Sob Nova Direção
Sinal-DF Informa de 07/06/2016
Sabatina
Após ser sabatinado, por 19 votos a 8, o Ilan Goldfajn recebeu o aval da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal para presidir o Banco Central. Ainda é necessário que a indicação seja apreciada pelo plenário da casa.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, havia se comprometido a votar a indicação do Godfajan no mesmo dia que a CAE desse o parecer, entretanto, como o nome do senador consta da relação de políticos que podem ser presos caso o Supremo acate o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, corre-se o risco do assunto não ir plenária ainda hoje.
Equipe
Sem esperar a aprovação no Senado Ilan já está estruturando a nova diretoria. Convidou Carlos Viana de Carvalho apara assumir a diretoria de Política Econômica (Dipec), em substituição a Altamir Lopes, que se aposenta.
Os nomes dos outros diretores devem ser anunciados nos próximos dias.
Meta
Em seu discurso, Ilan afirmou que o principal objetivo será cumprir plenamente a menta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional.
O economista disse ainda ser que é preciso reconstruir, o quanto antes, o tripé macroeconômico formado por responsabilidade fiscal, controle da inflação e regime de câmbio flutuante, que permitiu ao Brasil ascender econômica e socialmente em passado não muito distante.
Autonomia
O futuro presidente do BC afirmou que o presidente em exercício Temer, propôs retirar a condição de ministro do presidente do Banco Central. A mudança, no entanto, dependerá da aprovação de uma emenda constitucional, mas mesma PEC deverá constar a autonomia técnica ou operacional da instituição para perseguir as metas de inflação estabelecidas pelo governo.
Ilan afirmou entender que independência significa o BC fixar suas próprias metas e disse ser contra isso. Para ele, o governo é que deve fixar a meta de inflação, como ocorre hoje, e a instituição deve ter autonomia para persegui-la.
Sobre a questão dos mandatos fixos, como acontece hoje com bancos centrais no exterior e agências reguladoras no Brasil, Ilan disse ser a favor, mas, no futuro, quando houver maturidade.
Filie-se ao Sinal, juntos somos mais fortes!
Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília
1.489 filiados em Brasília