Edição 61 - 09/08/2012

SINAL-SP INFORMA nº 61, de 9.8.12: Dia dos Pais / Resultado da greve em São Paulo, dia 8.8 / Saiu na imprensa / Rede conveniada de descontos

 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 9 de agosto de 2012 – nº 61

Filie-se ao SINAL: amplie o poder de representatividade da nossa categoria! Clique AQUI

.

Nesta edição:

·     Dia dos Pais

·     Resultado da greve em São Paulo, dia 8/8

·     Saiu na imprensa

·     Rede conveniada de descontos

 

CORROSÔMETRO SALARIAL

23,01 %

(IPCA) *

de julho 2008 a junho 2012

 

* fonte: BCB – Calculadora do Cidadão > Correção de valores 

.

DIA DOS PAIS

 

Neste domingo, 12/8, comemora-se o Dia dos Pais. Em homenagem a eles, o SINAL e a ASBAC oferecerão na sexta-feira, dia 10/8, um café da manhã – das 9h às 12h – na lanchonete do 9º. Haverá sorteio de brindes.

Participe!

.

GREVE EM SÃO PAULO, DIA 8/8

Até o fechamento desta edição, contabilizávamos 189 assinaturas na lista de greve¹. Vagas ociosas na garagem do prédio do BC, após as 15h, no total de 114 ( 33 no 1º subsolo e 81 no 2º), são um bom indicativo da força do movimento.  

Na assembleia realizada nesta manhã, conduzida por Aparecido Francisco de Sales, presidente do Sinal-SP, foram passados informes sobre o movimento nas regionais de Brasília e Rio de Janeiro.

A greve, disse Sales, é legal e legítima, pois que buscamos negociação há 9 meses com o governo, sem sucesso até o momento.

Foi motivo de repúdio a referência à paralisação apenas “dos Analistas do Banco Central”, na resposta oferecida pelo diretor de Administração do BC ao Presidente do Sinal para indicar os serviços e atividades essenciais, em caso de paralisação ou greve, a saber: “Acuso o recebimento, por esta Autarquia, de ofício por meio do qual Vossa Senhoria noticia a paralisação de Analistas do Banco Central no próximo dia 8 de agosto, por 24 (vinte e quatro) horas, conforme deliberado em assembleia geral de servidores” (parágrafo 1º do Ofício 1140/2012-BCB/Diret, de 7/8/12).

Cabe lembrar ao Diretor de Administração que a decisão de greve foi tomada em Assembleia Geral Nacional (AGN), aberta à participação de toda a categoria do Banco Central, isto é, das carreiras de Especialista (cargo de Analista e de Técnico), de Procuradores e, inclusive, dos celetistas reintegrados. Ao se referir à paralisação apenas “dos Analistas do Banco Central” a DIRAD quer semear a discórdia entre os servidores.

Comentou-se a notícia veiculada no jornal Folha de São Paulo, reproduzida em quadro abaixo, dando conta do pedido de demissão do Coordenador do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), César Brod, por discordar da orientação que recebeu para cortar o ponto de grevistas.

Com a faixa colocada na porta de entrada do BC, em inglês (Central Bank officers on strike), pretendeu-se chamar a atenção para o movimento², especialmente da delegação estrangeira em visita ao DESUP local, no dia 8/8.

Ao final da assembleia, recebemos a visita de representantes do Sindicato Nacional dos Servidores da CVM – SINDCVM, entre os quais, seu vice-presidente, Wagner Gomes.

¹ Recomendamos a assinatura da lista, que se encontra à disposição dos interessados, na sede do Sindicato (Avenida Paulista, 1754 – 14º andar)

² no mesmo dia, Sales foi entrevistado por jornalista do Financial Times. Mera coincidência?  (ver o quadro SAIU NA IMPRENSA)

.

SAIU NA IMPRENSA

Financial Times entrevista o Presidente do SINAL-SP

Na tarde do dia 8/8, Aparecido Sales foi entrevistado por jornalista do jornal Financial Times a respeito da greve no BC. Na mesma data, saiu a publicação, conforme trecho abaixo reproduzido.

 

.

August 8, 2012 7:54 pm

Brazil’s central bank staff go on strike

By Joe Leahy in São Paulo

Employees at Brazil’s central bank are striking for a 23 per cent pay rise to keep pace with rising prices, even though one of the institution’s roles is to curb inflation.

The central bank staff have joined a wave of strikes among government workers to demand higher salaries, putting pressure on efforts by President Dilma Rousseff to control a swollen federal budget.

 

Para acesso livre a este e outros textos (por 30 dias), há necessidade de se registrar no seguinte endereço:

http://www.ft.com/intl/cms/s/0/0d314098-e17e-11e1-9c72-00144feab49a.html#axzz22zhD0PkR

[[]]

O PT patrão

Ao endurecer com servidores em greve, o governo comprou briga com a ala sindical do PT, berço do partido. Coordenador do Ministério do Planejamento, César Brod pediu demissão após ser orientado a cortar o ponto de grevistas. Em carta, critica a gestão petista. "O PT patrão parece não ter aprendido com sua própria história. Apenas aprimora táticas de pressão psicológica e negociação questionável daqueles com os quais negociou na época em que a greve era sua", diz o texto.

Fonte: Folha de São Paulo

[[]]

Servidores do Banco Central fazem paralisação de 24 horas

08/08/2012 – 16h46

Kelly Oliveira

Repórter da Agência Brasil

Brasília – Servidores do Banco Central (BC) paralisaram hoje (8) as atividades por 24 horas. Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Sérgio Belsito, a paralisação conta com a participação de 70% dos servidores que trabalham em Brasília e 90% dos funcionários das mais nove cidades.

O Banco Central não tem um levantamento sobre o número de funcionários parados, mas a assessoria da instituição informou que nenhum serviço essencial foi afetado pela paralisação. A autarquia tem 4.540 servidores, sendo 2.092 lotados em Brasília.

Segundo Belsito, apenas o serviço de distribuição de dinheiro está totalmente parado. Foi mantido o atendimento ao público e os demais serviços, como da área de câmbio e de operações com títulos públicos, embora com quantidade reduzida de funcionários.

“A greve de hoje é de advertência. Se não for oferecida nenhuma proposta, será greve por tempo indeterminado”, disse Belsito. A greve pode tempo indeterminado poderá ocorrer a partir do dia 20. Os servidores do BC querem reposição salarial da inflação de 23,01%. De acordo com Belsito, o banco não dá aumento desde 2008.

Edição: Rivadavia Severo//Matéria atualizada às 16h58

Fonte: Agência Brasil

.

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Clique aqui para acessar a lista completa dos conveniados.

Leve sempre consigo a carteirinha do SINAL para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

Confira o convênio com escolinhas e creches:

Colégio Pentágono

Educação Infantil e Berçário Koala

Jardim Escola Barifaldi

Recreação Infantil Bergamo

–  Siga no Twitter as últimas notícias do SINAL-SP  –

.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorBalanço do movimento
Matéria seguinteNossa pressão começa a fazer efeito, mas nada está garantido