Edição 149 - 14/11/2012

Ata da reunião do Conselho Regional em 06-11-2012 e do Conselho Regional em 28-09-2012

 

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Sinal-DF Informa de 14 de novembro de 2012
 

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Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central – Seção Regional Brasília/DF, Sinal-DF. Gestão 2011-2013 – Participação e Representatividade
ATA DA REUNIÃO DE TRABALHO, DO CONSELHO REGIONAL DO SINDICATO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO CENTRAL – SINAL-DF.

Local de Realização

Data

Hora

Nº 006/2012.

Duração

Inicio

Fim

Sala de reuniões do Sinal-DF

 

06/11/2012

 

12h30min

 

14h15min

 

 

105min

 

 Participantes – Presidente do CR-DF e do Sinal-DF: José Ricardo da Costa e Silva; Conselheiros: Max Meira, Josina Maria de Oliveira, Gregório Alberto Saiz Lopes Auriel Eleutério Marques Junior; Convidado: Luiz Carlos Caceres, Assessor do Sinal-DF

Deliberações e informes:

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE TRABALHO DO CONSELHO REGIONAL DO SINDICATO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO CENTRAL – CR-DF – Gestão 2011-2013, REALIZADA NO DIA 06 de novembro de 2012:

Aos seis dias do mês de novembro de 2012, reuniu-se o Conselho Regional do Sinal-DF, com a presença do Presidente do CR-DF e do Sinal-DF, José Ricardo da Costa e Silva; dos Conselheiros: Max Meira, Josina Maria de Oliveira, Gregório Alberto Saiz Lopes e Auriel Eleutério Marques Junior e do convidado Luiz Carlos C. Caceres, Assessor do Sinal-DF; foram tratados e deliberados os assuntos a seguir:

1.   Readequação do orçamento de 2012:

Considerações sobre a readequação orçamentária para o ano de 2012,  explanação feita pelo Diretor Financeiro, Gregorio Alberto Saiz Lopes: 

AJUSTES NO ORÇAMENTO DE 2012:

Tendo em vista que a execução orçamentária se afasta um pouco da situação projetada, normalmente com base na execução orçamentária de setembro do ano anterior, são necessários alguns ajustes para adequar os saldos das dotações às prioridades da gestão atual do Sinal-DF.

O orçamento inicialmente previsto para 2012(coluna 2 da planilha a seguir) considerava uma receita total de R$ 1,077 milhão, constituída das receitas de contribuições de R$ 942,9 mil, e das receitas financeiras de R$ 134,4 mil.

Na versão ajustada para 2012 (coluna 3 da planilha a seguir), estima-se receita total de R$ 1,098 milhão, com receita de contribuições de R$ 971,2 mil e receita financeira projetada de R$ 126,9 mil. O acréscimo na receita de contribuições é consequência do crescimento de 80 filiações líquidas entre janeiro e setembro deste ano. O decréscimo da receita financeira é explicado pela devolução realizada do superávit de 2010 (R$ 83.719,50) e do superávit de 2011 (R$ 146.431,31), impactando o valor do patrimônio investido em R$ 229,9 mil, além de sofrer diminuição devido à redução da taxa Selic (de 0,89% a.m. para 0,54% a.m.).

As despesas inicialmente estimadas para 2012 perfaziam R$ 1,073 milhão, constituídas de: despesas de pessoal, R$ 305 mil; despesas com instalações, R$ 75,9 mil; despesas de funcionamento, R$ 84,2 mil; despesas administrativas, R$ 57,9 mil; serviços técnicos especializados, R$ 213,6 mil; despesas com dirigentes, R$ 209,1 mil; despesas financeiras, R$ 7,3 mil; despesas com eventos, R$ 67,6 mil; aquisição de bens do ativo permanente, R$ 6,0 mil; e dedução de 5% das receitas para compor a reserva de contingência, no valor de R$ 47,1 mil;

