Edição 76 - 30/10/2012

Entenda como funcionará a 25ª Assembleia Nacional Deliberativa

TEMA 1

VALORIZAÇÃO DAS REGIONAIS

O Sinal-DF vê a questão da valorização das regionais como parte de um projeto de ampliação da atuação do Banco Central, aproximando-o da sociedade civil e mais atuante na proposta de inclusão e educação financeira do brasileiro. Para isso, o Sinal-DF é favorável à aprovação de princípios e diretrizes que deem norte à ação do Sinal no Congresso Nacional, visando regulamentação do Art. 192 da Constituição Federal que redimensione a ação do Banco Central, fortalecendo a inclusão e a educação financeira da população brasileira e uma aproximação da autoridade monetária com o cidadão. Isso levará naturalmente a um fortalecimento do papel das regionais do Banco, dando importância ao trabalho feito em todas as regionais (mais informações aqui).
Adicionalmente, o Sinal-DF defende a iniciativa da diretoria extraordinária de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do Sinal, que publicou diversos informativos que podem servir como referencial para a discussão, conforme nos links abaixo:

Ainda referente ao tema, o Sinal estará promovendo o seminário “Fórum Valorização das Regionais (isso é QVT!)”, a realizar-se antes da 25ª AND, nos dias 13 e 14 de novembro, também na cidade de Belém (PA). Seus resultados serão parte integrante e ponto de partida das discussões na plenária da AND referente ao item “Valorização das Regionais”

TEMA 2
CAMPANHA SALARIAL

Como subsídio aos delegados, o Sinal-DF mantém seu apoio à pauta aprovada em 2011 pelos servidores do Banco Central, mas se empenhará em permitir que as metas aprovadas naquela pauta não sejam empecilho para que se busquem soluções que evitem um aumento na corrosão do poder de compra do servidor do Banco Central, enquanto não se alcance o objetivo definido na referida pauta. Sugerimos ainda consultar a pauta que foi aprovada pela categoria com mais de 2 mil votos, no dia 30 de setembro de 2011. O documento consolida as reivindicações salariais e administrativas da categoria de servidores do Banco Central do Brasil, debatidas na 24ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal, acrescidas de propostas formuladas pelos participantes da Assembleia Geral Nacional (AGN), iniciada em 24 de fevereiro de 2011, e pelo Conselho Nacional (CN) do Sinal em 17 de junho do mesmo ano.

O Sinal compilou essas sugestões e colocou a Pauta Salarial em votação eletrônica pela categoria no período de 15 a 30 de setembro de 2011. O resultado constitui a pauta para a campanha Salarial de 2012 aprovada por mais de 2 mil votos, e entregue ao Diretor de Administração do BC em reunião com a Dirad no dia 6/2/2012.

TEMA 3
ALTERAÇÕES ESTATUTÁRIAS

Este é um dos temas mais importantes em uma AND, uma vez que esta é a instância máxima para alterações estatutárias. Com relação a este assunto, o Sinal-DF centrará seus esforços em duas questões: aproximar a entidade sindical de sua base representativa, propondo, entre outras mudanças, a redução do quórum necessário para iniciativas dos filiados (nós  propomos a redução para 10% o número mínimo de assinaturas de filiados efetivos para convocar uma Assembleia Geral Nacional ou para convocar o Conselho Nacional, como se faz no Sindicato dos Auditores da Receita Nacional – Sindifisco) e aumentar a possibilidade de participação dos filiados e servidores por meio de votação eletrônica. A defesa da disponibilização de votação eletrônica nas propostas discutidas nas assembleias presenciais é uma das prioridades do Sinal-DF dentro do tema 3. Nosso sindicato acredita que as votações eletrônicas devem ser colocadas por um determinado período de tempo “em votação”, encerrando-se dentro de período razoável para permitir a ampla participação de servidores (no caso da AGN) e dos filiados (em todos os tipos de assembleias). Outro ponto importante é melhorar a transparência do processo decisório e da prestação de contas em relação às finanças do Sinal Nacional, com ampla divulgação aos filiados, evoluindo do atual modelo de publicação de planilha apenas para filiado consultar, para relatório padronizado com evolução mensal de receitas e despesas.

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorMAIS TRÊS NOVAS PERGUNTAS (AGORA JÁ SÃO DOZE) SOBRE A VALORIZAÇÃO DAS REGIONAIS
Matéria seguinteRESULTADO DAS ELEIÇÕES ASBAC-RJ – Triênio 2013/2015