Edição 19 - 12/04/2013

SINAL-SP INFORMA nº 19, de 12.4.13: Palestra sobre a nova lei das domésticas / Vídeos da palestra sobre os 28,86% / Saiu na imprensa / Rede conveniada

 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 12 de abril de 2013 – nº 19

  

.

NOVA LEI DAS DOMÉSTICAS

SINAL-SP promove palestra com advogada no auditório do BC (20º andar), no dia 15/4, às 11h

Com a promulgação da Emenda Constitucional 72/2013 (ver quadro SAIU NA IMPRENSA), que garante aos trabalhadores domésticos os mesmos direitos concedidos aos urbanos e rurais, surgiu entre os empregadores – as famílias – muita preocupação como agir face a essa nova realidade.

Atento à questão, o SINAL-SP convidou a advogada Vilma Toshie Kutomi*.

É uma ótima oportunidade para você esclarecer as suas dúvidas. Compareça!

* Vilma Toshie Kutomi é profissional de destaque na área Trabalhista, em questões envolvendo negociação sindical em diversos tipos de acordos coletivos e contencioso trabalhista (greves e ações coletivas) em diferentes setores da indústria: bancário, farmacêutico, alimentação, siderúrgica, eletrônica, automotiva, química, mineração, software, telecomunicações, energia, seguros, petróleo & gás, etc. Ela atua também na área de benefícios empregatícios, em assuntos envolvendo consultoria (contratos de trabalho), remuneração (incluindo remuneração de executivos), entrada e saída de mão de obra (expatriação), bônus, stock options, divisão de lucros & plano de participação em resultados. Na área de Imigração, Vilma presta assessoria jurídica a empresas em diferentes setores de indústria a respeito de remuneração e benefícios relacionados a vistos de trabalho e acordos internacionais.

 

.

AÇÕES DOS 28,86%

Vídeos* de palestra proferida em Brasília pelo advogado Marcos Resende

O SINAL-DF promoveu, no dia 5/4/13, palestra com o advogado Marcos Resende sobre as tratativas que vêm sendo feitas com relação às ações dos 28,86%, objetos de possível acordo com o Banco Central.

O vídeo da Palestra do Dr. Marcos, com pouco mais de 35 minutos, onde o advogado do SINAL faz um retrospecto abrangendo a tramitação inicial, a vitória no STF, a demora da fase de execução, a criação do GT, o trabalho desenvolvido no âmbito do GT, a situação atual e as perspectivas.

A seguir, foi aberta sessão de perguntas e respostas, onde 8 colegas externaram dúvidas, preocupações e solicitações de esclarecimentos, abrangendo situações pessoais ou de grupos,  que identificaremos pelo autor, com a resposta do Dr Marcos logo em seguida:  pergunta 1 – Herculano Fausto G. Moreira; pergunta 2 – Paulo de Tarso Galarça Calovi; pergunta 3 – José Ricardo da Costa e Silva; pergunta 4 – Ayrton Landim Fialho; pergunta 5 – Carlos Alberto Amorim Junior; pergunta 6 – Marcus Antônio Dias Pereira; pergunta 7 – Max Meira; pergunta 8 –  Antônio Eugênio da Silva.

* Clique em cada um dos textos em azul para acessar o respectivo vídeo.

Fonte: boletim Sinal-DF Informa nº 196, de 10/4/13

.

SAIU NA IMPRENSA

11/4/13

Comissão pode apresentar proposta sobre direitos de domésticos ainda neste mês

A comissão mista que estuda a regulamentação de dispositivos da Constituição poderá fechar uma proposta de normatização dos novos direitos dos empregados domésticos até o fim do mês. O presidente da comissão, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), marcou para o dia 23 uma reunião para decidir a proposta que será enviada à Câmara e ao Senado.