No orçamento ajustado de 2012, as seguintes contas de despesas foram ajustadas com previsão de redução: despesas de pessoal, redução de 5,75%, novo valor estimado: R$ 287,4 mil; despesas com instalações, redução de 17,7%, novo valor estimado: R$ 62,5 mil;  despesas de funcionamento, redução de 14,3%, novo valor estimado: 72,2 mil; despesas administrativas, redução de 6,5%, novo valor estimado:  54,2 mil; despesas com dirigentes, redução de R$ 8,1%, novo valor estimado: R$ 192,3 mil;

Ainda no orçamento ajustado de 2012, as seguintes contas foram ajustadas com previsão de aumento: despesas com serviços técnicos especializados: aumento de 8,22%, novo valor estimado de R$ 231,1 mil, tendo como principais razões a renegociação dos termos do contrato de assessoria jurídica e a contratação de serviços especializados para atualização do sistema ADM jurídico e acompanhamento de processos de interesse do Sinal-DF; despesas financeiras, acréscimo de 1%, novo valor estimado em R$ 7,4 mil, devido à cobrança das tarifas para devolução dos superávits de 2010 e de 2011; despesas com eventos, acréscimo de 3,93%, com novo valor estimado de R$ 70,3 mil,  devido ao incremento de despesas com assembleias e com a campanha salarial de 2012; outros eventos: valor estimado de R$ 1,7 mil para homenagens, e eventos especiais, não previsto inicialmente;  aquisição de bens do ativo permanente: acréscimo de 518%, com novo valor estimado de 37,1 mil, esclarecendo-se que a realização desse investimento permitirá a conclusão da substituição de toda a infraestrutura de tecnologia da informação que atende ao Sinal-DF, conforme diretriz aprovada pelo Conselho Regional  para o ano. Finalmente, as reservas de contingência, com novo valor estimado de R$ 48,5 mil, apresenta aumento de 2,86%, reflexo do aumento estimado na receita. Decisão: os conselheiros tomaram conhecimento, esclareceram suas dúvidas com o Diretor Financeiro e aprovaram por unanimidade os ajustes propostos no orçamento de 2012.

Âncora

Planilha com os Orçamentos: Previsto, Ajustado para 2012 e Orçamento para 2013

       

ORÇAMENTO – SINAL/DF

Previsão

Ajustado Ano

Previsão

 

inicial 2012

2012

Ano 2013

RECEITAS

     

CONTRIBUICÕES BACEN       –   50%

892.800,00

920.534,74

937.188,36

CONTRIBUICÕES CENTRUS   –   50%

49.200,00

48.139,60

47.241,12

CONTRIBUIÇÕES FIL ESPECIAIS

864,00

956,25

0,00

RECEITAS DE IMOBILIZADO

0,00

1.600,00

0,00

       TOTAL

942.864,00

971.230,59

985.194,48

REC. FINANCEIRAS 

134.400,00

126.860,62

102.913,20

       TOTAL

134.400,00

126.860,62

102.913,20

RESERVA DE CONTINGÊNCIA (-)

0,00

0,00

0,00

TOTAL RECEITAS  (+)

1.077.264,00

1.098.091,21

1.088.107,68

DESPESAS (-)

1.073.799,95

1.064.572,13

1.086.983,69

SALDO(=)  Superávit / (Déficit)

3.464,05

33.519,08

1.123,99

D E S P E S A S

1.073.799,95

1.064.572,13

1.086.983,69

PESSOAL

304.955,99

287.423,00

297.622,93

INSTALAÇÕES

75.928,92

62.490,44

67.124,41

FUNCIONAMENTO

84.222,48

72.167,36

73.667,86

ADMINISTRATIVAS

57.948,00

54.174,52

63.824,12

SERV. TÉCNICOS ESPECIALIZADOS

213.552,00

231.099,89

242.904,52

DESPESAS C/DIRIGENTES

209.113,44

192.263,78

211.713,19

DESPESAS FINANCEIRAS

7.339,92

7.411,50

2.018,60

DESPESAS C/EVENTOS

67.596,00

70.250,55

74.114,33

OUTROS EVENTOS

0,00

1.700,00

0,00

BENS DO ATIVO PERMANENTE

6.000,00

37.100,00

4.734,00

RESERVA DE CONTINGÊNCIA (-)

