Edição 59 - 03/08/2012

SINAL-SP INFORMA nº 59, de 3/8/12: Resultado da Assembleia Geral Nacional de 2.8.12, em São Paulo / Saiu na imprensa / Rede conveniada de descontos

 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 3 de agosto de 2012 – nº 59

Filie-se ao SINAL: amplie o poder de representatividade da nossa categoria! Clique AQUI

.

Nesta edição:

·     Resultado da Assembleia Geral Nacional de 2/8, em São Paulo

·     Saiu na imprensa

·     Rede conveniada de descontos

 

CORROSÔMETRO SALARIAL

23,01 %

(IPCA) *

de julho 2008 a junho 2012

 

* fonte: BCB – Calculadora do Cidadão > Correção de valores 

.

RESULTADO DA AGN DE 2/8 MOSTRA UNIÃO DO SINAL A NÍVEL NACIONAL

São Paulo, como TODAS as regionais assim fizeram, disse SIM aos indicativos do Conselho Nacional: greve no dia 8/8 e greve por tempo indeterminado a partir do dia 20/8/12*

A assembleia Geral Nacional (AGN) de quinta-feira, 2/8/12, em São Paulo, contou com a participação de 109 servidores, conforme a lista de presença.

Aparecido Francisco de Sales, presidente do SINAL-SP, na condução da assembleia, criticou o Decreto 7.777/12, da Presidência da República, objeto de repúdio dos servidores públicos, de centrais sindicais e de parlamentares. O Deputado Federal Ivan Valente (PSOL/SP), por exemplo, discursou contra a medida, no ato dos servidores federais em São Paulo, realizado no dia 31/7/12, no vão do MASP, e o Deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) apresentou na Câmara Federal, no dia 1º/8/12, o Projeto de Decreto Legislativo – PDC 641/2012, com vistas a revogar aquele Decreto.

Paulo Lino Gonçalves, recém-chegado de Brasília, onde substitui o Diretor para Assuntos Intersindicais, Iso Sendacz, atualmente em férias, informou sobre as atividades da campanha salarial programadas pela União das Entidades Representativas das Carreiras de Estado. Leu, a propósito, o seguinte modelo de mensagem, entre os vários que serão veiculados (36 inserções diárias) nas rádios CBN e BAND de Brasília, nos dias 6, 7 e 8/8/12:

.

Atenção servidores das carreiras do Ciclo de Gestão Governamental; Auditoria Fiscal, Banco Central; delegados e peritos da Polícia Federal; oficiais de inteligência, procuradores e advogados da União; Agências Reguladoras; Itamaraty e analistas de infraestrutura.

Participem do maior ato público já feito pelas carreiras de Estado. Dia 8 de agosto, na Praça dos Três Poderes, a partir das 17h.

Queremos a recomposição salarial dos últimos 3 anos para janeiro de 2013. Queremos negociação, intransigência não! Negocia Dilma!

Servidor, o prazo está se esgotando. Lute pelos seus direitos! Leve sua família!

União das Entidades Representativas das Carreiras de Estado

 

Lino e Sales se revezaram na resposta a questionamentos da assembleia, especialmente quanto à condução da campanha salarial no BC e ao pouco tempo que se terá de greve (10 dias úteis), de 20 a 31/8/12, para forçar o governo a conceder reajuste salarial para 2013.

Quanto à condução da campanha, Lino disse do trabalho que vem fazendo o Conselho Nacional no sentido de buscar uma melhor coesão das regionais em torno das decisões tomadas. Disse também que a greve foi marcada a partir do dia 20/8 para aguardar a resposta do governo às entidades sindicais, prometida para o período de 13 a 17/8.

Aprovado o indicativo de greve para o dia 8/8, afirmou Sales, representantes do SINAL-SP percorrerão o prédio do BC para discutir com os colegas a importância de aderirem ao movimento grevista, único instrumento de luta diante da “enrolação” do governo.

A nossa mobilização poderá continuar além de 31/8, prazo final para o governo encaminhar ao Congresso o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA). Passado esse prazo, sem nenhuma negociação com o governo, nos restará trabalhar com os parlamentares visando à apresentação de emendas à LOA.

Deliberações sobre as propostas do Conselho Nacional:

·         Indicativo de greve no dia 8/8/12: proposta aprovada por 64 votos a favor, 2 votos contra, com 7 abstenções;

·         Indicativo de greve por tempo indeterminado para a semana que se inicia no dia 20/8/12, com uma AGN para referendar: proposta aprovada por 63 votos a favor, 1 voto contra, com 8 abstenções.

