Edição 5 - 15/02/2013

SINAL-SP INFORMA nº 5, de 15.2.13: Assembleias regionais, na terça-feira, dia 19.2.13 / Edital de convocação da AGRE / Calendário para as eleições da gestão 2013/2015 do SINAL / Saiu na imprensa / Rede conveniada de descontos

 

 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 15 de fevereiro de 2013 – nº 5

.

.

ASSEMBLEIAS REGIONAIS, NA TERÇA-FEIRA, 19/2

Na próxima terça-feira, dia 19/2/13, em São Paulo, haverá duas assembleias no pátio em frente ao prédio do Banco Central:

·         Às 9h30 – Assembleia Geral Regional Ordinária, para a escolha da comissão regional que supervisionará o processo eleitoral do SINAL-SP para a gestão 2013-2015. Ver, a propósito, o boletim SINAL-SP INFORMA nº 4, de 5/2/13;

·        Às 10h – Assembleia Geral Regional Extraordinária, com pauta especificada no edital publicado em quadro abaixo.

Participe!

.

SINAL – SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS AUTÁRQUICOS NOS ENTES DE FORMULAÇÃO, PROMOÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA POLÍTICA DA MOEDA E DO CRÉDITO – SEÇÃO REGIONAL DE SÃO PAULO.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL REGIONAL EXTRAORDINÁRIA

Conforme previsto no artigo 45, item II, alínea “c” do Estatuto, e no artigo 86, item II, alínea “c” do Regimento Interno do Sinal, o Conselho Regional do Sinal-SP convoca os servidores para a Assembleia Geral Regional Extraordinária a realizar-se no dia 19 de fevereiro de 2013, terça-feira, às 10h, no pátio em frente ao prédio do Banco Central em São Paulo, localizado na Avenida Paulista, 1804, para tratar da seguinte pauta:

1.      Reajuste salarial;

2.      Atendimento jurídico;

3. Informe sobre a questão dos 28,86% (GT da Litigiosidade);

4.      Outros assuntos de interesse.

Cópia do presente Edital e informações complementares estão disponíveis na sede regional do Sindicato.

São Paulo – SP, 15 de fevereiro de 2013.

Aparecido Francisco de Sales

Presidente da Diretoria Executiva Regional

.

CALENDÁRIO PARA AS ELEIÇÕES DA GESTÃO 2013/2015 DO SINAL

ATIVIDADE

PRAZO

Publicação de edital nacional convocatório

1/2/2013

Publicação de edital convocatório da Assembleia Regional

Até 8/2/2013

Assembleias Regionais para escolha das Comissões Eleitorais

Até 28/2/2013

Inscrição de chapas para os Conselhos Regionais e de candidatos aos Conselhos Fiscais

28/2 a 14/3/2013

Divulgação das chapas aos CRs e dos candidatos inscritos para os CFs

15/3/2013

Eleição e divulgação dos integrantes da Comissão Eleitoral Nacional

Até 15/3/2013

Impugnação de chapas aos CRs e de candidatos aos CFs

18 a 20/3/2013

Prazo para recurso

21/3/2013

Homologação das chapas aos CRs e dos candidatos aos CFs

22/3/2013

Votação, apuração e proclamação do resultado

11/4/2013

POSSE DOS ELEITOS

2/5/2013

 

.

SAIU NA IMPRENSA

14/2/2013

Fux libera Congresso para votar Orçamento, mas data para isso ainda é imprevisível

Despacho do ministro diz que liminar só se refere aos vetos, mas ainda não há acordo no Congresso para votar; servidor defende pagamento de reajuste em folha suplementar

Por Hélcio Duarte Filho

Embora despacho do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, ‘libere’ o Congresso Nacional para votar o Orçamento da União de 2013, não é possível afirmar se a proposta será apreciada nos próximos dias ou não. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou sessão para terça-feira (19) com o objetivo de votar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que já deveria ter sido aprovado em dezembro do ano passado. Mas, em Brasília, ninguém se arrisca a dizer se haverá acordo ou não para apreciar a matéria.

Diante da não votação do orçamento, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, vem adiando a implantação do projeto que aumenta o valor da GAJ (Gratificação Judiciária), cuja primeira parcela deveria ter sido aplicada em janeiro. Todos os tribunais superiores fazem o mesmo, assim como os regionais, com exceção de alguns eleitorais. Os servidores defendem o pagamento imediato, como ocorreu nos órgãos e ministérios subordinados ao Executivo e no Ministério Público da União, que pagaram tendo como base legal a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Situação indefinida

Na semana que antecedeu ao carnaval, o dirigente da federação nacional (Fenajufe) e do Sintrajud-SP Antônio Melquíades, o Melqui, pediu ao ministro Joaquim Barbosa que reconsidere sua decisão e determine o pagamento. O presidente do Supremo alegou que seguia a Constituição Federal e minimizou o impacto do atraso na vida dos servidores, mas, ao final, acabou concordando em redefinir a questão caso o orçamento não seja votado até o final de fevereiro. A conversa aconteceu durante o intervalo de uma sessão do Pleno do STF.

A situação permanece indefinida porque os dois maiores partidos de oposição ao governo – o PSDB e o DEM – se recusam a votar o orçamento enquanto não for analisado o veto da presidenta Dilma Rousseff (PT) à nova lei que redefine a distribuição dos recursos do petróleo. Liminar deferida por Fux do final do ano passado condicionou a votação desse veto à apreciação em ordem cronológica de todos os demais vetos presidenciais pendentes de análise que se acumulam no Congresso Nacional. Veio a público, então, a informação de que há uma lista de cerca de três mil vetos esquecidos por mais de uma década nas gavetas da Câmara e do Senado – que deveriam ter sido apreciados e não foram.

