Edição 807 – 10/08/2017

Violação de Bagagem



Viajar é muito bom! Mas, pode ter seu lado estressante, quando por exemplo seu vôo é cancelado, ou a reserva que você fez não está computada no sistema, ou quando chove no dia que você programou ir num parque… Enfim, são estresses inerentes a qualquer viagem!

Agora, acho que não existe estresse maior do que quando acontece violação da sua bagagem durante a viagem. Isso significa que um funcionário, que é responsável pelo manuseio das bagagens, resolve abri-la quando ninguém está vendo e furta algum pertence seu, normalmente algo de valor.

Isto aconteceu comigo retornando das últimas férias, e o quadro é recorrente em aeroportos no país. Coloquei na bagagem de mão os itens adquiridos no Dufry e fui para o despacho do trecho nacional. Vendo minha cara de cansaço depois do longo voo, a simpática atendente da companhia aérea me aconselhou a despachar inclusive a bagagem de mão.

Fiquei até comovida com tanta gentileza e preocupação.

Ledo engano, chegando em casa, ao abrir as malas, verifiquei que os perfumes e maquiagens foram furtados.

Liguei para a companhia aérea relatando o ocorrido. Fui orientada a enviar um e-mail anexando o cartão embarque; ticket de bagagem e nota fiscal dos produtos furtados. Não obtive nenhum retorno.

Então, achei por bem acionar a justiça. Contatei o escritório Estillac e Rocha Advogados, que entrou com ação. Na audiência de conciliação, a empresa aérea ofereceu R$3.000,00 pelos danos.

Para problemas como este, lembramos que os filiados do Sinal DF podem contar com a assessoria jurídica do escritório Estillac e Rocha Advogados.

O Escritório mantém contrato com o Sinal DF e conta com experiência na defesa dos direitos do servidor.

Para nossos filiados, o escritório prestará assessoria jurídica sem custo para qualquer assunto nas demandas individuais relacionadas com questões funcionais, não só pela via judicial, bem como pela via administrativa.

A grande novidade desse contrato é que, à exceção de ações penais, cada filiado também tem direito, gratuitamente, a propor até três ações para questões de interesse pessoal, como questões de família ou de direito do consumidor, por exemplo. Para essas ações, a única despesa que caberá ao servidor serão as custas processuais.

No primeiro ano de contrato 2016, o escritório realizou 174 atendimentos, neste ano de 2017 já ultrapassou o número de 220 atendimentos.

Por meio dessa assistência jurídica gratuita também para ações de interesse individual, o Sinal-DF inova e amplia a gama de benefícios oferecidos a seus filiados.

Atendimento:
Terça e quinta-feira, de 10h00 a 12:00 e 14h00 às 18h00 na sede do Sinal DF.

Filie-se ao Sinal, juntos somos mais fortes

Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília

1.488 filiados em Brasília

Edições Anteriores
Matéria anteriorMP 784/17: Requerimento de Audiência Pública com a presença do Sinal é apresentado
Matéria seguinteGoverno quer que os servidores públicos federais paguem a conta novamente