Outras deliberações:

·         Oferecimento de lanche durante as assembleias: proposta aprovada por 22 votos a favor, 15 votos contra, com 30 abstenções;

·         Colocação de banner convidando os colegas a participarem do lanche: proposta rejeitada por 12 votos a favor, 40 votos contra, com 18 abstenções;

·         Distribuição diária, na entrada do BC, de boletim impresso com assuntos da campanha salarial: proposta aprovada por ampla maioria, com três votos contra e 9 abstenções.

A próxima assembleia ficou marcada para o dia da greve, 8/8/12, na parte da manhã.

 

* aguarde informações sobre o resultado geral da AGN, no boletim Apito Brasil de hoje.

.

SAIU NA IMPRENSA

Palácio ainda procura recursos para servidor

Correio Braziliense – 03/08/2012

Ana Carolina Dinardo

Com a queda da arrecadação em junho e julho, está mais difícil para o governo encontrar verbas que contemplem programas de incentivos à indústria e reajuste ao funcionalismo

A presidente Dilma Rousseff não está disposta a ceder às pressões dos servidores em greve há quase dois meses por aumento linear de 22% nos salários. Ela já foi avisada pela equipe econômica de que, com a queda das receitas em junho e julho (os números do mês passado ainda não foram divulgados oficialmente), dificilmente o governo encontrará recursos para dar incentivos tributários de até R$ 30 bilhões à indústria e ainda dar aumentos ao funcionalismo em 2013.

“Temos até 12 de agosto para levantar todos os dados. Só então, o Ministério do Planejamento se sentirá confortável para voltar a conversar com os servidores”, disse um assessor de Dilma. Mas, segundo ele, se a presidente tiver de optar entre incentivar as empresas, cortando impostos sobre a folha de salários para estimular a produção e os empregos, e dar reajustes ao funcionalismo, certamente ela ficará com a primeira opção. “Mesmo reconhecendo a importância do funcionalismo público, o momento, de grave crise, exige que o governo priorize o setor privado, bastante vulnerável”, assinalou.

Diante da resistência do governo, a greve dos servidores ganha adesões a cada dia. Ao todo, mais de 20 carreiras, quase 400 mil pessoas, estão de braços cruzados nos 26 estados e no Distrito Federal. O Palácio do Planalto reconhece que a situação é preocupante, para a paralisação está afetando setores estratégicos, como a Receita Federal, a Polícia Federal e a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), além da fiscalização agropecuária em portos e aeroportos. O país, por sinal, já está perdendo exportações, o que pode comprometer o saldo comercial deste ano.

Os servidores não querem somente reajustes salariais. Pleiteiam a reestruturação de carreiras, concursos públicos para complementar o quadro de pessoal e melhores condições de trabalho. “É importante destacar que o nosso objetivo vai muito além de aumento de salário. O governo precisa investir pesado no serviço público”, disse o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação, João Maria Medeiros. Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público (Condsef), os próximos dias serão decisivos, pois, até o dia 31 de agosto, o governo terá de enviar a proposta de Orçamento de 2013 ao Congresso Nacional.

Braços cruzados no BC

Os funcionários do Banco Central vão cruzar os braços por 24 horas na próxima quarta-feira, 8 de agosto. A paralisação foi aprovada, ontem, em assembleias realizadas em Brasília e nas nove regionais da instituição. Os servidores se dizem decepcionados com o governo, que, segundo eles, se recusa a negociar com a categoria. A frustração poderá levar à aprovação de um indicativo de greve por tempo indeterminado ainda neste mês. Segundo o Sindicato Nacional dos Funcionários do BC (Sinal), a parada do órgão poderá prejudicar operações nos mercados de câmbio e de títulos públicos, além de afetar o andamento de ações na Justiça e os trabalhos das Comissões Parlamentares de Inquérito. O Banco Central recebe inúmeros pedidos de informações todos os dias. Às demandas dos funcionários, o governo tem uma única resposta: não há previsão de recomposição salarial.

Fonte: Clipping MPOG

[[]]

União

Dia de Protesto reunirá carreiras típicas de Estado

Aline Matheus

2/8/12

O Ato Público do dia 8 de agosto terá a participação de representantes das 22 entidades que integram a Campanha Conjunta das carreiras típicas de Estado. Em reunião realizada na quinta-feira (2/8), no Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho), ficou definido que a manifestação acontecerá em frente ao bloco K do Ministério do Planejamento, a partir das 14h30.

