Saiba o que alguns delegados estão preparando para 25ª AND
Para Cleide Martins, a delegada mais votada do Distrito Federal, a AND é um espaço de formação e de reflexão sobre a concepção, a estrutura e o funcionamento do SINAL. Segundo ela, o objetivo dela e de seus colegas eleitos sob o slogan “Por um novo consenso” é colaborar com a modernização dos mecanismos de participação dos filiados. Para isso, pretendem garantir aos servidores do Banco Central o direito de opinar sobre eventuais propostas apresentadas pelo governo para reajuste salarial, lutar pelo realinhamento das tabelas salariais das carreiras e cargos do Banco Central e trabalhar pelo avanço nas conquistas não financeiras, como flexibilização da jornada de trabalho, revisão da regulamentação da Licença para Capacitação; abertura da Centrus à participação de servidores do RJU em planos previdenciários; e eleição de um representante da base para compor Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas.
Márcio Antônio Estrela, coordenador do grupo Starnet e também eleito delegado para a 25ª AND, levará para o Pará 14 propostas, distribuídas nas áreas de Campanha Salarial, Estatuto e Qualidade de Vida no Trabalho. Segundo o servidor, seu objetivo é tirar os dirigentes da “Zona de Conforto” do ambiente sindical e exigir transparência máxima do Sinal. “Sindicalistas tendem a achar que estão bem por concordarem entre si. Acho importante ter ações focadas no interesse da categoria e não em “agendas políticas” específicas de dirigentes”, explicou.
Já o delegado Marcos Enéas da Silva tem como principal objetivo na 25ª AND garantir que o Sinal mantenha-se na luta unificada da Carreira de Especialistas do Banco Central, sem distinção de cargo (Técnico e Analista). Para Marcos Enéas, essa luta unificada tem que manter o que foi aprovado em diversas outras ANDs, assembleias e demais fóruns de discussão. “Defenderei a modernização da Carreira, com exigência de nível superior para o cargo de Técnico com proporcionalidade de 70% do vencimento do Analista” afirmou.
O servidor aposentado Luiz Carlos Caceres trazia em seu slogan de campanha seus objetivos, “um estatuto voltado para os filiados, favorecendo agilidade decisória, transparência e uso de ferramentas eletrônicas”. Caceres foi o responsável pelo registro de proposta de criação de novo parágrafo (94) no Estatuto do Sinal, tornando obrigatória a votação eletrônica aberta para aprovação de: acordos salariais, pauta de reivindicações da categoria e alteração de plano de cargos e salários. Ele encaminhou ainda propostas de alteração de outros parágrafos relacionados com votação eletrônica. Outro ponto defendido pelo aposentado é a alteração do artigo 10, reduzindo e unificando o quorum atualmente exigido no estatuto para os vários tipos de convocação, que varia de 15 a 30% dos filiados efetivos, para 10% (dez por cento) do quadro de filiados efetivos. Segundo Caceres, tal redução reequilibra o poder dos filiados perante o CN do Sinal e Conselhos Regionais, que têm a prerrogativa da convocação.
Max Meira, outro delegado eleito em Brasília, declara : “Não levo grandes ideias, apenas propostas simples, objetivas e claras. O Sindicato tem que se reinventar no dia a dia, a AND não estruturada para grandes debates. Assim, apresentei cinco propostas, 2 clareiam quórum para a própria AND e para o Conselho Nacional, duas reduzem o número de delegados a quantitativos que permitam o debate e a participação de todos. A mais importante seria a que prever o uso de Votação Eletrônica para deliberar sobre greve. ”
Para José Ricardo, presidente do Sinal-DF e, portanto, delegado nato a AND é uma oportunidade de repensar coletivamente o Sindicato. No passado, durante o autoritarismo e o pouco desenvolvimento de meios de comunicação fazia com que a direção do sindicato estivesse distante dos filiados, mas agora a direção sindical tem que se aproximar de sua base de filiados e de seus representados. E preciso criar mecanismos para tornar o Sinal um sindicato mais representativo e querido por sua base. Para isto, é preciso reduzir as exigências para convocação de assembleias e de reunião dos Conselhos regionais e Nacional, aumentar a transparência das ações e facilitar a participação eletrônica de todos os servidores nas questões importantes, como votação de proposta salarial.
Para entender e opinar sobre os assuntos do seu interesse e saber o que os delegados eleitos estão propondo para a 25ª AND, você pode acessar o blog da AND. Lá você terá acesso aos três temas que estão e pauta na Assembleia Nacional deste ano, aValorização das Regionais, a Campanha Salarial e Alterações Estatutárias.
Cada tema tem um moderador/relator que é responsável pela análise e compilação das sugestões e elaboração de um relatório que será apresentado na plenária da AND que começará no dia 15 de novembro, alguns já divulgados como Campanha Salarial e Valorização das Regionais. O blog da AND esteve disponível entre 5/10 e 5/11, para que qualquer filiado ao Sinal pudesse postar as mudanças que gostaria que fossem implementadas relacionadas com os três temas, assim como comentar as postagens registradas pelos colegas.
Para acessar o blog e consultar os comentários postados clique no link http://www.sinal.org.br/and/2012