Edição 612 – 07/06/2016

Sob Nova Direção


Sinal-DF Informa de 07/06/2016

Sabatina

Após ser sabatinado, por 19 votos a 8, o Ilan Goldfajn recebeu o aval da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal para presidir o Banco Central. Ainda é necessário que a indicação seja apreciada pelo plenário da casa.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, havia se comprometido a votar a indicação do Godfajan no mesmo dia que a CAE desse o parecer, entretanto, como o nome do senador consta da relação de políticos que podem ser presos caso o Supremo acate o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, corre-se o risco do assunto não ir plenária ainda hoje.

Equipe

Sem esperar a aprovação no Senado Ilan já está estruturando a nova diretoria. Convidou Carlos Viana de Carvalho apara assumir a diretoria de Política Econômica (Dipec), em substituição a Altamir Lopes, que se aposenta.

Os nomes dos outros diretores devem ser anunciados nos próximos dias.

Meta

Em seu discurso, Ilan afirmou que o principal objetivo será cumprir plenamente a menta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional.

O economista disse ainda ser que é preciso reconstruir, o quanto antes, o tripé macroeconômico formado por responsabilidade fiscal, controle da inflação e regime de câmbio flutuante, que permitiu ao Brasil ascender econômica e socialmente em passado não muito distante.

Autonomia

O futuro presidente do BC afirmou que o presidente em exercício Temer, propôs retirar a condição de ministro do presidente do Banco Central. A mudança, no entanto, dependerá da aprovação de uma emenda constitucional, mas mesma PEC deverá constar a autonomia técnica ou operacional da instituição para perseguir as metas de inflação estabelecidas pelo governo.

Ilan afirmou entender que independência significa o BC fixar suas próprias metas e disse ser contra isso. Para ele, o governo é que deve fixar a meta de inflação, como ocorre hoje, e a instituição deve ter autonomia para persegui-la.

Sobre a questão dos mandatos fixos, como acontece hoje com bancos centrais no exterior e agências reguladoras no Brasil, Ilan disse ser a favor, mas, no futuro, quando houver maturidade.

Filie-se ao Sinal, juntos somos mais fortes!

Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília

1.489 filiados em Brasília

Edições Anteriores
Matéria anteriorRenomear os cargos da carreira de especialista do Banco Central
Matéria seguinteConvite para reunião com a Direx Nacional amanhã, 15h, no 2º SS