Edição 1122 – 28/08/2020

Sinal-DF acompanha discussões sobre reforma administrativa, volta ao trabalho presencial e ampliação do teletrabalho em reunião com Ministério da Economia e GDF

A direção do Sinal-DF participou esta semana de dois debates de grande relevância para o servidor do Banco Central. O primeiro deles, no Ministério da Economia, com representantes do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público (Deret). Em pauta, a Instrução Normativa (IN) 65/2020, que estabelece programa de gestão e diretrizes em relação ao teletrabalho. O Sinal-DF está empenhado em prolongar o trabalho remoto e evitar o retorno presencial precoce, além de estar em interlocução constante com o Ministério e o Banco Central para melhoria e implantação do programa de gestão e ampliação do teletrabalho.

A segunda reunião ocorreu na Secretaria de Relações Institucionais do GDF e teve temas como volta às aulas e reforma administrativa. O retorno às aulas na rede pública ainda não tem data prevista, podendo não ocorrer este ano, e a volta às aulas na rede particular ficará a cargo de pais e instituições de ensino.

O Sinal-DF acredita que os pais têm condições de avaliar os dados epidemiológicos e de ocupação dos leitos na cidade para, junto com a escola do seu filho, decidirem o momento ideal de retorno ao ensino presencial, que segundo a OMS deve ser depois de 15 dias consecutivos de redução de novos casos de infecção juntamente com a liberação de leitos de UTI com equipamento específico de apoio à respiração para os casos de Covid-19 (http://www.coronavirus.df.gov.br/).

Outro ponto de atenção no encontro foi relativo à redução de salários dos servidores públicos federais do Distrito Federal proposto pela Reforma Administrativa e outros subterfúgios legais para a redução de até 25% dos salários, o que impacta não só o servidor, mas a economia do Distrito Federal como um todo, levando em conta que os servidores públicos contribuem com 63% da arrecadação do DF. Na ocasião, ficou patente a convergência de posicionamentos entre o GDF e as categorias de servidores federais, além de serem estabelecidos canais de cooperação em defesa de interesses comuns.

Participaram dessa reunião com o GDF, a presidente do Sinal-DF, Andréia Medeiros, o diretor de Relações com o Filiado da regional, Mardônio Sarmento, o presidente do Sinal Nacional, Paulo Lino, o diretor de Relações Externas, Francisco Tancredi, além do presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, o secretário de Estado de Relações Institucionais, Vitor Paulo, o secretário executivo de Articulação Institucional, Social e do Trabalho, Valteni José de Souza, e pelo Coordenador das Relações do Terceiro Setor, Trabalho, Entidades Sindicais e Categorias Profissionais, Sebastião Téo.

Andréia Medeiros
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília

1.297 FILIADOS EM BRASÍLIA

Edições Anteriores
Matéria anteriorFonacate lança oitavo volume da série Cadernos da Reforma Administrativa; confira aqui
Matéria seguinteEsclarecimentos: ação do Adiantamento do PCCS