SINAL-SP INFORMA nº 42 - 23.8.13

Reunião do GT-PASBC-SP / Ação dos 28,86% – esclarecimentos / Vacina também é coisa de adulto!


 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 23 de agosto de 2013 – nº 42

     FILIE-SE AO SINAL!

 

NESTA EDIÇÃO

Reunião do GT-PASBC/SP

Ação dos 28,86% – esclarecimentos

Vacina também é coisa de adulto!

 

.

REUNIÃO DO GT-PASBC/SP

Nesta terça-feira, 27/8, às 12h

A Reunião do Grupo de Trabalho em São Paulo sobre o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central – PASBC,  será realizada na sede do Sinal-SP: Av. Paulista, nº 1.754, 14º andar, cjs. 141 a 144.

Os interessados em participar do grupo deverão confirmar a presença pelo e-mail sinalsp@sinal.org.br ou telefone (11) 3159-0252.

As reuniões do GT têm o apoio do Sinal-SP e ocorrem, preferencialmente, na última terça-feira de cada mês. Em vista do horário, será oferecido lanche aos participantes.

 

 

.

Charge de Cleide Napoleão, participante do GT-PASBC/SP

 

[[]]

A propósito do GT-PASBC/SP, ver as considerações de Cleide Napoleão no boletim Ideias em Revista, edição nº 5, publicada no dia de hoje.

.

AÇÃO DOS 28,86%

Reproduzimos abaixo, pela relevância, texto de Jordan Alisson Pereira, diretor Jurídico Nacional, dando conta das tratativas do SINAL a respeito do assunto.

.

Senhores, eu me inscrevi hoje no grupo da Rionet por que me avisaram que estava acontecendo uma discussão sobre o processo dos 28,86%.

Tenho utilizado o Face basicamente para responder as questões que surgem no grupo do Sinal, mas sempre que posso procuro esclarecer o posicionamento que estamos tomando na direção do Sinal.

Esclareço que já me manifestei em alguns grupos do Face sobre o processo dos 28,86%, em especial a alguns questionamentos do Juarez.

Entendo muito produtivo o interesse manifestado pelos integrantes da ação. Contudo, esclareço que não é por falta de interesse e trabalho da parte do Sinal que a situação ainda não foi resolvida. Vou esclarecer alguns pontos (todos já foram abordados no Apito).

Estamos trabalhando em duas frentes, a judicial e a do acordo com o Banco Central. Na esfera judicial temos duas execuções:

a) incorporação do índice (execução da obrigação de fazer) – teve algumas decisões judiciais não definitivas, das quais ambas as partes recorreram. Existem recursos pendentes no STJ. O primeiro argumento do BCB é de que não deve nada, pois os servidores tiveram aumento superior. O segundo argumento é de que o aumento vai até agosto/1993. O terceiro é de que o reajuste é devido até 1996.

b) pagamento dos atrasados (execução da obrigação de pagar) – protocolamos a execução em junho e ela somente foi registrada em 16/08/2013, após eu e a advogada responsável termos ido até a secretaria da 20ª Vara Federal de Brasília. O processo irá para a assessoria providenciar relatório e será encaminha concluso para a juíza, só então será determinada a comunicação ao Banco Central sobre a execução.

Essa lentidão da justiça é um dos motivos pelo qual estamos trabalhando na tentativa de acordo.

No processo de acordo o BCB sinalizou com a possibilidade de se pagar até 1996, mediante algumas condições, que seriam esclarecidas após a manifestação da AGU. A AGU, por sua vez, disse que se limitaria a analisar a proposta do BCB, sem discutir outras possibilidades. Contudo, enviou a análise do processo ao Ministério do Planejamento. Ainda não temos uma resposta desses órgãos (Planejamento, AGU e Procuradoria do BCB). O acordo ainda é apenas uma possibilidade remota. Não porque o Sinal não o deseja, mas porque o BCB e os outros órgãos governamentais não se manifestam.

A pressão dos interessados é importante, mas tem que ser dirigida contra os que estão protelando a resolução da questão (AGU e Planejamento) e contra os que não se empenham (Direção do BCB e Procuradoria).

Não se furtem de fazer os questionamentos diretamente para a direção do Sinal. Procuramos participar dos debates que ocorrem nas redes. Todavia, às vezes isso não é possível, pois temos que conciliar as atividades diárias no BCB com as demandas sindicais.

 

Abraço,

Jordan Alisson Pereira

Diretor Jurídico – Gestão 2013/2015

jordan@sinal.org.br

(41) 9117-8214

 

 

.

VACINA TAMBÉM É COISA DE ADULTO!

Você sabia que a “vacina da gripe” (Influenza Sazonal) não é a única vacina a que os adultos e idosos podem recorrer para se proteger de doenças oportunistas?

Segundo os calendários do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, adultos e idosos têm de observar também outras vacinas.

Neste informativo e nos seguintes, vamos apresentar, uma a uma, quais são as vacinas para adultos, quais doenças elas evitam, quais os públicos-alvo de cada uma.

Hoje trataremos da Vacina contra a Hepatite B

.

HEPATITE B

Público Alvo: adultos a partir de 20 anos

Dosagem: 3 doses

Observações: Disponível na rede pública para pessoas com até 29 anos de idade e grupos vulneráveis não vacinados ou sem comprovação de vacinação anterior, a saber: Gestantes, após o primeiro trimestre de gestação; trabalhadores da saúde; bombeiros, policiais militares, civis e rodoviários; caminhoneiros, carcereiros de delegacia e de penitenciarias; coletores de lixo hospitalar e domiciliar; agentes funerários, comunicantes sexuais de pessoas portadoras de VHB; doadores de sangue; homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo (HSH e MSM); lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, (LGBT); pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, dentre outras); manicures, pedicures e podólogos; populações de assentamentos e acampamentos; potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundido; profissionais do sexo/prostitutas; usuários de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas; portadores de DST.

A vacina está disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para as pessoas imunodeprimidas e portadores de deficiência imunogênica ou adquirida, conforme indicação médica.

Fonte: Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

.

A maioria dessas vacinas é oferecida gratuitamente nos postos de vacinação, conforme orientação específica para cada caso. Para saber o endereço do posto de vacinação mais próximo de sua residência, clique aqui.

Próximo ao Banco Central, a sugestão é procurar o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais – CRIE Emilio Ribas.

  .

CRIE Emilio Ribas

Atendimento: de 2ª a 6ª das 7h às 18h

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 165, Térreo

Fones (11) 3896-1366 e (11) 3896-1400

.

Informe-se, vacine-se e proteja-se!

Colaboração: GT-PASBC/SP

–  Siga no Twitter as últimas notícias do SINAL-SP  –

.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

 

 

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorCobrança do FGTS
Matéria seguinteConvocatória para reunião extraordinária do CR-DF hoje, 22-08-2013