SINAL-SP INFORMA nº35 - 24.7.13

SINAL-SP INFORMA nº 35, de 24.7.13: Contas do sindicato / Saiu na imprensa / Rede conveniada de descontos

 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 24 de julho de 2013 – nº 35

FILIE-SE AO SINAL!

.

CONTAS DO SINDICATO

Lembramos aos filiados que os demonstrativos contábeis da regional São Paulo(arquivos no formato PDF) são publicados no sítio do SINAL, na área de acesso exclusivo. Já estão disponíveis os referentes ao mês de junho/2013. Ao acessar a página, escolha a Regional São Paulo.

.

SAIU NA IMPRENSA

Presidente da Câmara recebe FONACATE

“Alcançamos os melhores resultados em nossas votações quando escutamos os anseios e os pleitos das categorias e da sociedade.”

Ascom/FONACATE – 17/7/13

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), recebeu na tarde desta quarta-feira (17) a Diretoria do Fonacate e representantes das entidades afiliadas. A qualidade do serviço público e valorização das carreiras foi o eixo principal da conversa.

Ao abrir a reunião, o presidente do Fórum, Roberto Kupski, apresentou a entidade e frisou que o Fonacate¹ quer trabalhar junto com aquela Casa Legislativa “como parceira para debater questões relativas ao Serviço e aos Servidores Públicos, atinentes aos interesses de toda a sociedade brasileira”.

Kupski entregou ao parlamentar um ofício com as recentes pautas de interesse do serviço público. Dentre elas estão: a Regulamentação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) – que estabelece o princípio da negociação coletiva entre trabalhadores públicos e os governos das três esferas, pois estabelecerá marco regulatório para a negociação coletiva no serviço público; as Leis Orgânicas que disciplinem as funções dos respectivos órgãos de atuação, as prerrogativas, diretos e deveres das carreiras de Estado. Exemplos de projetos nesta área são: Lei Orgânica da Polícia Federal, Lei Geral das Polícias, Lei Orgânica da AGU e a necessária instalação da Comissão Especial da PEC 186/2007, que trata das leis orgânicas voltadas para as administrações tributárias; a PEC 05/2011 – que se refere ao teto salarial e confere tratamento igualitário entre todos os servidores públicos; e o Projeto de Lei 5.586/2005, que estabelece penalidades para enriquecimento ilícito de funcionários públicos.

Outro projeto bastante enaltecido pelas entidades presentes foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/2006², que elimina a contribuição previdenciária sobre proventos de aposentados e pensionistas do serviço público. O presidente do Fórum pediu que a matéria seja pautada, votada e aprovada, pois “restabelece a justiça para com os servidores inativos e pensionistas”.

Roberto Kupski destacou que falta apenas o Líder do PT, José Guimarães, assinar o requerimento de urgência para que a matéria seja pautada no Plenário da Câmara. E perguntou ao presidente Henrique Eduardo Alves se poderia ver outra alternativa para que a matéria siga para o Plenário.

O deputado Henrique Alves se comprometeu a conversar com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, no começo de agosto, para tentar fechar um acordo para votação da PEC 555 ainda este ano.

Ao encerrar a conversa, Roberto Kupski entregou outro ofício ao presidente da Câmara convidando-o para participar do Seminário “O Papel das Carreiras de Estado na Reforma Política”, que será realizado no próximo dia 7 de agosto no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

O presidente do Fonacate explicou que a ideia do Seminário é definir os principais tópicos que as Carreiras de Estado devem apoiar na reforma política. “Queremos dar nossa contribuição ao debate e definir pontos que possam corroborar para que essa Casa seja ainda mais valorizada pelo povo”, afirmou Kupski.

Henrique Eduardo Alves parabenizou o Fonacate pela ideia em realizar o Seminário, e enfatizou a importância da interação entre os parlamentares e os representantes dos servidores públicos. O presidente da Câmara sustentou a necessidade das entidades fazerem um acompanhamento permanente dos projetos de lei e procurarem sempre debater com antecedência junto aos deputados. “Alcançamos os melhores resultados em nossas votações quando escutamos os anseios e os pleitos das categorias e da sociedade”, observou o presidente.

A Câmara vai lançar em breve o portal da Reforma Política para que a sociedade possa participar e ajudar na discussão do tema. De acordo com Henrique Alves, a meta é votar a reforma política até outubro.

 Clique e confira o ofício entregue ao parlamentar com os assuntos de interesse do Serviço Público.

Fonte: FONACATE

 

¹ O SINAL faz parte do FONACATE. Daro Marcos Piffer, Presidente do sindicato, exerce atualmente a função de Vice-Presidente de Relações Institucionais daquela entidade.

² Ver a respeito o debate promovido na TV Legis, em junho de 2013, com a participação de Ogib Teixeira – Diretor Aposentados e Pensionistas do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União – SINDILEGIS, Roberto Kupski, presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – FONACATE, e Edison Haubert, presidente do Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas – MOSAP.

