Edição 10 - 05/12/2012

BOCA PAULISTA ELETRÔNICO nº 10, de 5.12.12: O que nos une e o que nos separa

 

BOCA PAULISTA ELETRÔNICO

São Paulo, 5 de dezembro de 2012 – nº 10

.

O QUE NOS UNE E O QUE NOS SEPARA

Difícil de aceitar a proposta da Direção do BC, expressada novamente na reunião com o SINAL no final da tarde desta 2ª feira e relatada no Apito Brasil nº 169, condicionando o seu empenho em prol da inclusão da Carreira de Especialista do BC nos 5 + 5 + 5 à reavaliação prévia desse reajuste pelo funcionalismo.

A Direção do BC pediu ao SINAL a convocação de uma Assembleia para deliberar com a categoria algo como “caso o governo venha a lhes oferecer novamente os 5 + 5 + 5, vocês os aceitariam?”

Sendo a resposta positiva, eles agiriam – a tal “única bala” –, comodamente, sem correr riscos, mas, também, sem nenhum compromisso! Se “acertarem o tiro”, muito bem, se não, fica por isso mesmo!

Ao nos requerer o aval prévio, tem-se a impressão que a Direção nada tem a ver com o assunto, que seus componentes se enxergam totalmente desvinculados dos servidores, mesmo que alguns, incluindo o Ministro-Presidente, façam parte da categoria.

Nos contatos com o Ministério do Planejamento o SINAL tem recebido a indicação de que é desnecessária tal reavaliação prévia, pois entende o Secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, que a categoria poderá deliberar quando a proposta for novamente apresentada.

Ora, o SINAL está fazendo a sua parte, com todo empenho e dedicação, junto ao governo e no Congresso, e já manifestou várias vezes que uma ajuda de verdade seria bem-vinda. Entendemos que a direção do BC não precisa de nenhum aval e se ela quiser realmente atuar, assumindo o papel gerencial e institucional que lhe cabe, com os riscos que lhes são inerentes e ir verdadeiramente à luta, contará com o nosso apoio integral.

Cabe mencionar, ainda, que na "janela de oportunidade" citada durante a reunião com a Direção, podem ser atendidas todas as demais carreiras que rejeitaram a proposta, em agosto. Dessa forma, qualquer açodamento poderá colocar a Carreira de Especialista do BC em desvantagem com relação a possíveis ajustes na proposta, mesmo que não financeiros.

Que a Direção pressione seus pares no governo, reclame do insensato, injusto e imerecido tratamento para com essa nossa importantíssima carreira de Estado, e consiga uma proposta, mas uma proposta firme, no tempo presente ou no presente contínuo, nem que seja, de novo, os 5 + 5 +5.

Dessa forma poderemos trabalhar juntos: Servidores, SINAL e BC!

Conselho Regional do SINAL-SP

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSinal realiza AGN na sexta-feira, 7 de dezembro
Matéria seguinteEm Canto hoje. Não perca!