Edição 74 - 17/09/2012

SINAL-SP INFORMA nº 74, de 17.9.12: Campanha salarial – Trabalho de mobilização no BC / Saiu na imprensa / Contas do sindicato / Rede conveniada de descontos

 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 17 de setembro de 2012 – nº 74

Filie-se ao SINAL: amplie o poder de representatividade da nossa categoria! Clique AQUI

 

CORROSÔMETRO SALARIAL

24,05 %

(IPCA) *

de julho 2008 a agosto 2012

 

* fonte: BCB – Calculadora do Cidadão > Correção de valores 

.

CAMPANHA SALARIAL

TRABALHO DE MOBILIZAÇÃO NO BC

Encerrada unilateralmente pelo governo, em 28 de agosto último, a negociação salarial (na realidade, imposição governamental dos 5+5+5) com os servidores públicos federais, cabe aos Especialistas (Técnicos e Analistas) do Banco Central buscar, juntamente com os servidores das carreiras que também recusaram a proposta do governo, por considerá-la insuficiente, alternativas de mobilização para fazer valer, pelo menos, os seus direitos de revisão geral anual, assegurada pela Constituição Federal (artigo 37, X).

Para debater o assunto de forma emergencial, o Conselho Nacional do Sinal está reunido nesta segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de setembro, no hotel Massis Five Stars, em São Paulo. Diversos conselheiros do Sinal-SP participarão do encontro que, provavelmente, contará também com a presença de alguns colegas do Comando de Mobilização Regional, constituído recentemente, a partir da Assembleia Geral Nacional (AGN) de 4/9/12, em São Paulo (ver o boletim Sinal-SP Informa nº 72, de 6/9/12).

Neste momento de recomposição de forças para o embate com governo, o Sinal-SP entendeu necessária a retomada de um contato mais estreito com a categoria no sentido de ouvir e prestar esclarecimentos aos colegas da regional. É por esse motivo que dirigentes do Sinal-SP voltaram a percorrer os andares do prédio do Banco Central, em São Paulo, para conversar com os colegas. Até o momento, foram visitados os seguintes andares: 3º, 5º, 8º, 11º, 14º e 16º. Passada a reunião do Conselho Nacional, serão retomadas as visitas.

Reunião do CN, hoje de manhã

.

SAIU NA IMPRENSA

Previdência

Entidades sindicais debatem agenda de mobilização pela aprovação da PEC 555⁄06

Danielle Santos

Qui, 13 de Setembro de 2012 16:21

Em reunião na sede da DS (Delegacia Sindical) São Paulo, na manhã de quinta-feira (13⁄9), várias entidades sindicais representativas dos servidores públicos no âmbito municipal, estadual e federal, entre elas o Sindifisco Nacional, manifestaram a intenção de criação de uma agenda conjunta de compromisso pela aprovação da PEC 555⁄06. Até agosto, cerca de 170 parlamentares apresentaram requerimento com pedido de inclusão da matéria na Ordem do Dia, mas não foi o suficiente para concluir a intenção. A proposição põe fim à cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas.

Do debate, as entidades trocarão informações nos próximos dez dias para a criação de grupos estaduais comprometidos em organizar ações ligadas ao assunto e mobilizar as bases sindicais.

A presença de lideranças sindicais dos servidores públicos vinculados aos três poderes animou o coordenador da Frente Nacional São Paulo pela PEC 555, Luiz Fuchs.

“Simbolicamente, temos representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário neste encontro,  o que sela um compromisso de apoio desses representantes. Essa participação expressiva é importante para que, até o fim do ano, possamos fazer diferença na busca pela aprovação da matéria”, disse Fuchs, que também é diretor-adjunto de Defesa da Justiça Fiscal e Seguridade Social da DEN (Diretoria Executiva Nacional) e 2 vice-presidente da delegacia sindical paulista.

A organização de eventos em prol da Proposta em algumas capitais  e um grande debate com parlamentares e especialistas, no Congresso Nacional, em Brasília, foi aventada pelo presidente do Sindifisco como maneira  de massificar o tema.

