Edição 127 – 26/9/2014

Encontro com os presidenciáveis: Marina Silva


No dia 25/9, Marina Silva e Beto Albuquerque reuniram-se com o movimento sindical na Casa de Portugal, em São Paulo. Com o intuito de ouvir os compromissos dos presidenciáveis e encaminhar seus pontos de vista sobre os assuntos de interesse aos servidores públicos, o Sinal, assim como outras entidades, foi ao encontro.

Entidades como Fenafirc, Fonacate, MosapCSPBConfelegis, ADPF-BA, Anfip, Sindifisco, Anesp, Assecor, SindCVM, Unacon e tantos outros estavam presentes. Dirigentes nacionais de diversas centrais e entidades do sistema federativo também participaram, assim como alguns economistas importantes.

Na reunião, houve espaço para os representantes sindicais manifestarem-se, caso do presidente da Cobap e do Mosap. Ambos entregaram documento em favor da PEC 555/2006 e do PL 4434/2008.  João Domingos, presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, também passou às mãos de Marina carta reclamando do atraso na regulamentação da Convenção 151, que determina ao Brasil a adoção do instituto da negociação coletiva no serviço público. Propostas de interesse mutuo dos servidores do Banco Central.

A candidata à presidência e o vice, na eventualidade de sucesso, firmaram alguns compromissos com os sindicalistas, os principais foram:

a) Os órgãos públicos são instituições de Estado, não de governo nem de partido;
b) Profissionalização da máquina pública;
c) Revisão da previdência, com intuito de muda-la, fortalecendo quem for se aposentar com antecedência e os já forem aposentados;
d) Atualização das leis trabalhistas;
e) Fim da corrupção nos órgãos públicos;
f) O diálogo não se encerra agora, mas será permanente e constante;

Marina Silva negou a terceirização de órgãos públicos e comentou pouco sobre o Banco Central. A candidata, comentando sobre a história da instituição, apenas reforçou sua importância para o Brasil.

O presidente do Sinal, Daro Piffer, juntamente com o presidente do Fonacate, Roberto Kupski, encaminharam documentos ao vice de Marina ao final da reunião. As três cartas são: uma criada pelo Sinal que discute a modernização do Banco Central; a segunda das Carreiras do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro do Estado sobre a estruturação do Estado em carreiras preparadas e adequadamente remuneradas, além da proposta de um sistema financeiro cidadão e a última do Fonacate, falando sobre seu programa.

Essas matérias também deverão ser encaminhadas aos demais candidatos à presidência da República.

Edições Anteriores
Matéria anteriorÚltimo dia para o referendo de filiação à FENAFIRC
Matéria seguinteEdição nº45/46