Edição 168 – 6/10/2020
Reforma administrativa: “Essa PEC é a redução da participação dos mais pobres no Orçamento”, afirma Antônio de Queiroz
As premissas e objetivos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 foram pautas da intervenção do analista político e assessor parlamentar do Sinal Antônio Augusto de Queiroz, durante o webinar “Reforma Administrativa: o fim do serviço público?”, realizado pelo Sindicato na última quarta-feira, 30 de setembro.
“Ela [a reforma] parte do pressuposto de que o servidor ganha bem, é preguiçoso, é corrupto ou é contra a economia de mercado”, afirmou Queiroz, ao avaliar que este discurso, reverberante na opinião pública, pode ser utilizado para legitimar uma série de pontos da PEC 32/2020 que dão margem a perseguições de natureza política e ideológica.
Ainda na avaliação do especialista, medidas como a flexibilização da estabilidade e a fragilização dos vínculos de trabalho – que torna mais fácil a demissão do servidor –, explicitam o preponderante aspecto fiscal da proposta.
Quem sofrerá, destaca, será a população, cada vez menos assistida em suas necessidades básicas. “Essa PEC é a redução da participação dos mais pobres no Orçamento”, concluiu.
Clique na imagem acima para acessar vídeo com trechos da participação do analista político no evento.