Autonomia do BC é debatida

    O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) inicia na próxima segunda-feira (21) sua a 27ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND), que, pela primeira vez, será realizada em Fortaleza. O evento segue até o dia 25 de novembro e terá como tema de discussões “o Banco Central como órgão de Estado a serviço da sociedade”. A cerimônia de abertura será realizada durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. “

    A discussão fundamental será em torno da questão da autonomia do Banco Central. É a autonomia tanto para a instituição como para os servidores da casa”, disse Francisco de Assis Tancredi Soares, presidente regional do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Seção Regional Fortaleza. “O sindicato defende a autonomia do banco com o mercado e que guarde uma certa relação com autonomia com o governo”.

    De acordo com Tancredi Soares a categoria reivindica que os inspetores da Banco Central, por exemplo, possam lavrar auto de infração quando encontrarem alguma irregularidade em uma instituição financeira. “Hoje nós não temos essa autonomia, como têm os auditores da Receita Federal ou da Justiça do Trabalho”, diz.

    O Sinal defende que o Banco Central, em vez de pautar suas políticas com foco na saúde sistêmica do mercado financeiro e no controle da inflação, leve em consideração a necessidade de manutenção do emprego. O sindicato também defende que o Banco Central atue para evitar a escassez de cédulas, sobretudo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o que prejudicaria o comércio local e os pequenos comerciantes.

    Reivindicações
    Outros assuntos que também serão discutidos na Assembleia dos servidores do Banco Central é a pauta reivindicatória da categoria para os próximos dois anos, que inclui a reposição salarial, exigência para que as carreiras sejam todas de nível superior, paridade de vencimentos entre aposentados e os ativos e a isonomia com as carreiras do topo do Executivo.

    O evento contará com a participação do presidente do Sinal, Daro Piffer, do ex-ministro da Integração Nacional e da Fazenda e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, do professor Henrique Jorge Medeiros Marinho, do ex-presidente do Conselho Regional de Economia, e do deputado estadual, Dr. Carlos Felipe (PCdoB), autor do pedido da sessão especial.

    O Banco Central estará representado pelo servidor David Falcão, chefe da Assessoria Parlamentar da instituição.

    Fonte: Diário do Nordeste

    Matéria anterior990 vagas esperadas para o Banco Central
    Matéria seguinteALCE – Programa Questão de Ordem – David Falcão e Daro Piffer