Edição 77 - 14/11/2012

Saiba o que alguns delegados estão preparando para 25ª AND

Para Cleide Martins, a delegada mais votada do Distrito Federal, a AND é um espaço de formação e de reflexão sobre a concepção, a estrutura e o funcionamento do SINAL.  Segundo ela, o objetivo dela e de seus colegas eleitos sob o slogan “Por um novo consenso” é colaborar com a modernização dos mecanismos de participação dos filiados. Para isso, pretendem garantir aos servidores do Banco Central o direito de opinar sobre eventuais propostas apresentadas pelo governo para reajuste salarial, lutar pelo realinhamento das tabelas salariais das carreiras e cargos do Banco Central e trabalhar pelo avanço nas conquistas não financeiras, como flexibilização da jornada de trabalho, revisão da regulamentação da Licença para Capacitação; abertura da Centrus à participação de servidores do RJU em planos previdenciários; e eleição de um representante da base para compor Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas. 

Márcio Antônio Estrela, coordenador do grupo Starnet e também eleito delegado para a 25ª AND, levará para o Pará 14 propostas, distribuídas nas áreas de Campanha Salarial, Estatuto e Qualidade de Vida no Trabalho.  Segundo o servidor, seu objetivo é tirar os dirigentes da “Zona de Conforto” do ambiente sindical e exigir transparência máxima do Sinal. “Sindicalistas tendem a achar que estão bem por concordarem entre si. Acho importante ter ações focadas no interesse da categoria e não em “agendas políticas” específicas de dirigentes”, explicou.  

Já o delegado Marcos Enéas da Silva tem como principal objetivo na 25ª AND garantir que o Sinal mantenha-se na luta unificada da Carreira de Especialistas do Banco Central, sem distinção de cargo (Técnico e Analista). Para Marcos Enéas, essa luta unificada tem que manter o que foi aprovado em diversas outras ANDs, assembleias e demais fóruns de discussão. “Defenderei a modernização da Carreira, com exigência de nível superior para o cargo de Técnico com proporcionalidade de 70% do vencimento do Analista” afirmou.  

O servidor aposentado Luiz Carlos Caceres trazia em seu slogan de campanha seus objetivos, “um estatuto voltado para os filiados, favorecendo agilidade decisória, transparência e uso de ferramentas eletrônicas”. Caceres foi o responsável pelo registro de proposta de criação de novo parágrafo (94) no Estatuto do Sinal, tornando obrigatória a votação eletrônica aberta para aprovação de: acordos salariais, pauta de reivindicações da categoria e alteração de plano de cargos e salários. Ele encaminhou ainda propostas de alteração de outros parágrafos relacionados com votação eletrônica. Outro ponto defendido pelo aposentado é a alteração do artigo 10, reduzindo e unificando o quorum atualmente exigido no estatuto para os vários tipos de convocação, que varia de 15 a 30% dos filiados efetivos, para 10% (dez por cento) do quadro de filiados efetivos. Segundo Caceres, tal redução reequilibra o poder dos filiados perante o CN do Sinal e Conselhos Regionais, que têm a prerrogativa da convocação.

Max Meira, outro delegado eleito em Brasília, declara : “Não levo grandes ideias, apenas propostas simples, objetivas e claras. O Sindicato tem que se reinventar no dia a dia, a AND não estruturada para grandes debates. Assim, apresentei cinco propostas, 2 clareiam quórum  para a própria AND e para o Conselho Nacional, duas reduzem o número de delegados a quantitativos que permitam o debate e a participação de todos. A mais importante seria a que prever o uso de Votação Eletrônica para deliberar sobre greve. ”

Para José Ricardo, presidente do Sinal-DF e, portanto, delegado nato a AND é uma oportunidade de repensar coletivamente o Sindicato. No passado, durante o autoritarismo e o pouco desenvolvimento de meios de comunicação fazia com que a direção do sindicato estivesse distante dos filiados, mas agora a direção sindical tem que se aproximar de sua base de filiados e de seus representados. E preciso criar mecanismos para tornar o Sinal um sindicato mais representativo e querido por sua base. Para isto, é preciso reduzir as exigências para convocação de assembleias e de reunião dos Conselhos regionais e Nacional, aumentar a transparência das ações e facilitar a participação eletrônica de todos os servidores nas questões importantes, como votação de proposta salarial.

Para entender e opinar sobre os assuntos do seu interesse e saber o que os delegados eleitos estão propondo para a 25ª AND, você pode acessar o blog da AND. Lá você terá acesso aos três temas que estão e pauta na Assembleia Nacional deste ano, aValorização das Regionais, a Campanha Salarial e Alterações Estatutárias.

Cada tema tem um moderador/relator que é responsável pela análise e compilação das sugestões e elaboração de um relatório que será apresentado na plenária da AND que começará no dia 15 de novembro, alguns já divulgados como Campanha Salarial e Valorização das Regionais. O blog da AND esteve disponível entre 5/10 e 5/11, para que qualquer filiado ao Sinal pudesse postar as mudanças que gostaria que fossem implementadas relacionadas com os três temas, assim como comentar as postagens registradas pelos colegas.

Para acessar o blog e consultar os comentários postados clique no link http://www.sinal.org.br/and/2012

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorBlog da AND disponibiliza relatórios dos grupos de trabalho
Matéria seguinteNo Dia da República, Sinal inicia sua XXV AND em Belém do Pará em defesa das regionais do Banco Central do Brasil