Edição 35 – 4/3/2020

Já em curso, reforma do setor público avança


Os recentes atritos entre o Planalto e o Congresso Nacional, bem como os ataques do ministro da Economia, Paulo Guedes, aos servidores, parecem ter colocado a reforma administrativa em compasso de espera, no aguardo de um clima político mais propício para a tramitação da proposta no Legislativo. O que parece um adiamento, entretanto, nem de longe sugere dias tranquilos para o funcionalismo, haja vista o estoque de matérias já em pauta no Legislativo e outras que o Governo continua encaminhando, que estabelecem mudanças profundas no setor público.

“Enquanto aguardam reforma administrativa, servidores têm de lidar com ameaças concretas”. Com este título, a edição 17 do Apito Brasil, ainda no mês de janeiro, alertava para o fato de que, pouco a pouco, vêm surgindo projetos que representam reais perigos ao serviço público e demandam enfrentamento. A impressão é que há uma espécie de “fatiamento” premeditado do que seria a reforma Administrativa, ou seja, enquanto a matéria principal, que tratará de estrutura de carreiras, estabilidade e tabelas remuneratórias, não vem, o entorno vai sendo encaminhado de forma a não causar grandes polêmicas.

Entre as matérias que merecem destaque, estão as já conhecidas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) – emergenciais – 186 e 188/2019, parte de um pacote de medidas econômicas do governo, que preveem, por exemplo, a redução de jornada de trabalho do servidor, em até 25%, com proporcional redução salarial, o congelamento de progressões e promoções funcionais, vedação a novos concursos e período de férias de até 30 dias. Na mesma linha, há, ainda, a PEC 438/2018, esta do deputado Pedro Paulo (DEM/RJ), que também estabelece a diminuição de jornada e salários da classe.

Outra matéria que requer atenção é a, recém-publicada, Medida Provisória (MP) 922/2020, do último dia 28 de fevereiro, que amplia possibilidades de contratação temporária de servidores. O dispositivo pode representar um precedente perigoso, inclusive na burla ao princípio do concurso público como processo seletivo e o rebaixamento dos salários de entrada, já que os novos contratados não fariam parte da carreira.

Diante do cenário que se desenha, mesmo na ausência do projeto que levará o nome de “reforma administrativa” faz-se necessária a manutenção da vigilância e a construção da luta contra os ataques e ameaças que se apresentam.

Vamos todos demonstrar o descontentamento com o pacote restritivo que o Governo impinge ao servidor público participando do Dia Nacional em Defesa do Serviço Público, no próximo dia 18 de março.

Precisamos estar juntos nessa hora.

Edições Anteriores
Matéria anteriorReforma da Previdência: confisco às portas
Matéria seguinteA QUEM INTERESSA O FIM DOS SERVIÇOS PÚBLICOS?