Despacho de Fux

O impasse levou à suspensão da votação do orçamento em dezembro passado – sob o argumento de que isso só poderia ocorrer após os vetos serem apreciados. Na semana passada, o ministro Luiz Fux respondeu formalmente à Advocacia-Geral da União que sua decisão não se refere ao orçamento ou a quaisquer outras matérias, mas apenas aos vetos presidenciais a projetos aprovados pelo Legislativo. "(…) Todas as proposições não relacionadas aos vetos presidenciais podem e devem ser apreciadas à luz da responsabilidade constitucional do Congresso Nacional, porquanto não interditada ‘in totum’ a atividade parlamentar por qualquer mandamento originário do Supremo Tribunal Federal", diz o documento.

Pouco depois, Fux voltou ao tema em uma entrevista ao jornal “Valor Econômico” e disse não entender o motivo da polêmica: “Por que o Congresso está obstruído, não vota nada? Está interditada a atividade parlamentar? Não foi isso o que nós dissemos. O despacho diz com letras muito claras: podem trabalhar naquilo que lhes é pertinente, ou seja, devem votar a lei do orçamento e outras proposições que não sejam vetos”, disse.

Emendas parlamentares

Na conversa que teve com Joaquim Barbosa, e que resultou na marcação de uma audiência formal com a Fenajufe para o dia 1º de março, Melqui alertou o presidente do STF para o risco de que o impasse na votação do orçamento se estenda por muito tempo, o que penalizaria ainda mais os servidores. Ao que parece, a questão orçamentária tornou-se moeda de pressão não só com relação aos vetos, como de outras ‘demandas’ de deputados e senadores, dentre elas a liberação de recursos para emendas parlamentares. Tanto num caso como nos outros, as bancadas do PSDB e o do DEM são ‘ampliadas’ pela insatisfação de deputados e senadores da base aliada do governo, que tão pouco fazem força para votar a lei orçamentária.

Enquanto isso, os servidores podem ficar sem o reajuste nos contracheques por mais um mês – e ainda na incerteza sobre como de fato procederá o ministro Joaquim Barbosa caso o impasse se prolongue. “Queremos que os tribunais rodem folhas suplementares assim que for decidido o pagamento”, defende Melqui – referindo-se tanto a uma mudança de posição do presidente do STF, quanto à eventual votação do orçamento. Para ele, os servidores não podem pagar por disputas que envolvem o governo e os parlamentares.

Emenda não se refere ao Judiciário

Alguns segmentos de servidores do Executivo, que firmaram acordo com o governo ao final do ano passado, também não tiveram os salários reajustados em janeiro por conta do atraso na votação do Orçamento. O governo alegou que isso não poderia ser feito porque a Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece que os reajustes só podem ser concedidos para servidores abrangidos por projetos de lei enviados ao Congresso até 31 de agosto de 2012. Para enquadrá-los nos reajustes, este item da LDO teria que ser readequado.

É o que propõe emenda à Lei Orçamentária apresentada pelo deputado federal Roberto Policarpo (PT-DF), que altera para 31 de dezembro de 2012 a data-limite para entrada de projetos salariais específicos para estas categorias. Caso esta emenda venha a ser aprovada, estes setores do funcionalismo – que incluem analistas do Banco Central e auditores da Receita, dentre outros – poderiam ser inseridos pelo governo no grupo dos que já receberam o reajuste independente da aprovação do orçamento. Esta emenda do parlamentar, no entanto, não faz quaisquer referências e nem interfere na situação dos trabalhadores do Judiciário Federal, que já se enquadram dentre as categorias contempladas em projetos enviados ao Congresso até 31 de agosto.

Fonte: Sintrajud

.

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Clique aqui para acessar a lista completa dos conveniados.

Leve sempre consigo a carteirinha do Sinal para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

Confira os convênios com agências de turismo:

Business & Travel – Turismo e Eventos

CVC Turismo

Maiorca – Passagens e Turismo

Megatur

Polinésia Turismo

 [[]]

Entretenimento:

Novidade: Cine Livraria Cultura – Dispomos de convites pelo preço de R$ 10,50, com prazo de validade até 22/5/13, para o cinema – duas salas – localizado no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073 – telefone: 3285-3696). Os convites devem ser trocados por ingresso nas respectivas bilheterias. Atenção: a compra dos convites é vantajosa apenas para quem não é aposentado e não participa dos programas Clientes +cultura ou Cartão Livraria Cultura Itaucard (pessoas nessas condições já pagam meia-entrada). Consulte aqui a programação.

Rede Cinemark – Dispomos de convites pelo preço de R$ 11,00, com prazo de validade até 31/5/13, para todos os cinemas e sessões da rede, exceto salas do Iguatemi SP, Premier Cidade Jardim e 3D. Os convites devem ser trocados por ingresso nas respectivas bilheterias. Consulte aqui a programação.

Bilheteria.com – Empresa especializada em venda de ingressos e serviços de conveniência para grandes e pequenos eventos e estabelecimentos (teatros, casas de shows, cinemas, estádios, feiras, festas e parques etc.), oferece descontos especiais aos filiados do Sinal. O acesso às promoções se faz em ambiente reservado na Internet, após cadastro do filiado. Para obter a senha de acesso às promoções, favor contatar Adailza, funcionária do Sinal-SP, pelo telefone (11) 3159-0252. Acesso à página da Bilheteria.com para os filiados: clique aqui.

–  Siga no Twitter as últimas notícias do SINAL-SP  –

.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorDr. Julio atende segunda-feira no SINAL-RJ
Matéria seguinteAssembléia de informes sobre a ação do 28,86%