“No Dia do Trabalho [1º de maio], temos que dar uma sinalização para a sociedade de que a questão será regulamentada e de que forma será regulamentada”, acrescentou o relator da comissão, senador Romero Jucá (PMDB-RR). “Queremos rapidez para votar uma matéria que traga tranquilidade.”

Os novos direitos dos domésticos estão previstos na Emenda Constitucional 72/2013, promulgada na semana passada. A emenda estende aos domésticos os mesmos direitos dos outros trabalhadores, como carga de trabalho de 44 horas semanais; o pagamento de hora extra; o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e multa de 40% para demissão sem justa causa. Vários dos direitos, no entanto, ainda precisam ser regulamentados para entrar em vigor.

Relações de trabalho

Integrantes da comissão se reuniram nesta quinta-feira para apresentar sugestões, que estão sendo colhidas pelo relator. As novidades foram trazidas pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que tocou em pontos como banco de horas e a prioridade na oferta de vagas em creches para os filhos de domésticas.

Segundo Sampaio, o banco de horas compensaria horários trabalhados a mais ou a menos na jornada de 44 horas. “Vai ter que se constituir um banco de horas para que haja compensação dos horários trabalhados, que podem ser pagos com esse banco ou com a antecipação da saída do trabalho. Em vez de duas horas de almoço, ela [a doméstica] teria meia hora, uma hora, e anteciparia o horário de saída”, sugeriu o deputado.

Carlos Sampaio defendeu ainda a garantia de creche para os filhos das domésticas. “A nossa proposta é assegurar às empregadas domésticas a prioridade na vaga das creches dos municípios. Muitas vezes, elas deixam os filhos na creche para poder cuidar dos filhos dos patrões.”

Além desses pontos, a comissão deverá discutir ainda como serão calculadas as horas extras e adicionais noturnos, a viagem do empregado no fim de semana e horário de almoço.

Veja o que vale com a promulgação e o que precisa ser regulamentado

Veja reportagem especial sobre os novos direitos dos domésticos

Fonte: Agência Câmara Notícias

.

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Clique aqui para acessar a lista completa dos conveniados.

Leve sempre consigo a carteirinha do Sinal para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

Confira o convênio com farmácias & drogarias:

Farmácia Magistral Peixoto Gomide

Farmácia Rouxinol

[[]]

Entretenimento:

Cine Livraria Cultura – Dispomos de convites pelo preço de R$ 10,50, com prazo de validade até 22/5/13, para o cinema – duas salas – localizado no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073 – telefone: 3285-3696). Os convites devem ser trocados por ingresso nas respectivas bilheterias. Atenção: a compra dos convites é vantajosa apenas para quem não é aposentado e não participa dos programas Clientes +cultura ou Cartão Livraria Cultura Itaucard (pessoas nessas condições já pagam meia-entrada). Consulte aqui a programação.

Rede Cinemark – Dispomos de convites pelo preço de R$ 11,00, com prazo de validade até 31/5/13, para todos os cinemas e sessões da rede, exceto salas do Iguatemi SP, Premier Cidade Jardim e 3D. Os convites devem ser trocados por ingresso nas respectivas bilheterias. Consulte aqui a programação.

Bilheteria.com – Empresa especializada em venda de ingressos e serviços de conveniência para grandes e pequenos eventos e estabelecimentos (teatros, casas de shows, cinemas, estádios, feiras, festas e parques etc.), oferece descontos especiais aos filiados do Sinal. O acesso às promoções se faz em ambiente reservado na Internet, após cadastro do filiado. Para obter a senha de acesso às promoções, favor contatar Adailza, funcionária do Sinal-SP, pelo telefone (11) 3159-0252. Acesso à página da Bilheteria.com para os filiados: clique aqui.

–  Siga no Twitter as últimas notícias do SINAL-SP  –

.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorResultado parcial, considerando somente os votos eletrônicos
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA EXTRA, de 15.4.13: A nova lei das domésticas – palestra HOJE, segunda-feira, às 11h, no auditório do BC`