Edição 65 – 22/5/2015

Sinal convoca Dia Nacional de Mobilização do Servidor do Banco Central para a próxima sexta, 29


Conselho Nacional decide cobrar Tombini da pauta completa e convoca AGN com indicativo de paralisação para a manhã da data.


No dia definido pelo Fórum dos Servidores Públicos Federais como data chave do calendário da campanha salarial de 2015, em que centrais e sindicatos irão às ruas em todo país contra o ajuste fiscal, a terceirização e as MPs que retiram direitos dos trabalhadores, o Conselho Nacional do Sinal decidiu convocar toda a sua base a agir, no sentido de reforçar a cobrança da direção do BC que o sindicato fará na data em Brasília.

Carta a ser preparada nas próximas horas elencará o conjunto dos pontos de interesse dos servidores do BC:

a) um primeiro bloco composto pela pauta geral unificada, que trata do interesse comum de todos os servidores públicos federais e tem como centro a reposição inflacionária, ou parte dela, a isonomia dos benefícios entre os Poderes e outros seis itens;

b) albergado sob o título “Correção de Distorções”, temos o bloco financeiro das questões específicas dos servidores da autarquia: equiparação entre as carreiras da casa, com recuperação da paridade histórica dos técnicos, modernização da carreira de especialista e dissídio dos celetistas;

c) e finalmente todo um leque de questões ligadas ao trabalho do dia a dia na Instituição, que vão desde a impossibilidade de cumprir o papel fiscalizatório pela insuficiência das diárias e da indenização de transporte até o Pasbc, licença capacitação e assédio moral, passando também pela redução da litigiosidade, em especial com o pagamento dos 28,86% aos servidores do BCB.

Não obstante essa externsa pauta, será dia de buscar o empenho das autoridades da casa pela aprovação das PECs 147-A e 555 que, respectivamente, alça as carreiras do BC ao topo do executivo e suprime, gradativamente, a cobrança previdenciária dos colegas aposentados.

Tombini representa junto à nação brasileira a própria autoridade monetária. O poder que detém precisa ser somado à responsabilidade para com os seus servidores, sem os quais nada seria feito em favor da missão do Banco Central. Para que não alegue ignorância na próxima sexta, será prévia e oficialmente avisado do conjunto de necessidades ao bom desempenho dos trabalhos.

O seu papel, colega, é descer à porta de sua regional, interrompendo os afazeres laborais na manhã desse dia. E, estando em Brasília, é convidado a acompanhar a diretoria do Sinal ao gabinete do presidente da Casa.

Edições Anteriores
Matéria anteriorEstratégia para aprovar a PEC 147-A: acumular apoios para votação no momento favorável
Matéria seguinteNas entrelinhas, Nelson Barbosa anuncia mais arrocho salarial para os servidores públicos