O tempo não para e a negociação não anda; expediente no Sinal-DF em 11/12
Sinal-DF Informa de 10/12/2015
O Tempo Não Para e a Negociação não Anda
Na sexta-feira da próxima semana termina o prazo para envio ao Congresso dos projetos de lei com o reajuste do funcionalismo. Mais de 80% já assinaram seus acordos, mas, os representantes dos servidores das carreiras típicas de estado, entre elas os especialistas do Banco Central, ainda não receberam nenhuma sinalização da proposta do governo.
Diariamente, o Sinal tenta contato com o MPOG e somos informados que o governo ainda está trabalhando na proposta para as carreiras típicas de estado, das quais, receberam e fecharam acordo apenas os fiscais federais agropecuários e os advogados públicos, dentre eles os procuradores do BC.
O acordo com as carreiras jurídicas tem gerado muita polêmica, principalmente no que refere à concessão de parcela variável (honorários de sucumbência) somente para ativos.
No nosso caso, especialistas do Banco Central, constam das reivindicações da categoria, aprovadas em AND – Assembleia Nacional Deliberativa, conforme divulgado no Apito 188:
Recuperar as perdas inflacionárias desde julho de 2008;
Buscar a mais alta remuneração que possa ser percebida por servidor do Executivo para Procuradores e Especialistas do Banco Central do Brasil, como seu mais elevado subsídio;
Suprimir quaisquer diferenças remuneratórias entre Procuradores e Analistas do Banco Central do Brasil;
Suprimir quaisquer diferenças remuneratórias entre as carreiras do Banco Central do Brasil e as demais carreiras de Estado;
Assegurar, no mínimo, a paridade dos proventos de aposentadoria e o subsídio da classe em que o servidor passou para a inatividade, independentemente do regime a que esteja submetido;
Recuperar a paridade histórica de 50% dos subsídios dos técnicos em relação aos analistas de mesma classe e padrão;
Ainda não há nada de concreto, mas há grande possibilidade que tenhamos que tomar uma decisão difícil em curto espaço de tempo.
Como rege o estatuto do sindicato, qualquer que seja a proposta que vier a ser apresentada pelo governo terá que ser previamente submetida à apreciação e deliberação da categoria, em Assembleia Geral Nacional, da qual podem e devem participar todos os integrantes da categoria, sejam filiados ou não, da ativa ou aposentados, para só então o Sinal, legítimo representante dos Servidores do BC, manifestar sua aprovação ou rejeição sobre o que for proposto pelo governo.
Esperamos que o governo apresente a proposta na próxima semana, para que possamos deliberar antes do dia 18/12.
Fiquem atentos e participem.
Amanhã, 11/12, não haverá expediente no Sinal-DF após 12h30
O Sinal-DF terá seu expediente interrompido amanhã, sexta-feira, às 12h30, devido à realização do almoço anual de confraternização de seus colaboradores.
Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional do Sinal
Seção Regional Brasília
1.512 filiados em Brasília