“Em ano eleitoral, é nosso momento de mostrar a importância dessa matéria para os servidores aposentados. Agora, o movimento tem de ser antecedido com algumas ações nas bases. Uma delas é o Rio de Janeiro, onde já tive conversas com parlamentares sensíveis à causa e dispostos a colaborar com um ato em meados de outubro. Mais do que nunca a participação de todos os filiados é algo fundamental para o êxito”.

O presidente da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco), Manoel Isidro, esclareceu aos participantes quais estratégias sua entidade vem adotando para tratar do assunto e aproveitou a oportunidade para manifestar mais uma vez o apoio aos Auditores-Fiscais federais na condução da Campanha Salarial. “Considero injusto o fiscal federal ganhar menos que o municipal. Ele merece remuneração muito melhor.  Parabenizo-os por estarem nesse movimento reivindicatório e nos mostramos solidários. Contem conosco”.

O diretor do Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central), Paulo Lino, emendou a opinião da Fenafisco ao afirmar que os servidores devem aproveitar o embate com o Governo em função da Campanha Salarial para tentar outras pautas de interesse da Classe. “Não vejo outra forma se não a atividade parlamentar. Por isso, a nacionalização do nosso trabalho precisa ser feita com afinco porque a luta é de todos”, enfatizou.

Apoio – O deputado federal João Dado (PDT⁄SP) prestigiou o evento e fez  considerações sobre o comportamento do Congresso Nacional em relação ao assunto. “O meu partido já  fechou com esse assunto e em toda reunião de liderança confirmamos a intenção. Há uma massa crítica para votar, mas ao meu juízo a maior interferência vem em função do capital econômico”.

O parlamentar conclamou as lideranças a renovarem o quadro político nas próximas eleições para a Câmara dos Deputados, como maneira de  renovar o pensamento dentro do Legislativo. “Vocês são líderes e, por isso, não têm um compromisso só com as carreiras. Em 2014, se não fizermos um mínimo de reversão da balança de poder no Congresso Nacional, veremos evoluírem opiniões ainda mais drásticas contra nós. Precisamos fazer um movimento de recuperação de várias bandeiras, como é o caso da PEC 555”, defendeu.

A diretora da DEN, Bernadete Donadon (Assuntos de Aposentadoria e Pensões), e o presidente da DS (Delegacia Sindical) São Paulo, Rubens Nakano, também estiveram presentes. 

Entre os participantes: Aparecido Sales, Iso Sendacz e Paulo Lino (Sinal-SP)

foto: Sindifisco Nacional

Fonte: Sindifisco Nacional

.

CONTAS DO SINDICATO

Lembramos aos filiados que os balancetes da regional São Paulo são publicados mensalmente no sítio do Sinal na área de acesso exclusivo. O último publicado se refere ao mês de agosto/2012. Ali os filiados poderão consultar também as atas do Conselho Regional e do Conselho Nacional. Os arquivos estão no formato PDF.

.

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Clique aqui para acessar a lista completa dos conveniados.

Leve sempre consigo a carteirinha do Sinal para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

Confira o convênio com agências de turismo:

Business & Travel – Turismo e Eventos

CVC Turismo

Maiorca – Passagens e Turismo

Megatur

Polinésia Turismo

[[]]

Entretenimento:

 

Bilheteria.com – Empresa especializada em venda de ingressos e serviços de conveniência para grandes e pequenos eventos e estabelecimentos (teatros, casas de shows, cinemas, estádios, feiras, festas e parques etc.), oferece descontos especiais aos filiados do Sinal. O acesso às promoções se faz em ambiente reservado na Internet, após cadastro do filiado. Para obter a senha de acesso às promoções, favor contatar Adailza, funcionária do Sinal-SP, pelo telefone (11) 3159-0252. Acesso à página da Bilheteria.com para os filiados: clique aqui.

Rede Cinemark – Dispomos de convites pelo preço de R$ 11,00, com prazo de validade até 31/12/12, para todos os cinemas e sessões da rede, exceto salas do Iguatemi SP, Premier Cidade Jardim e 3D. Os convites devem ser trocados por ingresso nas respectivas bilheterias. Consulte aqui a programação.

Encomende seus convites por telefone, até às 16h.

–  Siga no Twitter as últimas notícias do SINAL-SP  –

.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorDeu na mídia
Matéria seguinteSINAL-DF ESCLARECE QUESTIONAMENTOS DA AGN DE 4 DE SETEMBRO