Edição 167 – 5/10/2020

Para Thais Riedel, a reforma administrativa reduz espaço de atuação do servidor e abre caminho para arbitrariedades


“Ao invés de aprimorar os institutos, modernizando e trazendo novas técnicas de gestão, quer [a PEC 32/2020] desconstruir algo que foi historicamente construído”, argumentou a advogada e assessora em Direito Previdenciário do Sinal, Thais Riedel, em sua participação no webinar “Reforma Administrativa: o fim do serviço público?”, promovido pelo Sindicato na última quarta-feira, 30 de setembro.

A especialista chamou de “preocupantes” uma série de previsões do texto da reforma, como a flexibilização da estabilidade, haja vista a possível captura do serviço público por interesses privados. Conforme destacou Riedel, a prerrogativa “minimiza as perseguições políticas e ideológicas” e visa “proteger a sociedade”. E, com a eventual fragilização, “o espaço de atuação do servidor ficará bastante reduzido”.

A advogada condenou, também, o ambiente propício a outras arbitrariedades, a exemplo da concessão dada ao presidente da República para criar ou extinguir cargos e pastas, sem a necessidade de autorização prévia do Congresso Nacional.

Clique na imagem acima para assistir trechos da participação da especialista no evento.

Edições Anteriores
Matéria anteriorNa Justiça, Fonacate exige divulgação de documentos que embasaram PEC 32/2020
Matéria seguinteEleições para o Comitê Gestor do PASBC