Edição 1 - 24/02/2016

Sinal Fortaleza se reúne com Diretor de Política Econômica

                Aproveitando a presença do Diretor de Política Econômica, Sr. Altamir Lopes, em Fortaleza na semana passada, para divulgação do Boletim Regional do Banco Central do Brasil, o Sinal Fortaleza solicitou audiência, sendo prontamente atendido.

A reunião ocorreu na quinta-feira, dia 18.2, com a participação de Tancredi e Henrique Sérgio, pelo Sinal, além da presença do servidor Igor, ex- Presidente Nacional do SinTBacen, e do Gerente Administrativo, Sr. Edivam, e teve como pauta a defesa da valorização da regional.

Embora reconheçamos a grave situação nacional, expusemos nossas preocupações com relação ao risco de recursos humanos em Fortaleza, onde atualmente cerca de 32% dos servidores já reúnem condições de aposentadoria, risco que é potencialmente maior em alguns departamentos, como Mecir e Deati, situação que será agravada no curto prazo (3 a 5 anos) quando o percentual pode superar os  40 %.

Sobre a ameaça de descontinuidade de algum departamento em Fortaleza, o diretor informou que o Banco Central vem trabalhando na valorização das regionais, vide os investimentos nas instalações prediais em todas as praças, portanto não há motivos para a preocupação, e citando especificamente a situação do Mecir, informou que a administração atuará como fez em outras praças, onde o problema de recursos humanos era maior.

Abordamos a necessidade de concurso regionalizado e abertura de mobilidade, oportunidade que o diretor nos relatou algumas de suas ações nesse sentido, inclusive no último concurso, quando foram disponibilizadas 7 (sete) vagas, número considerado insuficiente por nós do Sinal.

Tratamos ainda da relação desfavorável servidores/comissão de Fortaleza com relação às demais praças, situação que foi agravada recentemente com a perda de duas comissões, sendo atualmente a relação de 11 (onze) servidores para cada comissão (consideradas no cálculo as “gerenciais”), tendo em vista que tal fato ocasiona problemas de ordem administrativa, e a indisponibilidade de função comissionada para Fortaleza, por exemplo, impede a vinda de outros serviços que necessitam estar subordinados a um gestor local.

Apesar das circunstâncias adversas, expusemos ainda a capacidade dos servidores de Fortaleza em desenvolver mais serviços para o Banco Central, principalmente na área fim, como a supervisão, pois contamos com recurso humano qualificado que não está sendo aproveitado em toda sua potencialidade.

Entendemos que o encontro foi satisfatório se o considerarmos como primeiro movimento em defesa da regional.

O Sinal Fortaleza se compromete a, junto com o SinTBacen, defender a valorização do Banco Central em Fortaleza, para isso iremos elaborar estudos que resultarão em propostas que serão encaminhadas ao Diretor de Administração, aos demais diretores e ao presidente Tombini, sendo fundamental a participação dos servidores da praça para seu êxito.

Sinal, nossa fortaleza!

Edições Anteriores
Matéria anteriorConvocatória Reunião Extraordinária do CR em 24.2.2016
Matéria seguinteDiretoria Executiva do Sinal Nacional em Fortaleza