Edição 1142 - 08/02/2021

Reunião Sinal DF com aposentados

A direção do Sinal DF esteve reunida com os aposentados do Banco Central no último dia 5 de fevereiro para prestar esclarecimentos sobre a atuação do Sindicato em diversas frentes. A reunião foi motivada por algumas críticas e sugestões envolvendo informações divulgadas em grupo específico do Facebook e que estavam sendo propagadas de forma equivocada, mesmo que com boas intenções.

Em tom amistoso, foram esclarecidos todos os pontos trazidos pelos colegas aposentados, tanto sobre como funcionam os processos internos da instituição, quanto sobre os processos externos (como a tramitação dos assuntos afetos ao BC e seus servidores na Câmara e no Senado e a atuação na área jurídica e toda a limitação do nosso judiciário). Conversamos ainda sobre a percepção de cada um dos participantes acerca de temas que envolvem aspectos não só técnicos como políticos e explanamos sobre o empenho do Sinal com todos os detalhes em cada processo e sugestão trazida pelos colegas.

O tema de maior preocupação foi a questão do PASBC. O Sinal pôde colocar as estratégias percebidas sobre como a atual diretoria vê o nosso Programa, considerado por eles simplistamente como “mais um plano de saúde que deve ser sustentável”, em contrapartida à nossa visão histórica de Programa como um dos grandes benefícios que atraem novos servidores e também os mantém no Banco Central, assim como o nosso Programa de Desenvolvimento e Treinamento, com destaque para o Programa de Pós Graduação. Somos uma carreira que se exige aperfeiçoamento constante nos cargos de Analista, Técnico e Procurador do Banco Central. Acreditamos que esses benefícios devem ser olhados pela Diretoria como atrativos para a carreira, principalmente em um contexto como no qual estamos inseridos no qual há uma impossibilidade legal de reposição salarial. Aumento salarial, dentro deste contexto, então, quase impossível. A não ser que os servidores tivessem uma coesão muito grande para ações mais radicais.

Também foi falado e elogiado o movimento dos aposentados para se formar chapas para a disputa eleitoral e vir compor a gestão do sindicato, com as ressalvas de que estas chapas contemplem também ativos e todos os seguimentos de servidores como as diversas gerações de concurso com amparos legais diferentes como por exemplo o regime de aposentadoria, tempo de casa, técnicos e procuradores, visto que a missão institucional do Sinal é zelar pelas duas carreiras e os três cargos, ativos e aposentados, em nome da Reintegração do Sinal e fortalecimento Institucional do Banco Central.

Outro ponto colocado foi a questão da paridade, outrora defendida pelos aposentados e que talvez necessite ser revista, uma vez que hoje o tempo de aposentadoria se dilatou para os mais novos assim como o regime também foi alterado. Além do risco que se corre hoje inclusive de redução salarial dos ativos.

E por último, porém não menos importante, foi pedido para que todos difundam os canais oficiais do Sinal DF. Hoje existem dezenas de redes sociais e grupos de colegas ligados ao Banco Central, mas é de suma importância acompanhar os canais oficiais para que informações importantes não sejam deturpadas na transmissão entre grupos. Acreditamos na riqueza dos debates nestas redes informais, mas o Sinal não tem condições de estar presente em todas elas. Dessa forma, qualquer problema que esteja ocorrendo, como o exemplo da colega que levou 180 dias para receber um ressarcimento do PASBC, deve ser imediatamente comunicado ao Sinal nos canais oficiais, sejam nos regionais ou da Nacional. Só assim, nós teremos conhecimento do que está ocorrendo e poderemos atuar efetivamente em nome da categoria.

O Sinal é nosso. O Sinal somos nós. Temos muitos inimigos hoje, mas eles estão lá fora! O que necessitamos é de união e ajuda mútua para nos recarregar, nos fortalecer para as batalhas que ainda estão por vir neste ano.

Agradecemos a todos que participaram neste espírito colaborativo e construtivo!

Juntos somos mais fortes!

Para reconstruir a vida nova vamos precisar de todo mundo! Um mais um é sempre mais que dois!

Andréia Medeiros
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília

1.268 FILIADOS EM BRASÍLIA

Edições Anteriores
Matéria anteriorAutonomia do BC: relator se reúne com Campos Neto e Paulo Guedes; matéria pode ser votada nesta semana
Matéria seguinteASSEMBLEIA GERAL REGIONAL ORDINÁRIA