Edição 73 - 16/08/2012

Em disputada coletiva de imprensa, União das Carreiras de Estado desmente informações divulgadas pelo Governo Federal e faz balanço do movimento.

A União das Carreiras de Estado (UCE), que reúne 22 entidades, recebeu ontem a imprensa em entrevista coletiva no auditório do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) e fez um balanço do movimento conjunto, bem como relatou as dificuldades encontradas nas negociações com o governo Dilma.

 

A mesa foi composta por Pedro Delarue, do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, Rudinei Marques, da União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle – Unacon Sindical, Marcos Leôncio, da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF e Paulo Mendes, da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais – Aneer.

 
Falando em nome de todas as entidades, Pedro Delarue explicou que o país está vivendo um momento inédito de mobilização das carreiras. Segundo ele a postura intransigente do governo, está dificultando a negociação. “O governo parece fingir que está negociando. Nenhuma proposta foi feita até agora”. Atualmente, pelo menos 350 mil servidores federais já estão paralisados em busca de negociação com o governo federal.

 

Entre as reclamações dos servidores públicos federais está o congelamento dos salários. Os servidores públicos das carreiras não têm reajuste desde o primeiro ano do governo Dilma Rousseff e não têm reposições inflacionárias desde 2008.

 

A questão do peso da folha de pagamento do Estado foi muito comentada. Explicou-se aos jornalistas que os gastos com pessoal caiu de 4,8% do PIB para 4,3% do PIB em dez anos terminados em 2012. Em relação à receita corrente, os gastos com servidores do executivo, que já foram quase 30% em 1995, tem caído permanentemente e já se encontra em 14,5% no acumulado em 2012. Isto só é possível porque o governo tem utilizado processo inflacionário para reduzir o valor dos salários pagos aos servidores públicos. Por outro lado estes números mostram que é possível repor a inflação aos salários dos servidores, sem afetar seriamente a parcela da receita paga aos servidores, utilizando-se para isto do crescimento real do PIB.

 

Outro assunto abordado pelos jornalistas foi a tentativa do governo de reduzir o movimento dos servidores públicos a uma mera discussão salarial. "Cada carreira tem a sua reivindicação específica. Na realidade, não é apenas a reestruturação que está em jogo, mas também as próprias condições de trabalho, para atender melhor a população brasileira”, disse Pedro Delarue.

   

O dia 31 de agosto é a data limite para inclusão de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias. O clima entre os representantes das carreiras de Estado é de que o governo não negociará com a categoria. Neste caso essas carreiras já pensam em deflagrar greve por tempo indeterminado.


Confira abaixo algumas matérias publicadas na imprensa após a coletiva da UCE:

 

Correio Braziliense
Representantes de 22 carreiras do Executivo estão céticos quanto à reajuste  

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2012/08/14/internas_economia,317089/representantes-de-22-carreiras-do-executivo-estao-ceticos-quanto-a-reajuste.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Agência Brasil
Servidores prometem intensificar greve se não tiverem propostas atendidas

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2012/08/14/internas_economia,317088/servidores-prometem-intensificar-greve-se-nao-tiverem-propostas-atendidas.shtml 

G1
Greve de servidores deve avançar para além do dia 31, diz sindicato 
 

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/08/greve-de-servidores-deve-avancar-para-alem-do-dia-31-diz-sindicato.html

 

EXAME
Servidores prometem aumentar greve se negadas reivindicações

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/servidores-prometem-aumentar-greve-se-negadas-reivindicacoes

 

Sinal-DF Links

Sinal-DF Links

Convênios

Jurídico

Filie-se ao Sinal

Fale Conosco

Fale com o Presidente

Informativos

SINAL ABERTO SINAL-DF Informa
APITO BRASIL APITO CARIOCA
BOCA PAULISTA SINAL DAS GERAIS

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSINAL COMUNICA NOVO CONVÊNIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Matéria seguinteSinal pressiona e MPOG marca reunião para amanhã