderiram à paralisação os servidores do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Participam do movimento dez agências reguladoras, mas a greve começou, efetivamente, na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o Sinagências, as demais autarquias especiais devem iniciar o movimento de paralisação até o fim do dia.

Segundo o Sinagências, aproximadamente 30% dos servidores da sede da Anvisa, em Brasília, aderiram à greve. O sindicato estima que 50% dos funcionários da agência tenham aderido, em todo o país. Os organizadores também acreditam que a adesão seja de 40% dos servidores na Aneel e de 30% na Antaq. “A expectativa é que, até o final do dia, a gente tenha um desenho do percentual de adesão”, disse João Maria Medeiros, presidente do Sinagências.

Os grevistas se reunirão na Esplanada dos Ministérios amanhã (17), de acordo com o sindicato, para visitar o Congresso Nacional e fortalecer o movimento junto aos deputados e senadores.

Conforme o presidente do Sinagências, João Maria Medeiros, os grevistas reivindicam igualdade com as outras carreiras de Estado e subsídio como remuneração, “porque é a forma como o governo paga as carreiras estratégicas, a exemplo de deputados e senadores”, além de outras mudanças institucionais. “Queremos fortalecer a carreira, nossa carreira hoje é muito frágil”, afirmou.

A paralisação também é um protesto contra o sucateamento, de acordo com os servidores. "Falta pessoal, faltam concursos. Lutamos contra a politização nas agências. Queremos que a ocupação dos cargos de diretoria seja feita por lista tríplice, à qual serão indicadas apenas pessoas do quadro permanente", disse o diretor de comunicação do sindicato, Ricardo Holanda.

De acordo com Rafael Athan, servidor da Anvisa, essa é a primeira vez que uma greve é feita na sede. Normalmente, explicou, o movimento se iniciava nos outros estados, que possuem portos e têm mais impacto na economia. “Hoje, de mil servidores que a gente tem aqui na sede, desceram [para a entrada do prédio] uns 250, sem contar os que estão de férias. A sede não vai querer ficar de fora, ainda mais porque outras agências estão parando”.

Edição: Davi Oliveira

Fonte: Agência Brasil

.

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Clique aqui para acessar a lista completa dos conveniados.

Leve sempre consigo a carteirinha do Sinal para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

Confira o convênio com farmácias:

Farmácia Magistral Peixoto Gomide

Farmácia Rouxinol

[[]]

Entretenimento:

Rede Cinemark – Dispomos de convites pelo preço de R$ 11,00, com prazo de validade até 31/7/12, para todos os cinemas e sessões da rede, exceto salas do Iguatemi SP, Premier Cidade Jardim e 3D. Os convites devem ser trocados por ingresso nas respectivas bilheterias. Consulte aqui a programação.

Encomende seus convites por telefone, até às 16h.

–  Siga no Twitter as últimas notícias do Sinal-SP  –

.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorHomenagem do Sinal ao Conselheiro Jarbas Athayde
Matéria seguinteAGN Amanhã