SinalBH informa 048/2017

Valorização do Servidor do BC – agenda da semana

Valorização do Servidor do BC – agenda da semana 

BH movimentou intenso trabalho do grupo que finaliza as propostas a serem avalizadas pela Assembleia, na próxima semana. O encaminhamento será dado para implementação nacionalmente. Os servidores, preocupados com a desmoralização das atividades dos serviços públicos promovida pelo Mpog, com ampla repercussão nos meios de comunicação a fim de referendar o desmonte, enviaram sugestões que foram encaminhadas para compor o material de divulgação das entidades representativas (FONACATE) de que fazemos parte, na campanha contra esses ataques.

Nas diversas Regionais, houve participação no Ato que protagonizou um protesto contra a MP 805/2017. No Rio, a Assembleia (dia 6) também aprovou as seguintes propostas, em relação ao Grupo Consultivo (GC):

  1. Priorizar o combate ao adiamento do reajuste salarial e aumento da CPSS contidos na MP 805, mantendo-se a vigilância em relação aos encaminhamentos do Grupo Consultivo;
  2. O nome “Consultor” é inadequado e um novo nome deve refletir, também, as funções de supervisão e regulação do SFN (por exemplo: auditor, inspetor, supervisor, autoridade monetária etc.);
  3. Defesa da unicidade do órgão e da carreira e defesa das regionais;
  4. Contra a confidencialidade do texto do PL em discussão no GC e apoio a moção de repúdio de Brasília;
  5. Se o Banco se mostrar inflexível na aceitação das propostas da categoria até a terceira reunião, o Sinal deve se retirar da mesa, denunciando o Grupo Consultivo;
  6. O GC deve abordar a questão do realinhamento com outras carreiras de mesmo nível de importância;
  7. Realinhamento nos moldes dos delegados da PF; e
  8. Defesa do NS dos técnicos neste PL em discussão no GC.

O SINAL-BH ENVIOU CONVITE AO MARCELO FORESTI DE MATHEUS COTA PARA ENCONTRO COM OS SERVIDORES – em e-mail transmitido nesta data, convidamos o Chefe do Depes para, em data a ser definida conforme sua Agenda, preferencialmente até o dia 30.11, fazer uma apresentação da proposta que está desenvolvendo para o Programa de Saúde-PASBC, prestar esclarecimentos e dirimir dúvidas e, de forma franca, trocar ideias com os participantes sobre o Programa e sobre o projeto em discussão para a Carreira de Especialista do BCB.

NA PRÓXIMA SEMANA – dirigentes do SINAL de todas as Regionais, acompanhados de membros das frentes de mobilização, se reunirão em São Paulo para acertar os próximos passos e convergir entendimentos. De BH, o Comitê Anti-crise delegou a missão ao Frederico Torres (Decon) para compor a equipe com Mauro e Fátima.

O COMPROMISSO DA DIRETORIA É COM O BC – conforme mencionou o Apito 197, de 30.10, “A valorização do servidor do Banco Central passa obrigatoriamente pela modernização da carreira de Especialista – atribuições, nomenclaturas, nível superior para o ingresso em ambos os cargos, flexibilização de horário a cargo da Autarquia, prerrogativas funcionais, pelo fim das assimetrias salariais, internas e externas – e pelo fortalecimento das sedes regionais.” Não podemos deixar de refletir: o futuro ameaçado e o presente consumido nas perdas em alta velocidade, enquanto segue a Diretoria Colegiada alheia, submissa à inflexibilidade do Mpog. Devemos ficar atentos a isso.

SinalBH informa 048 em 161117

 

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorPesquisa de opinião
Matéria seguintePor Sinal 55 destaca desmonte do Estado promovido pelo governo