Edição 1246 DE 11/03/2022

Servidores do BC param por 7h e avançam na mobilização

EDIÇÃO 1246 DE 11/03/2022

Servidores do BC param por 7h e avançam na mobilização

Ontem, dia 10 de março, os servidores do Banco Central pararam por 7 horas com a maior adesão desde o início das atividades em defesa da Reestruturação de Carreira e do reajuste, reforçando que a categoria está atenta ao cenário complexo que temos atualmente.

Pela manhã houve uma série de eventos virtuais, com debate político sobre os rumos do movimento, com a presença de representantes do SINAL, do SinTBacen e da ANBCB. À tarde, foram realizadas palestras sobre Previdência e ações judiciais, além de reuniões com Técnicos e Substitutos de Comissionados e em diferentes departamentos. A mobilização repercutiu, inclusive, na imprensa (veja aqui:).

Reunião com diretoria

Representantes da Diretoria do BC vêm afirmando que, diferentemente do alegado pelo SINAL, não houve qualquer desmarcação de reunião com os representantes da categoria, uma vez que não havia data prevista. Todavia, durante a última reunião com o presidente Campos Neto as partes assentiram no agendamento de uma nova conversa na semana posterior ao carnaval.
Acreditamos que tenha sido apenas um mal-entendido gerado por ruídos de comunicação. E entendemos que, havendo a nova marcação de uma reunião até a próxima segunda, dia 14/3/2022, o processo negocial não terá sido afetado.

Contudo, se o adiamento for maior que isso, a situação pode se complicar, haja vista o prazo exíguo (apenas 22 dias) para o fim da janela de oportunidade para a concessão de um reajuste ainda em 2022.

Outras manifestações

Comissionados da Difis também produziram manifesto, encaminhado à Diretoria Colegiada do BC, por meio do qual solicitam “a adoção de iniciativas efetivas e imediatas no âmbito dos Poderes da República”, com vistas à recuperação do poder de compra e à “reestruturação da carreira dos servidores do Banco Central do Brasil, eliminando as assimetrias remuneratórias com as demais carreiras típicas de estado”.

Vicente Fialkoski
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília

1.228 FILIADOS EM BRASÍLIA

Edições Anteriores
Matéria anteriorEdição 12
Matéria seguinteEdição 13