Edição 83 – 11/05/2018

Em reunião com SGP do Ministério do Planejamento, Sinal discute reestruturação da carreira


Jordan Pereira, presidente, e Epitácio Ribeiro, diretor de Relações Externas do Sinal, juntamente com diretores do Sintbacen, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 10 de maio, em Brasília, com representantes da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). No centro da interlocução, a agenda interna do BCB. Destaque para a modernização da carreira de Especialista.

Na oportunidade, a delegação sindical rememorou as diversas negociações e acordos pactuados nos últimos anos, com vistas ao encaminhamento de providências em relação às demandas funcionais, que sequer saíram do papel, a exemplo da exigência de nível superior para ingresso no cargo de Técnico e a realização de estudos para a continuação do processo de modernização da carreira de Especialista e do realinhamento entre as carreiras do BC, cláusulas quarta e quinta, respectivamente, do acordo nº 31/2015, firmado com aquele Ministério. O acúmulo de pendências desta natureza se reflete num clima organizacional “muito preocupante”, conforme observou Jordan.

No que tange às atuais tratativas, nas diferentes instâncias, sobre a autonomia institucional, Epitácio salientou que dissociar questões inerentes ao órgão daquelas que dizem respeito ao quadro de servidores, tornaria o processo em tela “incompleto”. “Não dá para falar em empoderamento do Banco Central sem atentar-se para a necessidade de conferir devida relevância à carreira”, afirmou.

Segundo o diretor de Relações de Trabalho no Serviço Público da SGP, Paulo Campolina de Oliveira, que chefiou a delegação da pasta, pontos relativos à reestruturação dos Especialistas vêm sendo gestados e administrados no âmbito de diálogos entre a direção da Autarquia e a equipe técnica do Ministério. “O que existe hoje é um movimento em franca atividade entre as partes nesta construção”, informou.

Para o diretor de Relações Externas do Sinal, é preciso, no entanto, dar o andamento mais célere possível à questão para não perder a tempestividade no Parlamento. “O entendimento é de que isto (as prerrogativas da categoria) precisa ser trabalhado enquanto está sendo discutida a autonomia do BCB no Legislativo, para que, no momento oportuno, estas medidas estejam prontas para serem apresentadas aos congressistas”, ponderou.

As entidades solicitaram maior inserção nos diálogos que ora ocorrem e que apontarão as diretrizes para a configuração de uma nova estrutura da carreira. “É importante que tenhamos a oportunidade de apresentar nossos argumentos sobre os pontos em pauta e subsidiar este ambiente de decisão”, argumentou o presidente do Sinal.

O canal de interlocução com a SGP neste sentido será mantido e o Sindicato encaminhará nos próximos dias informações sobre o posicionamento da entidade – fruto de deliberações internas e consulta aos servidores – em relação ao processo de modernização que está sendo debatido. Nova reunião deve ocorrer em meados de junho.

Edições Anteriores
Matéria anteriorDirex do Sinal se reúne com servidores em SP: controle de ponto, teletrabalho e gestão de desempenho foram os temas predominantes
Matéria seguinteSorteados 5 pacotes de beleza Orange Beauty Studio