47.143,20

48.491,09

49.259,72

 

2.    Considerações sobre a proposta orçamentária para 2013, explanação feita pelo Diretor Financeiro, Gregorio Alberto Saiz Lopes:

A comparação em termos percentuais, comentada a seguir, refere-se ao orçamento proposto para 2013(coluna 3 da planilha acima) sobre o orçamento ajustado de 2012 (coluna 2 da planilha acima).

As receitas totais, estimadas em 1,088 milhão, são constituídas das receitas de contribuições, estimadas em R$ 985,2 mil (receita de setembro de 2012 replicada para o ano de 2013), apresentando acréscimo de 1,44%, explicado pelo ingresso líquido de 80 filiações, até setembro/2012; e a receita financeira: de R$ 102,9 mil, estimada sobre uma taxa Selic de 7,33 a.a. para 2013, considerando-se a remuneração do fluxo de investimentos a 80% dessa taxa, e um crescimento de R$ 10 mil/mês nesse fluxo. A fonte para essa projeção foi o Relatório Focus – Expectativas do Mercado 5/10/2012, emitido pelo BC, que estimava naquela data, taxa média Selic para os próximos 12 meses de 7,56%, com viés de baixa.

Nas despesas, estimadas em R$ 1,086 milhão, foram consideradas algumas premissas: IPCA em 2013 de 5,50%, baseada no Relatório Focus – Expectativas de Mercado, de 5/10/2012, que estimava 5,44% para os próximos 12 meses, com viés de baixa. No item de despesas de pessoal, seguindo a mesma projeção adotada para estimar a receita, foi estimado reajuste salarial igual ao de setembro de 2012, de 7,5% e correção de benefícios pela taxa de inflação, pró-rata, considerada a data base de setembro. Comparando-se o total de despesas de 2013 com o orçamento ajustado de 2012, houve acréscimo de 2,98%.

As seguintes contas de despesas foram projetadas para 2013 com previsão de aumento: Despesas com pessoal, saldo previsto de 297,6 mil, acréscimo de 3,55% devido à previsão de reajuste salarial e de correção de benefícios pela inflação a partir de setembro/13; despesas com instalações, saldo previsto 67,1 mil, acréscimo de 7,42% pela correção de algumas contas dessa rubrica por valores acima da taxa de inflação projetada; despesas de funcionamento, acréscimo de 2,1%, novo saldo 73,7 mil; despesas administrativas, saldo previsto de 63,5 mil, acréscimo de 17,8%, pelo aumento previsto no valor do brinde anual distribuído aos filiados do Sinal-DF; despesas com serviços técnicos especializados, saldo previsto de R$ 242,9 mil, acréscimo de 5,11% devido à correção dos contratos vigentes pelo IPCA no período; despesas com dirigentes, acréscimo de 10,12%, saldo previsto de R$ 211,7 mil, devido à previsão de implantação de uma quarta diretoria, cujo diretor fará jus à verba de representação (os demais valores foram mantidos fixos, pois até o momento, não há perspectiva de reajuste salarial dos servidores do BC para 2013);  despesas com eventos, acréscimo de 5,5%, com novo valor estimado de R$ 74,1 mil,  devido à correção pela inflação prevista para o período; finalmente, projeta-se um crescimento de 1,59% na reserva de contingência de 5% sobre o valor da receita de contribuições, estimando-se o novo saldo para R$49,3 mil.