A expectativa é reunir mais de mil pessoas em Brasília (DF) para pressionar o Governo a negociar com as categorias que compõem o núcleo estratégico da burocracia do Estado. “Estamos convocando os Auditores e queremos trazer o maior número de pessoas de outros estados, além dos colegas lotados em Brasília”, antecipou o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue.

Nesta sexta-feira (3/8), o Sindifisco Nacional vai protocolar, em nome das entidades, uma carta solicitando audiência com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, logo após o ato, com o intuito de abrir efetivamente um canal de diálogo com o Executivo. A diretora-adjunta de Comunicação, Letícia Cappellano, que também participou da reunião, ficou responsável por compilar as modificações sugeridas pelas entidades à minuta de carta elaborada pela Unafe (União dos Advogados Públicos Federais do Brasil).

Também ficou definido que todas as carreiras prestigiarão o seminário promovido pelo Mosap (Movimento de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) com o apoio do Sindifisco em favor da aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 555/06, que extingue a contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas. “A ideia é que aproveitemos a presença de deputados e senadores no seminário para solicitar a intermediação deles em favor do atendimento do pedido de audiência com Gilberto Carvalho e também solicitar que os próprios parlamentares participem do nosso ato”, defendeu Delarue.

Completando a mobilização do Dia de Protesto Fora da Repartição, as DS (Delegacias Sindicais) devem procurar as representações estaduais das entidades da Campanha Conjunta para articular outras formas de manifestação.

Fonte: Sindifisco Nacional

 [[]]

Assembleia Nacional

Auditores continuam aprovando acirramento da mobilização

Aline Matheus

2/8/12

Sessenta e cinco DS (Delegacias Sindicais) e 13 representações já encaminharam os resultados da Assembleia Nacional realizada na quarta-feira (1º/8). Ao todo 2.638 votos foram computados na segunda parcial, e os Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) continuam aprovando a realização de um Dia de Protesto Fora da Repartição como resposta ao Decreto 7.77/12 e à Portaria MF (Ministério da Fazenda) nº 260/12.

A maioria absoluta dos Auditores (99,96%) está aprovando o indicativo 1, que repudia a edição das normas que visam a desmobilizar a categoria. A proposta de paralisação fora da repartição na zona secundária e operação-padrão na zona primária com assembleias semanais (indicativo 2) está sendo rejeitada por 70,44% da Classe.

Caso esta proposta fosse aprovada, 84,24% dos filiados optariam pela manutenção da forma atual, com operação-padrão na zona primária e crédito zero na zona secundária, nas segundas e sextas-feiras, e fora da repartição nas terças, quartas e quintas-feiras (indicativo 3/b).

Mas, 98,21% dos votantes demonstram querer o acirramento do movimento na forma atual, com operação-padrão e crédito zero até que o Governo se disponha a uma negociação efetiva sobre os pontos de pauta já apresentados (indicativo 4).

Além disso, 75,51% dos Auditores estão deliberando pela realização do Dia de Protesto Fora da Repartição, em 8 de agosto, na zona secundária, com manutenção da operação-padrão na primária (indicativo 5).

Por fim, o indicativo 6 está sendo aprovado por 94,06% dos votos. Ou seja, a Classe autoriza a utilização dos recursos do Fundo de Mobilização para custear despesas com a Campanha Salarial 2012, relativas a ações estritamente relacionadas à mobilização da categoria em caráter geral, tais como realização de atos públicos e demais eventos que requeiram deslocamentos de pessoal, bem como a infraestrutura para tal.

Ao longo da sexta-feira (3/8) novos números relativos à Assembleia serão divulgados.

Fonte: Sindifisco Nacional

.

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Clique aqui para acessar a lista completa dos conveniados.

Leve sempre consigo a carteirinha do SINAL para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

Confira o convênio com restaurantes e lanchonetes:

Asbac Cafeteria

Congelados Sabor e Vida

Daiky Refeiçoes

Natural e Tasty

Paola Fast Food

Pateo da Luz

Porcão e Galeria Gourmet (convênio nacional)

Restaurante Noah

Tuxpanam & Tuxpan

Vascello Bar e Restaurante

Vegetariano Appel Jardins

–  Siga no Twitter as últimas notícias do SINAL-SP  –

.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorNota Pública do Fonacate sobre a Lei de Acesso à Informação
Matéria seguinte82% aprovam a greve