Edição 154 - 20/11/2014

Trabalhadores se unem para protestar contra matérias que ferem seus direitos


Entre os assuntos em pauta, o PLS 327/2014, que disciplina o exercício do direito de greve dos servidores públicos; evento ocorreu nesta quarta-feira, 19, na Câmara Federal

Sem título2 

Trabalhadores de diferentes setores se reuniram na tarde desta quarta-feira, 19 de novembro, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, para protestar contra matérias em trâmite no Congresso que ferem os direitos e interesses dos trabalhadores da iniciativa privada e dos servidores públicos, como o PLS 327/2014, e reivindicar uma agenda positiva, que inclui, entre outras coisas, a redução da jornada de trabalho e a apreciação da PEC 555/2006. O ato contou com o apoio de sindicatos, centrais sindicais e parlamentares. O diretor de Relações Externas, Luís Carlos Paes de Castro, representou o Sinal na ocasião, acompanhado pelo diretor da regional Brasília, Max Meira.

O conservadorismo da próxima legislatura, com o parlamento mais inclinado aos interesses do poder econômico, foi visto como uma barreira a ser enfrentada pelo servidor. A deputada Benedita da Silva (PT/RJ) abriu seu discurso exaltando a importância da união entre setores e fazendo um alerta aos presentes. “Parte do Congresso ainda não saiu do palanque eleitoral. Se não houver mobilização intensa, os resultados positivos não virão, nem nesta muito menos na próxima legislatura”, ressaltou. 

O debate sobre a necessidade de um Congresso mais representativo ao trabalhador também tomou parte da discussão. Os deputados Vicentinho (SP) e Érika Kokay (DF), ambos do PT, em seus discursos, defenderam que, apenas a partir de uma reforma política, mudanças profundas serão estabelecidas e a representatividade social nas Casas aumentará. Ponto de vista compartilhado pelo deputado Chico Alencar (PSOL/RJ), que apresentou ao público denúncia do jornal Valor Econômico sobre o envolvimento entre empreiteiras investigadas pela Polícia Federal e parlamentares eleitos.

A mobilização deve continuar. O Sinal endossa a luta para o estabelecimento de uma agenda positiva para os servidores no Congresso Nacional.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinal pede apoio a Vicentinho pela convocação dos aprovados
Matéria seguinteConvênios!