As contas de despesas que apresentam redução projetada para 2013 são: despesas financeiras, redução de 72,8%, com novo saldo estimado de R$ 2,0 mil, pois não há previsão de devolução de superávit apurado em 2012; bens do ativo permanente, redução de 86,1%, com novo saldo estimado em R$ 4,7 mil, pela previsão de aquisição de poucos equipamentos de informática, pois a quase totalidade desses equipamentos será substituída ainda em 2012.

As informações comentadas constam das várias pastas da planilha detalhada impressa e entregue aos Srs (as) Conselheiros (as): pasta “Resumo 2012-2013”. A informação detalhada sobre os ajustes nas contas de 2012 encontram-se na pasta “previsto e executado-12”; o orçamento ajustado de 2012 e a proposta de orçamento de 2013 encontram-se na pasta “previsão para aprov. 2013”, e alguns comentários sobre as projeções encontram-se na pasta “notas explicativas 2013”.  Decisão: os conselheiros (as) analisaram as informações, tiraram suas dúvidas com o diretor financeiro e aprovaram por unanimidade a proposta orçamentária para 2013. 

3.    Campanha salarial – reabertura de negociações – atuação no Congresso Nacional:

José Ricardo, Diretor de Relações Externas do Sinal relatou os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo do Sinal sob sua coordenação junto a parlamentares buscando apoio para reabertura de negociações com o governo. Os servidores que fazem parte do grupo têm experimentado boa receptividade dos parlamentares, porém o trabalho de construção desses caminhos requer muita habilidade e discrição, pois o assunto é muito sensível e, se forem prematuramente explorados pela mídia pode-se colocar tudo a perder. Os conselheiros ficaram cientes das ações desenvolvidas. 

4.    Outros Assuntos:

Foi amplamente divulgado junto aos filiados o convite para o churrasco de aniversário do Sinal a realizar-se no próximo dia 10/11 das 12:30 h às 16:30h, nas churrasqueiras 16 e 17 da Asbac, a Diretora Secretária atualizou os conselheiros sobre as providências já tomadas, como contratação do Buffet, aquisição de brindes para sorteio, dentre outras.  Os conselheiros ficaram cientes das providências tomadas.

Nada mais tendo sido tratado, foi encerrada a reunião e lavrada a presente ata que vai assinada por mim, JOSINA MARIA DE OLIVEIRA, ________________________, Conselheira e Diretora-Secretária e por JOSÉ RICARDO DA COSTA E SILVA ________________________, Presidente do Conselho Regional do Sinal-DF. Brasília, 6 de novembro de 2012.////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Arquivo: Direx/Conselho Regional Sinal-DF/2012/Atas/CR-DF 006-2012 de 6/11/2012.docx

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Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central –
Seção Regional Brasília/DF, Sinal-DF. Gestão 2011-2013 – Participação e Representatividade
ATA DA REUNIÃO DE TRABALHO, DO CONSELHO REGIONAL DO SINDICATO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO CENTRAL – SINAL-DF.

Local de Realização

Data

Hora

Nº 005/2012.

Duração

Inicio

Fim

Sala de reuniões do Sinal-DF

 

28/09/2012

 

 

12:45h

 

 

14:00h

 

 

75min

 

 Participantes – Presidente do CR-DF e do Sinal-DF: José Ricardo da Costa e Silva; Conselheiros: Max Meira, Josina Maria de Oliveira, Gregório Alberto Saiz Lopes e Bruno Peres de Aguiar;  Convidado: Luiz Carlos Caceres, Assessor do Sinal-DF

Deliberações e informes:

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE TRABALHO DO CONSELHO REGIONAL DO SINDICATO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO CENTRAL – CR-DF – Gestão 2011-2013, REALIZADA NO DIA 28 de setembro  de 2012:

Aos vinte e oito dias do mês de setembro de 2012, reuniu-se o Conselho Regional do Sinal-DF, com a presença do Presidente do CR-DF e do Sinal-DF, José Ricardo da Costa e Silva, dos Conselheiros  Max Meira,  Josina Maria de Oliveira, Gregório Alberto Saiz Lopes, Bruno Peres de Aguiar, e do convidado: Luiz Carlos Caceres, Assessor do Sinal-DF; foram tratados e deliberados os  assuntos a seguir:  

         1.    Campanha Salarial :

Os conselheiros avaliaram o cenário, o impacto que o abaixo-assinado estava causando no ambiente corporativo, cujo teor solicitava a inclusão da carreira de especialista do BC no projeto de lei orçamentária de 2013. Foi comentado também o  resultado da votação na AGN de 27/9/12,  da proposta apresentada pela servidora que organizou o abaixo assinado, de 440 votos favoráveis e 116 contrários. Foi ratificado o compromisso do Sinal-DF de requerer ao CN a colocação em votação nacional, preferencialmente eletrônica, a proposta aprovada na AGN de Brasília.

        2.   Devolução do superávit operacional de 2011:

Os conselheiros tomaram conhecimento de que havia sido transferido do Banco Santander, mediante resgate do fundo Santander Premium o valor de R$ 146.431,31 e que os arquivos com o crédito para os filiados já estavam sendo processados pelo Banco do Brasil, e que o crédito em conta seria realizado no dia 1º de outubro. Os conselheiros ficaram cientes das providências tomadas.

        3     Remanejamentos orçamentários para adequação à execução no segundo semestre:

Foi apresentada planilha com orçamento executado até agosto de 2012, com indicação dos remanejamentos sugeridos, para que a execução orçamentária esteja dentro dos parâmetros estabelecidos preliminarmente. A proposta de remanejamentos foi aprovada pelos conselheiros e foi sugerida a apresentação da proposta orçamentária de 2013 para discussão na próxima reunião do Conselho Regional.

        4.    Festividades de aniversário do Sinal:

 Foi aprovada a realização de churrasco de almoço no dia 27 ou data seguinte mais próxima do aniversário da Entidade, sujeito à disponibilidade de churrasqueira na ASBAC. Os brindes (camiseta e caneco de chopp) foram encomendados.

        5.    Análise das propostas de telefonia celular:

Item prejudicado, encaminhado para decisão na próxima reunião da Diretoria Executiva;

        6.    Avaliação da proposta de reajuste salarial apresentada pelos funcionários do Sinal-DF.

Assunto examinado, e, após deliberação, foram aprovados os seguintes parâmetros: concessão de reposição inflacionária e pelo menos 2% de ganho real, ter como limite o que foi negociado por categorias com data-base em setembro; sugestão de pagamento de bônus por desempenho, em função do acréscimo no volume de trabalho ocorrido em 2012. Os conselheiros delegaram  à Diretoria Executiva o detalhamento do que poderá ser atendido da pauta e reivindicações, seguindo os parâmetros definidos, assim como a conclusão da negociação e a comunicação aos funcionários da decisão em sua próxima reunião ordinária.

        7.    Preparação da AND – Assembleia Nacional Deliberativa:

Assim que seja concluída a eleição dos delegados de Brasília, a Diretoria deve efetuar reunião com os delegados e passar orientações sobre o encaminhamento das propostas a serem levadas para o evento, familiarizando-os com os mecanismos e procedimentos da AND.

Nada mais tendo sido tratado, foi encerrada a reunião e lavrada a presente ata que vai assinada por mim, JOSINA MARIA DE OLIVEIRA, ________________________, Conselheira e Diretora-Secretária e por JOSÉ RICARDO DA COSTA E SILVA ________________________, Presidente do Conselho Regional do Sinal-DF. Brasília, 28 de setembro de 2012.////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Arquivo: Direx/Conselho Regional Sinal-DF/2012/Atas/CR-DF 005-2012 de 28/9/2012.docx

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