> PARTE 1 (10:17): Clique aqui

> PARTE 2 (18:31): Clique aqui

 

[[]]

Trabalho aprova sistema de negociação entre administração pública e servidores

O projeto cria o sistema de mesa de negociação permanente para os servidores públicos, com a participação de representantes sindicais e das instituições.

12/7/13

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, na última quarta-feira (10), proposta que regulamenta a negociação coletiva de trabalho no setor público. Na prática, o projeto cria o sistema de mesa de negociação permanente para os servidores públicos, com a participação de representantes sindicais e das instituições. A medida está prevista no Projeto de Lei 229/07, do ex-deputado Chico D`Angelo.

O objetivo da proposta é criar um sistema continuado de debates – o Sistema de Negociação Permanente (Sinp) – para evitar que os conflitos decorrentes de reivindicações interfiram na eficiência dos serviços públicos. “A negociação coletiva é uma poderosa ferramenta de gestão administrativa pela instantaneidade da pacificação dos conflitos, evitando prejuízos à eficiência e à continuidade da prestação dos serviços”, argumentou o relator, deputado Policarpo (PT-DF).

Pelo projeto, a mesa de negociação deverá contar com um mediador, que será escolhido por ambas as partes. O texto prevê ainda que os representantes das entidades sindicais integrantes das mesas permanentes terão proteção contra “atos de discriminação anti-sindical”, ou seja, contra qualquer pressão para que se desfiliem de sindicatos ou contra qualquer outro tipo de prejuízo funcional em razão das atividades na mesa de negociação. A proposta também estabelece que os representantes legais das instituições públicas não poderão se recusar a participar das negociações.

Substitutivo

O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Trabalho ao projeto original. O substitutivo estabelece que as negociações têm como princípio a escolha de “norma mais favorável e condição mais benéfica ao servidor público”. O relator explicou a medida: “a inserção desse texto é necessária porque, caso haja a necessidade da invocação dos princípios do Sinp para interpretar alguma situação obscura, os servidores não serão prejudicados com a redução dos seus direitos”.

O substitutivo também prevê que qualquer negociação sobre remuneração dos servidores deverá ser finalizada até dia 31 de agosto de cada ano. O prazo é necessário para que o acordo faça parte da proposta orçamentária do ano posterior.

O novo texto estabelece ainda que a regulamentação das mesas de negociação deverá orientar-se, no que for cabível, pela Consolidação das Leis do Trabalho. O texto original não continha essa observação.

Tramitação

A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta: PL-229/2007

Reportagem – Carolina Pompeu / Edição – Patricia Roedel

Fonte: Agência Câmara Notícias

[[]]

Câmara aprova proposta que exige manutenção mensal de elevadores

Objetivo principal do projeto é evitar acidentes causados pelo mau estado de conservação dos aparelhos.

15/7/13

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou proposta que prevê a manutenção mensal obrigatória de elevadores de todos os prédios residenciais, comerciais e de serviços públicos ou privados. A exigência também valerá para escadas rolantes e esteiras para transportes de pessoas.

O projeto (substitutivo ao PL 2595/00) foi aprovado em 18 de junho, em caráter conclusivo, e seguirá para análise do Senado.

Plano periódico

Segundo o texto aprovado, a cada visita, o responsável técnico deverá emitir certificado de revisão, com prazo de validade e termo de garantia do serviço.

A empresa que fizer a manutenção deverá fornecer ao órgão fiscalizador um plano periódico de manutenção programada para cada edificação.

Proprietários ou responsáveis pelos imóveis que não adotarem os procedimentos prescritos ficam sujeitos à interdição do elevador; e a multa de R$ 5 mil, em caso de desrespeito à interdição, que será aplicada em dobro no caso de reincidência.

Alterações

O projeto foi originalmente apresentado pelo ex-deputado Glycon Terra Pinto. O relator da proposta na CCJ, deputado Efraim Filho (DEM-PB), recomendou a aprovação do substitutivo da Comissão de Defesa do Consumidor, que estende a exigência de manutenção mensal a escadas rolantes e esteiras. A CCJ também aprovou dois projetos apensados (PLs 4701/01 e 3644/00), que tratam do mesmo assunto.

O relator suprimiu dois itens da proposta, considerados inconstitucionais. Os trechos retirados dão atribuições a órgãos do Executivo e fixam prazo para que aquele poder exerça sua prerrogativa de regulamentar a nova lei.

Íntegra da proposta: PL-2595/2000

Reportagem – Maria Neves / Edição – Pierre Triboli

Fonte: Agência Câmara Notícias

.

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Leve sempre consigo a carteirinha do SINAL para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

Acesse o boletim PARCERIAS & PROMOÇÕES, publicado no dia 23/7, para saber das promoções atuais. Clique aqui.

–  Siga no Twitter as últimas notícias do SINAL-SP  –

.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorAmanhã Seminário do FONACATE
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA nº 36, de 26.7.13: Alerta / Saiu na imprensa / Rede conveniada de descontos